Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

29/01/2024 06h27

Foto: Divulgação

Síndrome de Burnout

Cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a síndrome de Burnout, o esgotamento físico e mental provocado pelo excesso de trabalho. Mundialmente, o Brasil é o segundo país com mais casos, atrás apenas do Japão, que lidera com um índice de 70%. Os dados são da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANMT) e da International Stress Management Association (ISMA), respectivamente.

Cansaço frequente e excessivo, dores de cabeça, insônia, sentimento de fracasso, insegurança e alterações no apetite são alguns dos sintomas de burnout, de acordo com o Ministério da Saúde. Esses sinais começam de maneira leve e vão ficando mais intensos com o passar do tempo. Em casos mais graves, a pessoa pode desenvolver depressão.

Apesar de todos os indivíduos estarem sujeitos a ter a síndrome, o Ministério da Saúde explica que algumas profissões são mais vulneráveis por envolverem muita pressão e responsabilidades constantes. Como exemplos, são citados médicos, enfermeiros, jornalistas, policiais, bancários e professores. 

Pistolas de água

Nesta segunda-feira (29), será realizada a cerimônia de regulamentação da Lei nº 14.584, de 02 de junho de 2023, que proíbe, no âmbito do Estado da Bahia, a utilização de "pistolas de água" e congêneres durante o carnaval e festas de rua.

O evento ocorrerá a partir das 14h, no Centro de Operações e Inteligência (COI), e terá a participação da Secretaria de Políticas para as Mulheres e Secretaria de Segurança Pública no ato de assinatura do decreto.

A proibição tem como objetivo garantir a segurança e o bem-estar de todas as pessoas, coibindo práticas de misoginia e machismo. A utilização de "pistolas de água" é definida como todo artefato, artesanal ou não, que dispare água ou outros líquidos.

Os blocos, agremiações e demais organizações deverão adotar medidas para impedir a utilização das "pistolas de água" por seus foliões ou associados, por meio de campanhas educativas e adoção de penalidades aos infratores. Além disso, os organizadores de eventos privados deverão seguir as orientações expedidas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres e Secretaria de Segurança Pública, que irão trabalhar conjuntamente para o recolhimento dos artefatos do Circuito.

Bondinho Salvador

O Bondinho Salvador, que vai levar soteropolitanos e turistas da Cidade Baixa à Cidade Alta, durante a reforma do Elevador Lacerda, foi apresentado ao público neste fim de semana.

Com capacidade paras 25 passageiros e interior climatizado, o veículo vai ligar o Elevador Lacerda ao Terreiro de Jesus, saindo da Praça Cayru e passando pela Ladeira da Montanha, Praça Castro Alves, Rua Chile e Praça Thomé de Souza. No retorno, o bondinho segue pela transversal da Rua Chile, descendo pela Ladeira da Rua dos Ferreiros.

O veículo é interativo, com som e monitor de turismo para falar para soteropolitanos e turistas sobre dicas e como curtir a primeira capital do país, destino que o brasileiro mais tem vontade de conhecer, segundo levantamento do Ministério do Turismo.

Memorial

Um pavilhão com cerca de 1,5 mil metros quadrados de área construída, integrado a um amplo jardim, em um terreno de 9 hectares. Trata-se do memorial onde familiares das vítimas da tragédia ocorrida em Brumadinho no dia 25 de janeiro de 2019 poderão se conectar com seus parentes e prestar suas homenagens. Também será um espaço de denúncia.

Na quinta-feira (25), a tragédia completou cinco anos. No episódio, milhões de metros cúbicos de rejeitos foram liberados no ambiente, soterrou 270 vidas e gerou ainda devastação ambiental e poluição na bacia do Rio Paraopeba. As famílias das vítimas contabilizam 272 mortes, levando em conta que duas mulheres estavam grávidas.

O memorial fica localizado próximo à mina Córrego do Feijão, onde ficava a barragem da Vale que se rompeu devastando comunidades e poluindo o meio ambiente. Sua construção foi uma exigência dos atingidos na tragédia. A Vale arcou com o custo da obra. Apesar do financiamento, a Associação dos Familiares das Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem em Brumadinho (Avabrum) não aceita que a mineradora administre o espaço.

O pavilhão contará com um grande espaço meditativo. Ele terá vista para o jardim do memorial, onde 272 ipês amarelos estarão plantados em homenagem a cada uma das vidas perdidas. Na parte externa, também se avista uma grande escultura geométrica suspensa, que representa uma "cabeça que chora".

Neojiba

O Neojiba, programa do Governo da Bahia, que é referência no Brasil e no mundo em desenvolvimento social por meio da música, está oferecendo 370 vagas gratuitas para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. A pré-inscrição começa nesta segunda-feira (29) e vai até o dia 20 de fevereiro, pelo site neojiba.org ou presencialmente nos núcleos de Salvador e do interior do Estado.

As vagas são para turmas de iniciação, canto coral e instrumentos musicais. Em Salvador e Região Metropolitana, as pré-inscrições são para os núcleos da Mata Escura (72 vagas), Nordeste de Amaralina (60), Bairro da Paz (30), Lauro de Freitas (22) e Pirajá (19). No interior da Bahia, as vagas são para os núcleos de Feira de Santana (61), Teixeira de Freitas (46), Vitória da Conquista (32) e Jequié (28).

A pré-inscrição e as atividades mantidas pelo programa são totalmente gratuitas. Os interessados precisam estar matriculados na escola regular ou já ter concluído o ensino médio. Não é necessário ter conhecimento musical prévio nem possuir instrumento musical. O Neojiba fornece instrumentos e acessórios para que todos possam praticar, além de oferecer atendimento psicossocial para os integrantes e suas famílias.

Ações de proteção social

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) atuará no Carnaval 2024 de Salvador, durante todos os dias, com ações de proteção social e cuidado, integrando o conjunto de serviços ofertados pelo Governo do Estado na atenção aos públicos em situação de vulnerabilidade.

Dentre as principais iniciativas, está a campanha de enfrentamento ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes, com distribuição de material informativo e ações de divulgação em redes sociais, além de pontos estratégicos de circulação de baianos e turistas. Equipes itinerantes estarão nas ruas identificando casos de violação de direitos e divulgando os canais de denúncia. A Seades atuará ainda na articulação de órgãos intersetoriais e monitoramento de indicadores.

Diálogos Amazônicos

A Fundação Getúlio Vargas, por meio  da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP), promove reuniões com encontros virtuais da série Diálogos Amazônicos, uma plataforma digital para discutir com toda a sociedade civil organizada temas de interesse do desenvolvimento socioeconômico sustentável da Amazônia Brasileira.

Na abertura da 4ª temporada, o episódio que vai ao ar nesta segunda-feira (29), às 19h, no canal da FGV EESP, abordará histórias sobre presente, passado e futuro da Amazônia. O objetivo desse debate é mostrar para o público que conhecer a região é o melhor ponto de partida para a construção de estratégias para o seu desenvolvimento socioeconômico sustentável e entender como a floresta vem desenvolvendo caminhos para sua prosperidade, se mantendo em pé.

Veículos e condutores de trios

Começa nesta segunda-feira (29) e segue até 9 de fevereiro, o período para as vistorias prévias realizadas pelo Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito), com os veículos e condutores de trios, carros de apoio, carros de som, minitrios, microtrios e veículos alegóricos que pretendem participar do Carnaval de Salvador em 2024. O órgão tem previsão de vistoriar cerca de 300 veículos antes do começo da folia momesca. Será montada uma estrutura administrativa no Parque de Exposições de Salvador, onde ocorrem as inspeções nos veículos.

Nessa primeira etapa serão verificados documentos e itens de segurança dos veículos. No percurso, serão realizados testes de alcoolemia além de conferir se o veículo passou pela vistoria prévia. Esse é um trabalho intersetorial envolvendo órgãos de fiscalização para aplicação da legislação em prol de um Carnaval sem acidentes e mais seguro para foliões, motoristas e todos que trabalham na festa. Durante a vistoria, serão avaliados diversos requisitos que vão desde a documentação do veículo e de condutores, tamanhos e dimensões estruturais, equipamentos obrigatórios e, após checagem, o Departamento emite o adesivo de ‘veículo vistoriado’, que deve ser fixado na carroceria e visível para o desfile.