Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

06/06/2020 06h49

Foto: Divulgação

Palácio de Versalhes abre as portas

O suntuoso Palácio de Versalhes, construído no século 17 pelo “Rei Sol” Luís XIV, abre novamente suas portas ao público local neste sábado (6), mas com pouca certeza de quando os turistas voltarão em meio ao afrouxamento gradual do isolamento na França.

Nesta sexta-feira (5), funcionários limparam a Galeria dos Espelhos e poliram as estátuas douradas antes da reabertura, na qual os visitantes terão de usar máscaras e seguir uma rota de mão única pelo complexo de 2.300 salas.

A crise do coronavírus causou um forte golpe financeiro no palácio e em outras importantes atrações culturais da França. Em 2019, a venda de ingressos para 8 milhões de pessoas que passaram pelos portões do palácio representou 75% da receita. Quatro em cada cinco visitantes eram estrangeiros.

Luís XIV ergueu o palácio como um símbolo da proeminência da França como uma superpotência europeia. Permaneceu como residência real principal até a Revolução Francesa e a derrubada da monarquia quase oito décadas após sua morte. O palácio é um dos locais mais visitados da França, que é o país que mais recebe turistas no mundo.

Venda de medicamentos falsos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um alerta sobre a venda de medicamentos falsos no Brasil. Os dados da Anvisa apontam para um crescimento dos casos de falsificação de medicamentos no país. Em 2018 foram registrados três casos. Em 2020, já são 5 casos.

De acordo com a agência, as investigações mostram que as falsificações são, principalmente, de medicamentos de alto custo o que, pelo fato de serem utilizados em menor volume, dificulta a identificação pelas autoridades e profissionais de saúde.

A Anvisa informou também que está atuando em conjunto com autoridades de outros países, já que os medicamentos falsificados viriam de fora do Brasil.

Ainda de acordo com a agência sanitária, na maioria dos casos, os produtos entram no país de forma escondida ou contrabandeados e são declarados como se fossem outro tipo de mercadoria.

Unicef e o público infantil

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) disponibilizou, em seu site e redes sociais, uma série de programas radiofônicos diários pensados para o público infantil e com foco na cultura amazônica. 

São 24 episódios protagonizados por personagens que integram comunidades indígenas, ribeirinhas, quilombolas, entre outras. Além de entreter crianças em fase pré-escolar ou em processo de alfabetização, a iniciativa busca contribuir para popularizar os saberes tradicionais da Amazônia.

A iniciativa faz parte do projeto Deixa Que Eu Conto, que o Unicef lançou em abril deste ano a fim de oferecer conteúdo e atividades que possibilitassem às crianças aprender em casa, de forma lúdica.

Cada programa possui 30 minutos de duração e, segundo a Unicef, estará disponível no site do fundo, no Spotify e no YouTube.

Direito e Economia dos Sistemas Agroindustriais

A Faculdade CNA, em parceria com o Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e o Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA), está com inscrições abertas para a primeira turma do curso de pós-graduação de Direito e Economia dos Sistemas Agroindustriais.
O início está previsto para setembro. As aulas serão remotas nas terças e quintas, das 19h às 22h30, ao vivo pela plataforma Blackboard. O curso de pós-graduação terá carga horária de 426 horas em um período de 12 meses.
Podem se inscrever profissionais de agroindústrias, advogados, assessores de departamentos jurídicos, além de representantes da área financeira, controladorias, bancos, cooperativas e tradings, entre outros.

O investimento é de R$ 16.200,00 que pode ser parcelado em até 18 vezes. Além disso, os módulos do curso poderão ser adquiridos individualmente na forma de curso de extensão. Para informações sobre o curso, entre em contato pelo (61) 3878-9500 ou pelo site http://faculdadecna.com.br/.

Descontos em mensalidades de escolas

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou que as escolas Sartre, Gurilândia e Land School devem dar um desconto maior em suas mensalidades durante a pandemia de coronavírus. A decisão ocorreu após um grupo de pais e alunos entrarem com processo liminar reclamando da postura das escolas durante a crise.

No entanto, o juiz Roberto José Lima Costa concedeu um prazo para que as instituições de ensino comprovem as providências adotadas para diminuir os impactos da Covid-19 na comunidade escolar. Portanto, o processo ainda não garante o direito.

Trabalhadores temporários no INSS

A partir da próxima segunda-feira (8), o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) contará com 587 trabalhadores temporários. Todos os contratados trabalharão exclusivamente na análise de pedidos dos segurados.

Os profissionais fazem parte de um grupo de 5.332 servidores contratados para trabalhar por tempo determinado no instituto. Do total, foram selecionados 1.969 militares inativos, 1.900 profissionais da carreira do seguro social e 1.461 aposentados das demais áreas do governo.

Por enquanto, devido a pandemia do novo Coronavírus, os temporários que vão iniciar o trabalhado devem atuar internamente, pois as agências seguem fechadas até o dia 19 de junho.

No entanto, os novos contratados atuarão no INSS, na perícia médica, no CRPS (Conselho de Recursos da Previdência Social), na subsecretaria dos regimes próprios e no Decipex (Departamento de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos).

A rede de Inovação e de Tecnologia do Senai

Os Institutos do Senai possuem pesquisadores qualificados, equipamentos e infraestrutura de vanguarda para desenvolvimento de produtos e processos inovadores, assim como para a oferta de serviços de consultoria e metrologia. Desde que a rede de 27 Institutos Senai de Inovação foi criada, em 2013, mais de R$ 1 bilhão foram aplicados em 1.086 projetos concluídos ou em execução. A estrutura conta com mais de 700 pesquisadores, sendo que cerca de 44% possuem mestrado ou doutorado.

Atualmente, 15 centros são unidades Embrapii, e têm verba diferenciada para financiamento de projetos estratégicos de pesquisa e inovação. A rede de 60 Institutos Senai de Tecnologia, possui corpo técnico de cerca de 1.200 especialistas e consultores que prestam serviços buscando melhorar a qualidade de produtos e serviços, a produtividade e a competitividade dos negócios.