26/02/2024 06h35
Foto: Divulgação
“ESG – Práticas e desafios no setor público”
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realizará, no dia 28 de fevereiro, o evento “ESG – Práticas e desafios no setor público”. O painel tem o objetivo de promover a transparência organizacional, destacando as práticas de governança corporativa e divulgando informações relacionadas ao desempenho ambiental e social da administração pública. Os interessados poderão assistir a transmissão pelo canal oficial da Agência no YouTube, às 10h.
Representando a Anac, participarão do painel o diretor-presidente, Tiago Pereira, e o diretor Rogério Benevides. Também estarão presentes o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, a secretária-executiva do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), Mariana Pescatori e o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery.
As autoridades debaterão como o tema ESG com seus três pilares fundamentais – ambiental, social e governança – impacta o processo de tomada de decisão das organizações públicas e o valor público entregue à sociedade, abordando as práticas adotadas pelos órgãos e os desafios atuais para uma implementação efetiva.
Com o evento, a Anac busca promover o desenvolvimento de inovações sustentáveis e práticas mais eficazes em ESG, além de proporcionar um ambiente propício para a colaboração entre organizações.
PPPs e Concessões
Nesta segunda-feira (26), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participa do evento P3C, em São Paulo, sobre Parceria Público-Privada (PPPs) e Concessões. Evento vai tratar sobre os Investimentos em Infraestrutura no Brasil e avaliar cenário das parcerias públicas e privadas.
Evento contará com mais de 150 palestrantes com foco nos investimentos em infraestrutura no Brasil envolvendo empresas, entidades e governos. O objetivo é fomentar a discussão em torno de como tornar o ambiente de negócios mais previsível e seguro para os investidores no Brasil seguindo critérios ambientais, sociais e de governança.
Às 14h10, o ministro Silvio Costa Filho participa da apresentação sobre as perspectivas do Novo PAC em 2024.
Navio de Pesquisa Hidroceanográfico Vital de Oliveira
A Associação Comercial da Bahia, através da sua Comissão de Economia do Mar (Ecomar), e o Comando do 2º. Distrito Naval convidou o Comandante Leandro dos Santos Novaes para fazer uma apresentação sobre as atividades e capacidades do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico Vital de Oliveira que circula a Amazônia Azul. O evento ocorre nesta segunda-feira (26), às 16h, no Salão Nobre da entidade.
Mundo Jurássico
O Salvador Shopping recebe a partir de domingo (25), o "Mundo Jurássico", exposição de 40 réplicas de dinossauros em tamanho real. O cenário poderá ser visto até o dia 24 de março na Praça Central do estabelecimento comercial, no L1. A entrada é gratuita.
A mostra é uma exposição interativa e educativa, que apresenta reproduções dos animais em tamanho real, com sons e movimentos, em uma ambientação que simula o habitat natural das espécies.
Pela primeira vez na região nordeste, a exposição conta com diversas espécies de dinossauros, entre elas a Tyrannosaurus Rex, Velociraptor e a Tapuiasauros Macedoi, que chegava a medir 6 metros de altura e 14 de comprimento.
O "Mundo Jurássico" traz ainda a espécie Triceratopo e outras 19 que viveram no Brasil, entre elas o Staurikosaurus Pricei, primeiro dinossauro brasileiro achado no Brasil e um dos mais antigos do mundo. Os fósseis foram encontrados no Rio Grande do Sul.
Esquadrilha da Fumaça
A Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou as duas primeiras apresentações de 2024. A agenda do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) abre com dois eventos no primeiro final de semana do mês de março, ambos no interior de São Paulo.
A primeira demonstração ocorrerá no sábado (2), no município de Itirapina. Os A-29 Super Tucano vão sobrevoar o Parque Jardim Europa às 15h30.
No domingo (3), a Esquadrilha se apresenta na cidade de Pedreira, no Complexo Turístico do Morro do Cristo, às 10h00.
Com sede na Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP), a Esquadrilha da Fumaça é a principal representante da FAB em eventos públicos no Brasil e no mundo. Formada em 1952, a equipe é uma das esquadrilhas de demonstração aérea mais antigas do mundo ainda em atividade. Em 2023, o esquadrão completou 4000 demonstrações.
O EDA usa aeronaves A-29 Super Tucano nas suas demonstrações. Fabricados pela Embraer, os Super Tucano da Esquadrilha possuem cores que representam a bandeira nacional, também presente na pintura dos aviões. Ao longo de seus 70 anos de história, completos em maio de 2022, a equipe operou os aviões North American T-6 Texan, Fouga T-24 (CM-170) Magister, Neiva T-25 Universal e Embraer T-27 Tucano.
Bolsas de graduação e pós-graduação
O programa de bolsas Líderes Estudar, da Fundação Estudar, oferece bolsas de graduação e pós-graduação que podem chegar até meio milhão de reais, em sua 33ª edição. O valor varia de acordo com a necessidade de cada estudante e pode chegar a cobrir 95% dos custos, a ser aplicado para gastos com o curso ou despesas de manutenção, como moradia, alimentação e transporte. Para concorrer a uma vaga, basta acessar este link.
Além do auxílio financeiro, as pessoas contempladas passam a fazer parte de uma comunidade formada por 813 bolsistas que se destacam no mercado de trabalho e, atualmente, fazem parte de grandes empresas ao redor do mundo como Brex, Meta, Google, Apple, XP e BTG Pactual. O programa oferece ainda mentorias exclusivas aos seus participantes.
Para se inscrever, é necessário ser natural do Brasil, ter entre 16 e 34 anos, apresentar excelência acadêmica e estar em processo de aceitação, matriculado(a) ou cursando o ensino superior no Brasil ou no exterior em uma das quatro categorias de bolsa: graduação completa no Brasil; intercâmbio acadêmico de graduação ou duplo diploma (intercâmbio); graduação completa no exterior ou pós-graduação no exterior.
Caminhos Digitais da Leitura
Com cinco anos de ativo, o site Caminhos Digitais da Leitura promove a leitura e a produção literária na capital baiana. A plataforma municipal é composta por um acervo digital, com títulos disponíveis para leitura em tablet, celular e computadores e abre espaço também para quem tem o sonho de publicar as próprias obras. Desde o lançamento, em dezembro de 2018, cerca de 12 mil leitores já acessaram a plataforma. O ambiente virtual contém os gêneros romance, conto, crônica, cordel, poesia, além de disponibilizar produções mais acadêmicas, como monografia, tese e dissertação.
A plataforma conta com 56 livros, a maioria faz parte do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro, mas também há obras de José de Alencar, Nelson Preto e de produtores independentes que disponibilizam as suas obras. A FGM registrou uma média de sete publicações independentes por ano, ou seja, de pessoas que encaminharam as suas obras ao site para a publicação.
Um dos pontos importantes é que o site dá acesso a obras que não estão sendo mais distribuídas ou vendidas.
O site Caminhos Digitais da Leitura foi desenvolvido pela FGM, em parceria com a Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel) e faz parte dos Caminhos da Leitura, um programa de arte-educação realizado por meio da Gerência de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura.
Suicídio entre jovens
A taxa de suicídio entre jovens cresceu 6% por ano no Brasil entre 2011 a 2022, enquanto as taxas de notificações por autolesões na faixa etária de 10 a 24 anos de idade evoluíram 29% ao ano no mesmo período. Os números apurados superam os registrados na população em geral, cuja taxa de suicídio apresentou crescimento médio de 3,7% ao ano e de autolesão de 21% ao ano, no período analisado.
Os resultados foram apurados na análise de quase 1 milhão de dados pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Bahia), em colaboração com pesquisadores de Harvard, e constam de estudo recém-publicado na revista The Lancet Regional Health – Americas. Para chegar às conclusões, a equipe analisou dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Sistema de Informações Hospitalares (SIH) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde.
Apesar da redução de 36% no número de suicídios em escala global, as Américas fizeram o caminho inverso, apontou Flávia. No período compreendido entre 2000 e 2019, a região teve aumento de 17% nos casos, enquanto, no Brasil, o número subiu 43%. Em relação aos casos de autolesões no Brasil, a pesquisa do Cidacs/Fiocruz constatou que, em 2022, houve aumento das taxas de notificação em grupos de todas as faixas etárias, desde os 10 anos até maiores de 60 anos de idade.