Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

03/06/2020 06h30

Foto: Divulgação

Lives musical de Margareth Menezes

A cantora Margareth Menezes fará a sua estreia nas lives musicais que vem acontecendo durante o período de isolamento social. O show ‘Live Autêntica’, que será realizado na casa da artista em Salvador, acontece no dia 6 de junho, a partir das 19h30 no canal oficial de Margareth no YouTube.

O projeto irá apoiar, através de doações, o Fundo Solidário Covid-19 para Mães das Favelas, da CUFA (Central Única das Favelas). As doações poderão ser feitas através de QR Code na tela, que levará ao Pic Pay.

Para o show, a artista preparou um repertório recheado de sucessos e com canções do disco Autêntica, lançado no fim do ano passado.

Combater a violência doméstica

A Federação Internacional de Futebol, Fifa, a União Europeia, UE, e Organização Mundial da Saúde, OMS, entraram em campo para combater a violência doméstica. Em campanha as três instituições afirmaram que a iniciativa é uma resposta conjunta a um aumento dos índices de violência durante a quarentena da Covid-19.

Em todo o mundo, uma em cada três mulheres já sofreu violência física ou sexual. E na maioria dos casos, a agressão parte do próprio parceiro ou alguém íntimo da vítima como algum familiar. Até 38% dos assassinatos de mulheres ocorrem pelas mãos de um parceiro.

Bahia Produtiva é referência

O projeto Bahia Produtiva é referência para outros projetos do Brasil e para outros países”. A afirmação foi feita pela gerente do projeto e especialista Sênior em Desenvolvimento Rural do Banco do Mundial, Fátima Amazonas. O Bahia Produtiva é uma iniciativa do Governo do Estado voltado para financiar projetos de inclusão produtiva e acesso ao mercado, de abastecimento de água e esgotamento sanitário, de interesse das comunidades mais pobres da Bahia, nos 27 Territórios de Identidade do Estado. Estão sendo investidos, desde 2015, US$ 260 milhões, por meio de um acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

Parque eólico em Sobradinho

O município baiano de Sobradinho tem a previsão de receber investimentos privados de R$ 76 milhões com a implantação de um parque eólico. O protocolo de intenções com a empresa Pedra do Reino V foi assinado com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE. O parque terá capacidade instalada de 16 MWh/ano e deve gerar cerca de 200 empregos. A empresa eólica pretende iniciar a implantação da unidade em um ano. 

A Bahia tem 170 parques de energia eólica em funcionamento e, juntos, foram responsáveis pela geração de 45,3 mil empregos diretos na fase de construção. Esse novo investimento no setor de energias renováveis vem provar que o segmento segue em expansão e a Bahia, líder nacional, segue sendo atrativa. De acordo com a SDE, o estado foi responsável pela geração de 37,3% de toda a energia do país, por fonte eólica, em março deste ano.

Plataforma marketplace

O cliente do Shopping Bela Vista ganhou mais um canal para adquirir online os produtos desejados. O Niicaz, nova plataforma marketplace do centro de compras, estreou com mais de 1000 ofertas especiais e promoção de frete grátis durante todo o mês de junho. Seguro, moderno e prático, o aplicativo está disponível para download pelo celular e acesso pelo site www.niicaz.com.br.

Dentre as marcas com ofertas no Niicaz, estão a Rommanel, Mundo do Iphone, Dinni, Felissa, Brasil Cacau, Barbearia Miau, Yes, Bunnies e Miniso. São opções de vestuário, utilidades e acessórios, disponível para o cliente.
Gratuito para os lojistas e acesso dos consumidores, o cliente que não optar pela opção delivery poderá escolher buscar o produto no Drive do Shopping Bela Vista, montado no estacionamento G0, próximo do GBarbosa.

Ampliar medidas restritivas

O prefeito de Salvador ACM Neto decidiu ampliar as medidas restritivas em mais quatro bairros da capital baiana: Fazenda Grande do Retiro, Paripe, Cabula e Tancredo Neves (Beiru). A ação de combate ao avanço da Covid-19 nestas áreas passa a vigorar a partir de próxima hoje, 3.

Continua com restrições os bairros de Periperi, Lobato, Pernambués e Cosme de Farias. Essas regiões terão restrição nos acessos de pedestres e veículos restritos, além do funcionamento de atividades comerciais. O prazo inicial das restrições nestes bairros é de sete dias.

#SafeHome ou #LarSeguro

A campanha #SafeHome ou #LarSeguro revela que 1 bilhão de crianças entre dois anos de idade e 17 foram alvos de violência física, sexual ou emocional ou de algum tipo de negligência, no ano passado. 

A iniciativa consiste de mensagens de vídeo gravadas por 15 jogadores de futebol na ativa e do passado como Álvaro Arbeloa, Rosana Augusto, Mikaël Silvestre, Kelly Smith, e Clementine Touré.

Segundo a OMS, a maioria das sobreviventes de violência doméstica, de 55% a 95%, não divulga a agressão ou busca serviços de auxílio. Já a prevalência de abuso sexual em crianças é de 18% para as meninas e de 8% para os meninos. 

O homicídio está entra as cinco maiores causas de morte de adolescentes. Meninos são 80% das vítimas e dos autores. Na América Latina, 58% das crianças passaram por algum tipo de violência sexual, física ou emocional. 

Com a campanha, os organizadores esperam que as vítimas possam ter acesso aos serviços de combate à violência.

Censo da Educação Superior

O número de matriculados em instituições de ensino superior público na modalidade a distância aumentou 45% entre 2016 e 2018. A taxa de matrícula alcançou 173 mil estudantes, segundo informações do Censo da Educação Superior de 2018. Os dados foram levantados pela plataforma interativa Quero Bolsa, criada para estudantes buscarem auxílio e descontos para inscrição em faculdades particulares.

São Paulo é o estado com maior número de matriculados, com mais de 42 mil alunos. Em último lugar, aparece o Distrito Federal, com apenas 4. Confira os cinco estados com maior número de inscritos: São Paulo - 42.787; Rio de Janeiro - 35.226; Piauí - 11.928; Paraná - 10.349 e Maranhão - 8.306. 

O curso com maior número de matriculados é o de pedagogia, com 37.475 alunos. Também se destacam engenharias e cursos de formação de professores. Confira os 10 primeiros colocados: pedagogia - 37.475; formação de professor em matemática - 16.570; administração pública - 13.286; engenharia de produção - 11.582; formação de professor em letras/português - 10.014; formação de professor em biologia - 9.136; engenharia de computação - 7.599; administração - 7.469; formação de professor em geografia - 6.752; formação de professor em história - 5.037. 

Sisu

A partir do segundo semestre deste ano, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também disponibilizará vagas de cursos a distância. O Sisu oferta vagas em instituições públicas de ensino superior com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  

Apesar da nova oferta no Sisu, um em cada três estudantes (33,5%) que tentaram vaga no curso superior, nos últimos cinco anos, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não tem acesso à internet e a dispositivos como computador ou celular, que permitam, por exemplo, aprender por meio da educação a distância.

Conforme análise dos dados colhidos nas respostas do questionário socioeconômico aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na inscrição para o Enem nos últimos cinco anos, 65,9% dos egressos desse nível de ensino declararam acessar internet e celular; 61,9% tinham computador e celular; e 54,81% tinham os dois dispositivos e acessavam a rede mundial de computadores. Quase 98% declararam ter celular. Os dados também foram compilados pela plataforma Quero Bolsa.