Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

30/03/2024 06h36

Foto: Divulgação

Casamentos homoafetivos no Brasil

O número de casamentos homoafetivos no Brasil cresceu 20% em 2002 em relação ao ano de 2021. O dado é cinco vezes maior do que o verificado entre pessoas heterossexuais, segundo levantamento do Registro Civil divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados consideram apenas casamentos civis registrados em cartório e não as uniões estáveis.

Segundo o levantamento, foram 11 mil registros de casamentos homoafetivos em 2022, o maior número desde que a população LGBTQIA+ passou a ter direito ao casamento civil, após resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2013. Do total, os casais compostos por mulheres representam 60%.

Apesar da tendência de crescimento, os casamentos entre pessoas do mesmo sexo representam apenas 1,1% do total nacional, que subiu 4%, de 932.502 para 970.041, valor ainda abaixo da média anual registrada antes da pandemia, que era de cerca de 1 milhão. No caso dos casamentos homoafetivos, o número passou de 9.202 em 2021 para 11.022 em 2022, crescimento de 20%, que atingiu todas as regiões do país. 

Salvador Shopping comemora aniversário da cidade

A fachada do Salvador Shopping exibe novos painéis. Trata-se de obras do artista visual Hori Leal, criador do Estúdio Agá, que desenvolveu dez ilustrações de pontos turísticos em comemoração ao aniversário da cidade.

Além dos painéis na fachada, o centro de compras também contará com a mostra “A arte de ser Salvador”, no Espaço Gourmet (L1). As obras buscam retratar a geometria de uma cidade que se divide em alta e baixa, além dos traços dos soteropolitanos: a religiosidade, o comportamento, os símbolos, a ancestralidade e o colorido.

Obras intituladas como 'Solar', 'Casa de Iemanjá', 'Expande o teu axé' e 'Elevador Lacerda' fazem parte da exposição, que retrata a relação da cidade com a natureza, a sinestesia das cores e as texturas das paisagens. A mostra gratuita pode ser visitada pelos clientes até 28 de abril. Com objetivo de oferecer uma melhor experiência às pessoas com deficiência, as obras são acompanhadas de QR codes com audiodescrição.

Terra dos Gigantes

O geoparque de Uberaba, conhecido como Terra dos Gigantes, no Triângulo Mineiro, foi reconhecido como geoparque mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A imensa área coleciona objetos de pesquisa na área de paleontologia e geologia. Com a novo título, o Brasil passa a ter seis geoparques reconhecidos mundialmente.

Geoparques são áreas geográfica delimitadas que têm patrimônio geológico de relevância internacional. A gestão desses territórios tem o objetivo de proteger os patrimônios naturais, históricos e culturais, além de promover a educação, o turismo e o desenvolvimento sustentável.

A Unesco reconheceu 18 novos desses parques, que somam agora 213 em 48 países. A chancela do órgão da ONU foi obtida com base em estudos feitos pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), iniciados em 2012.

Viajar ao Brasil sem vistos

Os estrangeiros da Austrália, Canadá e Estados Unidos da América terão mais tempo para viajar ao Brasil sem vistos.

A medida que era para ter entrado em vigor no ano passado, apesar do sistema para obtenção de visto online nunca ter funcionado corretamente, foi postergada mais uma vez.

A nova data agora é para abril de 2025, daqui a 1 ano. A medida foi tomada pelo governo para evitar que um Projeto de Decreto Legislativo, que derrubava o decreto do presidente Lula, fosse votado na Câmara dos Deputados, com provável chance de derrota para o executivo.

Exposição fotográfica

Para celebrar o aniversário de 475 anos de Salvador, o Shopping Itaigara promove uma exposição fotográfica com imagens de localidades da capital baiana escolhidas por personalidades, entre elas Cacai Bauer, primeira influenciadora digital com Síndrome de Down; Fernando Guerreiro, diretor teatral; Luislinda Valois, desembargadora; Ângela Ventura, superintendente da Apae Salvador; Silvana Freire, jornalista; Léo Estakazero, cantor; Olga Goulart, comunicadora; Júnior Rocha e Céu Rocha, estilistas e criadores da marca de moda ancestral Meninos Rei; e Cyria Coentro, atriz.

A mostra está aberta para visitação até o dia 5 de abril, na Praça Central (térreo). As fotografias terão em destaque os depoimentos contendo o olhar e o sentimento de cada um dos escolhidos para esta ação.

Entre os pontos turísticos e localidades homenageadas, estão o Farol da Barra, Solar do Unhão, Suburbana (Ruínas da Antiga Fábrica de Tecidos São Brás), Terreiro de Jesus, Baía de Todos-os-Santos, Rio Vermelho, Santo Antônio Além do Carmo, Feira de São Joaquim e Terreiro do Gantois.

Parque Nacional do Monte Pascoal

A visitação de parques nacionais bateu recorde em 2023 e um destino da Bahia aparece no TOP 10 de mais visitados. O Parque Nacional do Monte Pascoal, em Porto Seguro, ocupa o 7º lugar na preferência dos turistas, tendo registrado 323.149 visitantes no ano passado. Em todo o país, mais de 11,8 milhões de pessoas visitaram parques nacionais, um aumento de 15% em relação ao ano anterior, segundo o ICMBio, que administra as unidades.

O resultado reflete uma crescente demanda por experiências ao ar livre e em contato com a natureza, analisa o Ministério do Turismo, que cruza os dados com os achados da pesquisa Tendências de Turismo 2024, realizada pelo órgão. O estudo aponta o turismo de natureza/ecoturismo como a segunda principal motivação do viajante brasileiro, com 27% da preferência dos entrevistados, atrás apenas do turismo de sol e praia, o favorito de 59% dos consultados.

Museu do Mar Aleixo Belov

Para comemorar o aniversário de 475 anos de Salvador, o Museu do Mar Aleixo Belov concederá meia entrada para baianos e turistas neste sábado (30) e domingo (31).

O espaço terá uma programação especial, com atividades voltadas para a diversão das crianças com os pais. Uma delas é a oficina de biscuit, temática da Páscoa, que ocorrerá no sábado, às 15h. Já no domingo, das 10h às 17h, os pequenos poderão participar de uma caça ao tesouro, com gostinho de chocolate. Isso porque quem conseguir descobrir todos os enigmas, por meio de pistas e fotografias, receberá um ovo de chocolate.

O museu guarda um rico acervo reunido pelo velejador Aleixo Belov durante cinco voltas ao mundo, além de outras expedições que realizou pela Antártica e o Ártico. As relíquias estão divididas nos três andares do espaço, que conta com acessibilidade para as pessoas com deficiência e uma equipe para orientar a visitação.

O Museu do Mar Aleixo Belov funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, com acesso permitido até as 17h. O ingresso custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Crianças de até 5 anos não pagam. Nas quartas, o acesso é gratuito.

Taxa de homicídio juvenil

Salvador tem a pior taxa de homicídio de jovens entre 15 e 29 anos de idade entre todas as capitais brasileiras, com 322,5 mortes a cada 100 mil habitantes. No outro extremo aparece São Paulo, onde morrem cerca de 7,76 jovens dessa faixa etária a cada grupo de 100 mil habitantes. Os dados, que mostram grande desigualdade entre as capitais brasileiras, estão no Mapa da Desigualdade, que foi apresentado pelo Instituto Cidades Sustentáveis.

Além da pior colocação entre as capitais brasileiras na questão dos homicídios juvenis, Salvador aparece na última posição quando se considera a população abaixo da linha da pobreza –  11% dos habitantes da cidade baiana – e os números do  desemprego. A taxa de desocupação em Salvador é de 16,7%. A menor é a de Campo Grande: 3,4%.

O Mapa da Desigualdade é um trabalho inédito, que compara 40 indicadores das 26 capitais brasileiras em temas como renda, saúde, educação, habitação e saneamento. O estudo demonstra e reforça a enorme desigualdade existente em todo o país, ressaltando que, mesmo as capitais com melhor desempenho nos 40 indicadores, não são modelos ideais para o país.