Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

05/03/2024 06h34

Foto: Divulgação

Empresa chinesa Temu chegará no Brasil

Conhecida por preços ainda mais baixos que Shein e Shopee, a empresa chinesa Temu se prepara para entrar no Brasil ainda no primeiro semestre de 2024. Nos EUA a companhia chegou com força e, no meio do ano passado, já faturava o dobro da Shein. Apesar de o site da companhia ainda não operar no Brasil, mais de 221 mil usuários do país acessaram a plataforma em 2023.

Para atingir preços tão baixos, a Temu usa ferramentas tecnológicas, inteligência artificial e a estratégia de conectar as empresas de atacado diretamente com os consumidores finais, eliminando os intermediários. Recentemente, o governo federal tem estado alerta em relação às plataformas de mercadorias chinesas, já que os brasileiros atingiram cerca de R$ 1 bilhão mensal em compras da China sem pagar impostos com produtos abaixo de US$ 50. 

Ministro abre Intermodal South America 2024

O Ministro Silvio Costa Filho participa, nesta terça-feira (5) do Intermodal South America 2024, evento sobre modais terrestre, aéreo, marítimo e ferroviário. Realizado de forma anual, é um evento reúne profissionais e empresas de diversas partes do mundo que atuam nos setores de logística, intralogística, tecnologia, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina.

Às 11h Silvio Costa Filho participa da cerimônia de abertura e vai debater sobre o planejamento e execução de investimentos relevantes para o setor aeroviário, aquaviário e hidroviário.

Vagas na Autoridade Portuária de Santos

A Autoridade Portuária de Santos (APS) deve publicar, ainda neste mês de março, o edital do concurso público para o preenchimento de mais de 250 vagas. Há 13 anos que a APS não faz um concurso amplo para fazer frente à sua crescente necessidade de pessoal, uma vez que, nos últimos anos, ocorreram demissões e planos de desligamento voluntário, que resultaram na perda de mais de 300 funcionários.

Serão oferecidos cargos de nível médio, como técnicos e guardas portuários; de nível médio técnico, como segurança do trabalho, edificações e eletricista; e nível superior, em áreas de engenharia, oceanografia, pedagogia, administração, direito, assistência social, arquitetura, biologia, contabilidade, economia, jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda, entre outras a serem informadas no edital.

A APS tem hoje 820 funcionários, sendo 30 comissionados, que representam 3,6% do total, ocupantes de cargos de livre provimento.  Os comissionados, para serem contratados pela APS, devem se submeter aos rígidos critérios do Plano de Cargos Comissionados e Funções de Confiança da Companhia.

Taxistas de Salvador

A Secretaria de Mobilidade (Semob) de Salvador prorrogou o prazo de entrega da documentação para o credenciamento de novos taxistas. Os documentos devem ser entregues até o dia 5 de abril, das 8h às 16h, no Setor de Protocolo da Semob, localizado na sede da pasta, na Rua Alceu Amoroso Lima, n° 581, Caminho das Árvores.

Ao todo, serão disponibilizadas 500 novas autorizações para atuar como taxista em Salvador, conforme o edital. O credenciamento será realizado através de etapas, sendo a primeira delas a entrega da documentação, que deve passar por uma análise e, em seguida, se aprovada, será feita a habilitação e classificação dos candidatos. A lista final será publicada no Diário Oficial do Município, e a previsão é que todo o processo seja concluído ainda em abril.

Candidatos indígenas

Dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos  indicam que 9.339 indígenas vão disputar uma vaga no quadro da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) por meio do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Ao todo, 6.641 candidatos concorrem a vagas de nível médio e 2.698 a cargos de nível superior. As provas serão aplicadas no dia 5 de maio, em 220 cidades.

Em nota, o ministério destacou que esta é a primeira vez que um concurso público traz reserva de vagas para candidatos indígenas e que a iniciativa configura “um marco na busca por uma política indigenista mais inclusiva e representativa”. Do total de vagas do CPNU, 502 são para a Funai e 30% delas estão destinadas a indígenas.

De acordo com o ministério, a decisão de destinar 30% das vagas da Funai para candidatos auto identificados como indígenas é respaldada pela Lei nº 14.724, regulamentada pelo Decreto nº 11.839/2023. 

GWM Brasil inaugura escritório em Brasília

A GWM Brasil acaba de inaugurar a sede do seu escritório em Brasília, DF, localizado no Setor Comercial Norte, Asa Norte, bem próximo da Esplanada dos Ministérios e do Congresso Nacional.

O novo escritório da autotech conta com auditório, espaço lounge, impressora 3D e aplicativo para agendamento de reuniões no local. E, a curto prazo, será instalado um ponto de recarga para veículos elétricos no prédio para condôminos e visitantes.

Além de promover a imagem institucional da empresa, o novo escritório contribui para transformar a GWM em referência no setor automotivo, ajudando a elaborar políticas públicas que vão estimular a eletrificação e a descarbonização do setor, reforçando ainda mais o compromisso da empresa com o Brasil. 

Mulheres em cargos de liderança

Um programa de treinamento para 50 mulheres em cargos de liderança está com vagas abertas. O curso é ministrado pela London School of Economics and Political Science (LSE), uma das mais bem conceituadas instituições de Londres, na Inglaterra. A bolsa inclui os custos do programa, matrícula e alojamento.

A inscrição vai até o próximo dia 13 e pode ser realizada pelo Santander Open Academy. A formação é destinada a residentes de 11 países: Argentina, Brasil, Chile, Alemanha, México, Polônia, Portugal, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos e Uruguai. 

Ao longo do curso, as participantes entrarão em um processo de imersão para analisar sua própria ideia de liderança e poderão acessar treinamentos exclusivos sobre estilo, características e técnicas para ser uma líder global. Elas terão acesso a conferências e sessões de mentoria individuais e em grupo, além de poder compartilhar experiências sobre suas carreiras profissionais e construir sua própria rede internacional de contatos.

Direito ao aborto

A França se tornou o primeiro país do mundo a incluir o direito ao aborto na Constituição depois de uma histórica sessão conjunta do Parlamento no Palácio de Versalhes. O projeto de lei foi aprovado por uma esmagadora votação de 780 votos a 72, dos 512 votos necessários.

A França descriminalizou o aborto em 1975 e a votação de hoje não muda as regras, mas impede modificações no futuro.

A alteração declara que o aborto é uma "liberdade garantida", supervisionada pelas leis do Parlamento. Isso significa que os futuros governos não serão capazes de modificar drasticamente as atuais leis que financiam o aborto para as mulheres que o procuram, até às 14 semanas de gravidez, de acordo com o ministro da Justiça francês, Éric Dupond-Moretti.

Alterar a Constituição não é algo inédito na França; a atual Constituição foi modificada mais de 20 vezes desde que foi adotada em 1958. Mas é raro. A última alteração havia sido em 2008.