Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

27/01/2024 06h36

Foto: Divulgação

Feirinha na Varanda

Localizado na casa onde Vinicius de Moraes e Gessy Gesse viveram sua história de amor, no bairro de Itapuã, em Salvador, o Restaurante Casa Di Vina prepara para promover o seu mais novo projeto, a Feirinha na Varanda. O evento acontece neste sábado (27), a partir das 12h, reunindo nove expositores de produtos artesanais, a maior parte deles residente no bairro de Itapuã e arredores. 

A iniciativa, realizada em parceria com a publicitária Juliana Reis, visa fortalecer a economia local através da conexão entre os artesãos e o público do espaço. A programação é gratuita e contará ainda com aulão de yoga, às 17h, guiado por Talita Fraga; e jazz ao vivo, às 20h, com o Duo Paulinho Andrade.

No local, o público poderá adquirir itens como roupas, cosméticos naturais, peças decorativas, brinquedos, joias e mais. Entre as marcas participantes, estão Akanaturalle, As Marias, Bem por Ju, Dimadê, Lola, Mar y  Mariposa, Piçangas e Terê. A atriz Gessy Gesse, sétima esposa de Vinicius de Moraes, também estará presente, expondo o livro "Minha Vida com o Poeta".

Festival do Parque

Após dois finais de semana com recorde de público, o Festival do Parque, em Salvador, encerra a temporada em clima de Carnaval. Durante todo o final de semana, uma praça de alimentação e uma edição especial da Feira da Cidade ocupam o Parque da Cidade, dentro da programação do evento.

Este sábado (27) tem programação especial dedicada ao público kids, com brincadeiras e interações promovidas pela atriz e animadora Mabele, a partir das 9h. Logo após, às 11h, o samba da banda Batifum anima o público. Pela tarde, a área verde recebe o show de Ruan Santana. 

Já no domingo (28), a programação promove um encontro de repertórios que ajudam a contar a história da folia momesca.

O Bailinho de Quinta será a primeira atração, animando o público com as clássicas marchinhas de Carnaval e canções autorais inspiradas nas músicas que animavam a folia, a partir das 10h. Às 12h, um DJ segue animando o local. Às 14h30, Tomate reencontra o público do Festival do Parque, com um repertório marcado por hits  da carreira. O artista promete fazer um esquenta da folia baiana, onde puxará o Bloco Fissura no dia 10 de fevereiro.

ORI Empreendedorismo

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do curso ORI Empreendedorismo, que desta vez vai destinar 40 vagas para jovens negros de 18 a 29 anos de Salvador. O projeto é voltado para aqueles que têm interesse em desenvolver o lado empreendedor. Os encontros terão início no dia 19 de fevereiro, no auditório da Biblioteca Central do Estado da Bahia, nos Barris. O curso, com duração de 2 meses de conhecimentos teóricos e práticos. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste formulário online. Os interessados podem obter mais informações sobre vagas, aulas e turmas entrando em contato pelo WhatsApp: 71 9684-7342 ou pelo telefone (71) 3350-5526.

As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. São oito módulos que oferecerão não apenas conhecimento acadêmico, mas também orientações práticas para a criação de negócios sustentáveis e com impacto social. Dentre as disciplinas estão Gestão Financeira, Economia Criativa e Afroempreendedorismo, Marketing Digital e Inserção do Jovem no Mundo do Trabalho.

Clima de Carnaval

O Food Park de Salvador, situado na Orla da Boca do Rio, vai entrar no clima de Carnaval neste final de semana, com uma edição repleta de música, gastronomia e opções de diversão. Neste sábado (27), o público poderá aproveitar o som da fanfarra Recordar, que promete um repertório animado, com canções antigas e contemporâneas. O show está previsto para as 17h. Em seguida, às 19h, o cantor Fernando Celestino também agita a festa com uma apresentação especial. Além disso, o público kids poderá usar toda a sua criatividade e desenvoltura em um concurso de fantasias para lá de especial.

O Carnaval do espaço também terá opções para quem gosta de garimpar novidades. Será possível aproveitar a feira Elabore, promovida pela loja colaborativa homônima, para adquirir peças e artesanatos.

Noite Negra e Negro Malê 2024

O bloco afro Malê Debalê vai realizar, no domingo (28), a final do concurso Negra e Negro Malê, que elege a dupla que representa a instituição em shows e solenidades oficiais durante o período de um ano. O casal vencedor da 43° edição do concurso vai ser revelado na sede da associação, no bairro de Itapuã, às 18h.

Os ingressos para o evento custam entre R$ 15 e R$ 60 e estão sendo vendidos na página do bloco no Instagram.

A noite de nomeação é um dos eventos mais aguardados do calendário do Malê Debalê. Ao todo, foram 60 inscritos que atenderam aos critérios iniciais e 20 finalistas vão participar da cerimônia. O evento vai contar também com um espaço dedicado à exposição e venda de produtos de moda e artesanato, fortalecendo o afro-empreendedorismo.

Fundado em 1979, o bloco celebra 45 anos de existência em 2024 e neste Carnaval traz o tema 'O que é bom, o Nordeste tem'. 

Bob Marley: One Love

Marcando a estreia do filme "Bob Marley: One Love" na capital baiana, prevista para 12 de fevereiro, o Olodum vai fazer uma homenagem ao principal ídolo mundial do Reggae, dentro da programação oficial dos ensaios gratuitos do grupo, no próximo domingo (28), em mais uma edição do projeto "Domingos Musicais", na Praça Tomé de Sousa, no Pelourinho, a partir das 14h.

Na ocasião, o Olodum convidará o bloco Muzenza para uma participação especial no show, no qual apresentarão dois clássicos do artista jamaicano, "Redemption Song" e "Three Little Birds". Ao fundo, cenas do filme serão exibidas no telão.

Bob Marley, para quem não sabe, influenciou a sonoridade dos dois blocos, cada um a sua maneira. O Olodum uniu a batida de Bob aos sambas-de-roda do recôncavo, resultando no samba-reggae, e o Muzenza nasceu como uma homenagem à cultura rastafári, após a morte do artista.

A campanha do filme teve início em 2023, no Dia da Consciência Negra e, agora, mais próximo da estreia oficial do longa, Salvador, a capital com a maior população preta do Brasil, volta a ser palco de uma ação em homenagem ao legado do cantor e à cultura do reggae.

Prefeitura adia entrega da CHS e Arquivo Público

Devido às chuvas, a Prefeitura de Salvador decidiu adiar a entrega da Casa das Histórias de Salvador e Arquivo Público, prevista para sexta-feira (26). A inauguração vai acontecer na próxima segunda-feira (29), em horário a ser divulgado pela gestão municipal. 

O local, que é o primeiro centro de interpretação do patrimônio da capital baiana, teve museografia assinada pela curadora Ana Helena Curti, do consórcio Memorar, e foi financiado com recursos do Prodetur.

O equipamento apresenta uma narrativa sobre os quase cinco séculos de Salvador, utilizando conteúdos digitais e um acervo físico que incluem saberes e fazeres das pessoas comuns, normalmente não abordados pela história oficial da cidade, ressaltando a contribuição negra e indígena para a formação da primeira capital do país, de modo a convidar os visitantes a participarem ativamente da reflexão acerca dos sentidos da memória e do futuro da capital baiana.