22/02/2024 06h31
Foto: Divulgação
Crescimento no consumo de sorvetes
Com as ondas de calor, que ganharam intensidade em razão dos efeitos do El Niño, os brasileiros estão tomando mais sorvetes. No ano passado, o crescimento no consumo de sorvetes no País foi de 15%, chegando a 438 milhões de litros. Para 2024, a expectativa do setor é crescer mais 5%.
Levantados pela Abrasorvete, associação que representa fabricantes, fornecedores, distribuidores e varejistas de sorvete, os números refletem, de um lado, as altas temperaturas, uma vez que 2023 foi, conforme as estatísticas climáticas registradas desde 1961 pelo Instituto Nacional de Meteorologia, o ano mais quente da série histórica no Brasil. De outro, as empresas lançaram novos produtos e sabores, chegando assim a mais consumidores.
Os maiores fabricantes do produto – Froneri, que produz os sorvetes da marca Nestlé, e a Unilever, dos sorvetes Kibon – não sejam associados, os números da Abrasorvete referem-se à toda a indústria. Não entram na conta as vendas de açaí e os sorvetes de massa servidos em casquinhas nas sorveterias, que elevariam o consumo total para 600 milhões de litros por ano.
4 mil vagas na CEF
A Caixa Econômica Federal (CEF) lançou concurso público para preencher mais de 4 mil vagas em todo o Brasil, incluindo cadastro reserva. O edital do concurso será publicado nesta quinta (22).
Ao todo, a Caixa abrirá 2.000 vagas para técnico bancário, ou economiários, como são chamados os bancários que entram para funções variadas no dia a dia do banco. Outras 2.000 vagas serão para técnicos em tecnologia. As 4.000 vagas são para nível médio.
O banco também abrirá 50 vagas de nível superior, sendo 28 para médicos do trabalho e outras 22 para engenheiros de segurança do trabalho.
A Fundação Cesgranrio aplicará as provas, cujas datas não foram informadas pela Caixa. Os aprovados serão convocados a partir de agosto deste ano para apresentar documentos e fazer os exames médicos obrigatórios.
Vacina contra dengue
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador anunciou a ampliação do número de unidades de saúde que ofertam a vacina contra dengue. O quantitativo saiu de 35 para 107 postos. O objetivo é garantir imunização para um maior número de soteropolitanos. O atendimento das unidades é das 8h às 16h.
Segundo a gestão municipal, Salvador tem 87.307 pessoas aptas para recebimento do imunizante nesta primeira fase de vacinação. O esquema primário alcança os pré-adolescentes entre 10 e 11 anos. Do total, 2.025 pessoas foram imunizadas até as 15h de terça-feira (20).
Para receber a dose, no ato da vacinação deve ser apresentado um documento de identificação com foto, além do Cartão SUS de Salvador e a caderneta de vacinação. A aplicação será feita somente na presença dos pais ou responsável legal, garantindo um acompanhamento adequado e a segurança das crianças e adolescentes. Para a vacinação nas escolas, as crianças deverão portar documento de autorização dos pais e ou responsáveis.
Estoque de sangue crítico
A Hemoba convida os doadores para suprirem o estoque de sangue, que está em nível crítico. Após o período do Carnaval, houve a diminuição do número de candidatos à doação nos postos de coleta da Fundação, principalmente, em Salvador.
Os tipos sanguíneos A+, A-, B+, O+ e O- estão abaixo da quantidade necessária para atender a demanda de, pelo menos, três dias das unidades hospitalares. A transfusão de sangue e de plaquetas é utilizada em várias situações, como no tratamento de lesões graves, câncer ou outras doenças e em diferentes tipos de cirurgias.
Como uma das estratégias para aumentar a doação, a Fundação tem intensificado o atendimento nas unidades móveis de coleta (hemóveis). Nesta semana, na capital baiana, estarão no Salvador Shopping até 24/2 (sábado) e no Shopping Bela Vista até 23/2, das 8h às 17h, com uma hora de intervalo para o almoço. A unidade móvel possibilita a coleta de sangue de potenciais doadores em locais de grande fluxo de pessoas, além de sensibilizar a população sobre a importância das doações regulares.
Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior do estado, pode ser consultado o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/ .
"Colheita de Talentos"
Começaram as inscrições gratuitas para o programa "Colheita de Talentos", desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Alagoinhas, com o apoio da Bracell Bahia. Ao todo, são disponibilizadas 14 vagas. A iniciativa visa à formação de profissionais que desejam atuar na área florestal, com destaque para a operação de máquinas florestais, corte e baldeio de madeira. As oportunidades são voltadas, preferencialmente, para os moradores do município de Alagoinhas e região. O curso tem duração de seis meses e são fornecidos transporte e alimentação durante o processo de formação dos candidatos.
Os interessados devem se inscrever no site https://www.senaibahia.com.br/cursogratuitoemalagoinhas/ até sexta, 23. O resultado dos candidatos pré-selecionados será divulgado na segunda, 26. Tanto homens como mulheres podem participar da seleção, que contará com mais três etapas: teste psicológico, entrevista técnica e exames médicos. As aulas estão previstas para serem iniciadas no dia 1º de abril.
Formação exclusiva para pessoas com deficiência
O Itaú Unibanco criou uma modalidade de formação exclusiva para pessoas com deficiência dentro da Iniciativa Impulsione, um dos seus principais programas para preparar pessoas diversas para atuar no mercado financeiro. Como parte do compromisso contínuo da empresa com diversidade e inclusão, o Impulsione – Formação Comercial buscará desenvolver profissionais para atuar na rede de agências do banco, com apoio para obterem a certificação CPA-10 da Anbima e treinamentos de soft skills para atuação na área comercial.
O programa beneficiará profissionais de todo o País e não exige experiência prévia na área. As pessoas interessadas deverão ter ensino superior completo ou em andamento nas áreas de Humanas ou Exatas, além da vontade de conhecer e atuar no mundo comercial de produtos e serviços financeiros.
As inscrições para a Iniciativa Impulsione – Formação Comercial já estão abertas, e os interessados podem obter mais informações do programa e finalizar sua inscrição pelo site.
Trabalhar na Shopee
A Shopee, marketplace que conecta vendedores, marcas e consumidores, abre as inscrições para o Programa de Jovem Aprendiz 2024. A empresa irá selecionar pessoas para dar suporte em diversas áreas, atendendo solicitações internas no setor em que forem alocados. A oportunidade é direcionada a candidatos que estejam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio, e que tenham entre 17 e 24 anos, com disponibilidade para atuar no período da manhã ou à tarde. Os jovens poderão se inscrever até dia 10 de março.
Para participar do processo seletivo, os interessados devem se candidatar até o dia 10 de março pela página do programa. A seleção contará com dinâmicas online, entrevistas e, por fim, o processo admissional. Os participantes aprovados começarão a trabalhar na Shopee a partir de maio de 2024, com uma carga horária diária de 6 horas, em um modelo de trabalho híbrido, com presencial de no mínimo de três vezes por semana, na cidade de São Paulo.
Cadastro de Pessoa Física (CPF)
A Lei 14.534, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em janeiro de 2023, entrou em vigor e traz mudanças em relação ao Cadastro de Pessoa Física (CPF). A partir de agora, o documento passa a ser o único número do registro geral (RG) no Brasil.
Com isso, o CPF torna-se o "número único e suficiente para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos".
Com a mudança, os novos documentos emitidos ou reemitidos por órgãos públicos ou por conselhos profissionais terão como número de identificação o mesmo da inscrição no CPF. Isso significa que os novos RGs, por exemplo, terão numeração idêntica à do Cadastro de Pessoa Física. O mesmo vale para uma carteira profissional, como a da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
De acordo com a nova lei, que deu prazo de 12 meses para os órgãos públicos se adequarem, o número de inscrição no CPF deverá constar nos cadastros e nos documentos de órgãos públicos, do registro civil de pessoas naturais ou dos conselhos profissionais.
O prazo para que os órgãos públicos façam mudanças nos bancos de dados, para que seus sistemas se comuniquem a partir do CPF, se encerra no fim deste ano.