Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

18/01/2024 06h31

Foto: Divulgação 

Cientistas conseguem clonar um macaco rhesus

Um time de cientistas chineses conseguiu clonar um macaco rhesus chamado Retro, de dois anos de idade e com boa saúde, aprimorando a técnica que permitiu o nascimento da ovelha Dolly em 1996, revelou um estudo.

Primatas são muito difíceis de clonar, então os cientistas enfrentaram anos de fracassos antes de obter sucesso. Agora, esperam que o procedimento, que utiliza a placenta, possa permitir a criação de macacos rhesus idênticos para estudos médicos.

Desde a clonagem de Dolly, em 1996, mais de 20 tipos de mamíferos – cães, gatos, porcos, bovinos – foram criados com a técnica de Transferência Nuclear de Células Somáticas (SCNT).

Porém, só mais de duas décadas depois os cientistas conseguiram clonar o primeiro primata. Um casal de macacos-caranguejeiros geneticamente idênticos, chamados Hua Hua e Zhong Zhong, nasceu por meio do método SCNT em 2018 no Instituto de Neurociências da Academia Chinesa de Ciências em Xangai, dirigido por Qiang Sun, autor principal do estudo publicado na Nature Communications.

Foi um avanço científico, ainda que menos de 2% dos macacos-caranguejeiros tenham nascido vivos. Todas as tentativas anteriores de clonar macacos rhesus, espécie que deu nome ao sistema de grupos sanguíneos (fator RH), haviam falhado.

Avião Solidário da Latam

Duzentas meninas de escolas públicas da Ilha do Marajó (PA) que sofrem com a pobreza menstrual irão receber mais de 200 kits de higiene íntima transportados gratuitamente pela Latam Cargo. As arrecadações de produtos, como absorventes, sabonetes e lenços umedecidos, foram realizadas pela organização sem fins lucrativos G10 Favelas e pelo Instituto Costurando Sonhos Brasil, e transportadas na última semana de São Paulo para Belém pelo Avião Solidário da Latam. Nos próximos dias, seguirão da capital paraense em trajeto fluvial até o município de Cachoeira do Arari, localizado na Ilha.

Há mais de 10 anos, o Avião Solidário da Latam coloca à disposição da América do Sul toda a sua experiência logística e conectividade para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de saúde, Meio Ambiente e Catástrofes.

Desde 2022, o Instituto Costurando Sonhos Brasil é parceiro da Latam no Programa Segundo Voo de recuperação de elementos têxteis, e conta com o trabalho de dezenas de costureiras moradoras de Paraisópolis, a segunda maior comunidade da capital paulista. Desde então, já foram mais de 40 toneladas de uniformes da Latam recuperados no Brasil de forma criativa.

Já com o G10 Favelas, a Latam possui parceria consolidada desde o ano passado.

Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia

O Governo Federal irá firmar um acordo de parceria, por meio do Ministério da Defesa e do Comando da Aeronáutica, com o Estado da Bahia e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Cimatec). O documento, que deve ser assinado nesta quinta-feira (18), formaliza a criação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia, a fim de promover o desenvolvimento regional da indústria aeroespacial.

O Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia será instalado, futuramente, na Base Aérea de Salvador — em área cedida pela União ao Senai Cimatec, que será a instituição responsável pela gestão da unidade. O Parque Tecnológico será um ambiente dedicado ao fomento do ensino, à realização de pesquisas avançadas e à promoção da inovação no campo aeroespacial.

JSL treina mulheres para dirigir carretas no MS

A JSL está com as inscrições abertas até 20 de janeiro para a 7ª edição do Mulheres na Direção. Realizada nas cidades de Ribas do Rio Pardo, Inocência e Água Clara, no Mato Grosso do Sul, essa edição do programa inclui de forma inédita a mudança na categoria da CNH para as participantes, fornecendo a troca das habilitações das categorias C e D para E. São 30 vagas para motoristas carreteiras trainee, que atuarão nas operações da Suzano.

Para participar do programa é preciso possuir CNH na categoria C ou D, residir em uma das cidades participantes, ter disponibilidade para trabalhar em turnos e participar de treinamentos em municípios adjacentes. Não é necessária experiência prévia como motorista carreteira.

Para mais informações e inscrição, acesse este link.

Confraria da Mondo Tabaco

O Fira Restaurante, no Caminho das Árvores, inspirado na ilha grega de Santorini, será palco, nesta quinta-feira (18), da primeira Confraria da Mondo Tabaco, a partir das 17h. O evento aberto ao público será uma experiência única para os amantes de tabaco, com uma seleção exclusiva de charutos finos e drinks exclusivos.

Na ocasião, o restaurante grego ganhará um umidor fixo, caixa apropriada para manter a qualidade e a frescura do tabaco, servindo como vitrine para clientes do espaço que queiram consumir charutos exclusivos. Além disso, a Mondo também anuncia o lançamento do seu clube de assinatura, ainda neste primeiro semestre.

A inscrição gratuita pode ser feita pela TicketMaker. O consumo no local será à parte.

Elevador Lacerda 

Com o objetivo de garantir maior fluidez no embarque de passageiros, o Elevador Lacerda iniciou a operação de forma gratuita. O pagamento da tarifa de R$0,15 ficará suspenso até o término das obras de requalificação, já que duas das quatro cabines estão em funcionamento.  

Na alta temporada, o equipamento chega a transportar em média 12 mil usuários por dia. O funcionamento acontece de segunda a quarta-feira, das 6h30 às 22h; quintas e sextas, das 6h30 à 0h; sábado, das 7h à 0h; e aos domingos, das 7h às 22h. 

Cartilha Bem atender: turistas LGBTQIA+

Lidar bem com a diversidade deve estar no topo das preocupações de quem quer bem atender aos turistas. A orientação é do Ministério do Turismo, ao disponibilizar a cartilha Bem atender: turistas LGBTQIA+. A pasta destaca que a população LGBTQIA+ é uma das que mais cresce no turismo mundial e que saber a melhor forma de recebê-los, sem diferenciação, é fundamental para o bem-estar e o sentimento de acolhimento e segurança.

O guia, disponível de forma online e com versão para aparelhos móveis, como celular e tablet, pode ser acessado na íntegra aqui.

Nota 1 mil na prova do Enem

A região Nordeste foi a região que concentrou o maior número de redações nota 1 mil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Ao todo, 25 dos 60 estudantes que tiraram a nota máxima em todo o país são de estados nordestinos. Somando a região com o Norte do país, com cinco estudantes, ambas têm metade dos estudantes nota 1 mil na prova aplicada no final do ano passado.

No Piauí, estão seis estudantes. O estado, junto com Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul – cada um também com seis estudantes nota 1 mil –, só é superado pelo Rio de Janeiro e por São Paulo, cada um com sete estudantes. Para o diretor do colégio Equação Certa, em Teresina, Fernando Gomes, o resultado é fantástico. Na escola, estão três estudantes que obtiveram nota máxima. Mas, segundo ele, trata-se do fruto de um trabalho que já vinha sendo realizado com os alunos.