Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

04/06/2020 06h39

Foto: Agência Brasil

Plano de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu, temporariamente, a comercialização de sete planos de saúde, devido a reclamações referentes à cobertura assistencial. Os planos, cuja lista pode ser conferida no site da ANS, são todos da operadora Unimed Norte/Nordeste.

A suspensão faz parte do monitoramento periódico da agência para acompanhar o desempenho dos planos de saúde. A proibição da comercialização para novos clientes passa a valer a partir de 10 de junho, mas os 40.600 beneficiários desses planos não são afetados pela medida, já que continuam sendo atendidos por sua rede assistencial.

E por apresentarem melhoria no atendimento, a ANS autorizou a comercialização de nove planos de saúde das operadoras Unimed Norte/Nordeste, Unimed de Manaus, Ameplan, Hospital Bom Samaritano e Halsa. 

Profissionais durante a pandemia

Uma nova plataforma articula vagas para profissionais de saúde durante a pandemia do novo coronavírus. Criado pelos ministérios da Economia e da Saúde, em parceria com as empresas de tecnologia Microsoft e Bizapp, o Portal Sine Saúde  facilita o contato entre hospitais, clínicas, laboratórios e Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e trabalhadores da área.

Além da área de saúde, a plataforma tem um módulo para que profissionais que podem trabalhar na construção de hospitais de campanha, como eletricistas, engenheiros e bombeiros hidráulicos, possam se cadastrar. Nesse caso, as secretarias locais de Saúde cadastrariam as vagas no site.

Primeiramente, os profissionais, de saúde e ligados à construção de hospitais de campanha, cadastram o currículo, especificando a área em que atua, a disponibilidade de horário e a disposição em mudar de cidade. Os gestores de saúde cadastram a instituição, a vaga e o tempo da contratação.

Os dois lados podem filtrar a busca. Os gestores procuram os perfis mais adequados para ocuparem o posto. Os profissionais podem refinar a busca para encontrar a vaga que lhe interessa e candidatar-se em caso de interesse.

Uma Rede por Todos

A campanha Uma Rede por Todos promoverá mais uma edição do Drive Thru Solidário, com o objetivo de arrecadar donativos para a população carente de Salvador. No próximo sábado (6) e domingo (7), das 8h às 16h, será possível doar alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal no estacionamento da Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim, na Avenida Jequitaia, 375, Calçada.

Não será necessário sair do veículo para entregar os donativos. Para evitar aglomerações e contaminações, só será permitido o acesso de pessoas que estiverem de carro, moto ou bicicleta, sendo obrigatório o uso de máscaras. Os produtos arrecadados serão doados para as comunidades e instituições assistidas pela Central de Lideranças Comunitárias.

As pessoas que quiserem colaborar com o Drive Thru Solidário podem levar alimentos como arroz, feijão, farinha de mandioca, leite em pó, açúcar, óleo, café, biscoito, proteína de soja, sardinha enlatada e flocos de milho. Já os materiais de limpeza aceitos são água sanitária, sabão em pó e detergente. Os produtos de higiene arrecadados são sabonete, shampoo, creme dental e aparelho de barbear.

“Brasil 1982-2019: uma coletânea de artigos na área de economia”

O Professor da EPGE - Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE), Rubens Penha Cysne, acaba de lançar seu novo livro, intitulado “Brasil 1982-2019: uma coletânea de artigos na área de economia”. O livro, publicado pela FGV Editora, apresenta uma série de artigos do autor publicados na imprensa brasileira entre 1982 e 2019.

O enfoque analítico utilizado na obra é relativo à análise macroeconômica, mas há textos que apresentam uma abordagem mais ampla, envolvendo ideias pertinentes a áreas das ciências sociais afins à economia. Os artigos desta coletânea são divididos entre as décadas abordadas - 1980, 1990, 2000 e 2010 - de acordo com a data de publicação na imprensa e, em uma segunda divisão, com base em um índice de grandes temas, que cobrem assuntos de ordem fiscal, previdenciária, regulatória, monetária e cambial.

Em função da pandemia de Covid-19, o livro foi inicialmente lançado na versão eBook e já disponível no site da FGV Editora, bem como nas principais lojas virtuais do país. A versão impressa será lançada após o período crítico de isolamento social. Para mais informações sobre o livro acesse o site da FGV Editora.

Turma da Mônica

Uma cartilha dos responsáveis pelas publicações da Turma da Mônica foi desenvolvida para ajudar na conscientização sobre o uso de máscaras como forma de prevenção na pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O material traz orientações sobre o tema divulgados por autoridades de saúde em âmbito nacional durante a pandemia, como o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A publicação foi divulgada no perfil do Instagram da Turma da Mônica, que conta com mais de 800 mil seguidores. O material explica porque a máscara é importante, abordando a forma de transmissão do vírus e indicando o objeto como um item a mais de proteção, que não substitui as atitudes de higiene já recorrentemente divulgadas, como a higienização das mãos e superfícies.

O texto traz o número sugerido do uso de máscaras por dia (cinco) e o tempo indicado para a troca (a cada três horas). Além disso, ensina como colocar o item de proteção e como tirá-lo, listando cuidados como não tocar na parte da frente, lavar as mãos após a retirada e como descartá-lo.

Falência das escolas particulares

Entre 30% e 50% das escolas particulares de pequeno e médio porte do Brasil estão sob o risco de falência em razão da pandemia do novo coronavírus.

A redução de receita, ocasionada pela necessidade de conceder descontos, por atrasos nas mensalidades e pela inadimplência, atingiu 40% delas em abril e deve ultrapassar os 50% no fechamento das contas de maio. Em 95% dos estabelecimentos já houve o cancelamento de matrículas.

Os dados constam de uma pesquisa encomendada pela União pelas Escolas Particulares de Pequeno e Médio Porte, uma organização sem fins lucrativos criada durante a pandemia com o objetivo de dar suporte às instituições de ensino.

Os atrasos no pagamento de mensalidades, que antes do início da pandemia eram de 9%, chegaram a 17% em abril e devem bater 22% em maio. As famílias inadimplentes, também restritas a 9% do total até o confinamento, foram para 15% em abril, e a expectativa é de 21% em maio. A perda de alunos já gira em torno de 10%.

Comprar pela internet

Comprar pela internet já faz parte da rotina para muitas pessoas, e em virtude da pandemia mundial do coronavírus, a busca por produtos e serviços em sites de compra tem aumentando significativamente.
Mesmo com todas as vantagens do comércio eletrônico, existem sites na rede que só estão no ar para aplicar golpes em consumidores, especialmente nos que não tem muita experiência nesta modalidade de compras.
Por esse motivo, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Diretos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) alerta e dá dicas aos consumidores que precisam fazer suas compras on-line para que não caiam em fraudes.
- Sempre prefira os sites oficias.

- Pegue dicas com parentes e amigos que já tem costume de fazer compras on-line.

- Mantenha atualizado o antivírus dos computadores e celulares.

- Muito cuidado quando fornecer seus dados pessoais ou seus dados bancários.

- O cuidado deve ser redobrado com aquela venda que parece ser uma vantagem enorme, ou uma condição imperdível.
- Verifique se o site que está vendendo o produto possui um endereço comercial físico e anote telefones.   

- A empresa também deve ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas).

Em caso de dúvida, o comprador pode acionar o Procon-BA por meio dos canais oficiais: www.consumidor.gov.br,  através do Aplicativo PROCON BA MOBILE, ou por E-mail: [email protected].