Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

19/04/2024 06h35

Foto: Divulgação

Mercado de livros

Após meses de queda, o mercado de livros finalmente registrou um crescimento nas vendas. Segundo dados do Painel de Varejo de Livros, elaborado pela Nielsen Book e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL), a comercialização de livros no Brasil aumentou 8,95% no terceiro período deste ano (27/2 a 26/3), em comparação com o mesmo período de 2023. No total, foram vendidos 5.044.068 livros, 400 mil a mais do que no ano passado.

O faturamento das editoras também acompanhou a alta, crescendo 15,95% e alcançando R$ 245 milhões. Apesar do resultado positivo, o preço médio dos livros segue em elevação, com um aumento de 6,42%, chegando a R$ 48,65 por unidade.

Os especialistas atribuem o crescimento nas vendas às promoções realizadas durante a Semana do Consumidor, em março. De acordo com a pesquisa, o desconto médio dos livros no período foi de 25,96%, 2,36% superior ao registrado em março de 2023.

Apesar do resultado positivo no terceiro trimestre, o acumulado do ano ainda indica queda de 3,01% nas vendas em comparação com o primeiro trimestre de 2023. Já o faturamento do setor no período acumula crescimento de 8,65%.

Emissão de passaporte

O serviço de agendamento de emissão de passaporte pela internet está indisponível em todo o Brasil, inclusive na Bahia. Segundo a Polícia Federal (PF), isso ocorre de forma temporária, mas não há um prazo para que a situação seja restabelecida. 

Os agendamentos que já tinham sido agendados serão atendidos normalmente nas datas e horários marcados.

A orientação, conforme a PF, para os usuários que não tiverem viagem programada para os próximos 30 dias, é de que as pessoas aguardem a normalização do serviço para que façam o agendamento.

Quem comprovar a necessidade da emissão do documento de viagem nos próximos dias deve enviar a documentação comprobatória da urgência a uma unidade emissora de passaporte. Confira a unidade mais próxima, clicando aqui.

Inclusão de pessoas cegas

Com o propósito de promover a inclusão de pessoas cegas e com baixa visão no mercado de trabalho, o Terminal Portuário de Navegantes, em parceria com o Instituto Minoru Nagahashi, vai realizar um curso destinado a pessoas com deficiência visual. São 12 vagas para as aulas teóricas e práticas que ocorrerão entre os dias 13 e 28 de maio em período integral, de segunda à sexta-feira, em Itajaí. Para participar do processo seletivo, as inscrições devem ser feitas até o dia 24 de abril no link: https://www.portonave.com.br/pt/cursomassoterapia.

O foco será a formação e capacitação em quick massage, massagem rápida realizada em uma cadeira apropriada para a técnica, e reflexologia podal, terapia alternativa de aplicação de pressão em pontos dos pés, utilizadas para o relaxamento e o alívio de dores e tensões musculares. O curso será aplicado exclusivamente para pessoas com deficiência visual com o suporte de recursos didáticos adaptados, como apostilas em áudio e peças anatômicas acessíveis. Após a capacitação, serão realizadas sessões de mentoria e apoio a inclusão no mercado de trabalho.

Jantar do Bem

O Hospital  Martagão Gesteira prepara uma nova edição do “Jantar do Bem”, que acontece no próximo dia 23 de maio, na Chácara Baluarte, no Santo Antônio Além do Carmo, com menu assinado pelo renomado chef Fabrício Lemos. Os ingressos podem ser adquiridos através da plataforma Sympla. Todo o valor arrecadado será revertido para a realização das cirurgias cardíacas na instituição especializada em saúde infantojuvenil, referência em pediatria no Norte e Nordeste, que atende adolescentes de todo o estado, em 28 especialidades médicas, exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde.

Além do Jantar do Bem, as doações em favor do Martagão podem ser realizadas por qualquer pessoa ou empresa que declare Imposto de Renda, sem custo adicional.

Loja colaborativa do CCS

O Centro de Convenções Salvador (CCS) conta com nova loja colaborativa, projeto pioneiro da multinacional francesa GL events, gestora do empreendimento. A operação vai oferecer aos visitantes, principalmente turistas de eventos de outros estados e países, produtos referentes à cultura baiana, pautados na sustentabilidade e desenvolvimento social.
A unidade, que opera dentro do CCS, tem curadoria da conceituada chef Tereza Paim, que vem divulgado a culinária baiana e nordestina para o mundo, valorizando os insumos regionais, fortalecendo com isso a economia local dos pequenos produtores e fomentando o desenvolvimento social, necessários para o futuro do planeta.

A operação traz ainda o apelo ESG - Environmental, Social and Governance, na linha de responsabilidade social. Inicialmente, apresenta 18 parceiros, com produtos que vão de comestíveis, incluindo toda a linha de produtos da fábrica Tabuleiro da Chef,  passando por artesanatos de Maragogipinho e até quadros e fotos da Bahia, com autoria de diversos artistas e fotógrafos baianos. Dentre os parceiros estão as cooperativas Graveteiro, agropecuária familiar que produz geleia, licor e doces de umbu, e a COOPES, com fabricação de derivados de licuri, além das cachaças artesanais das fazendas Matriarca e Kiricó.

Roda de samba

Para celebrar o Dia Municipal do Samba Junino, que ocorreu oficialmente na última quarta-feira (17), a Liga do Samba Junino irá realizar um “arrastão junino” e uma grande roda de samba nesta sexta-feira (19). Pensado para comemorar essa manifestação popular que surgiu nos Terreiros de Candomblé e segue de casa em casa levado pelos santos da Igreja Católica, o encontro gratuito e aberto ao público será a partir das 17h.

A Liga sairá do Largo do Pelourinho em direção à Praça da Sé. Por volta das 19h, já na Praça da Sé, soteropolitanos e turistas irão assistir a uma roda de samba.

O samba junino representa uma expressão cultural genuinamente soteropolitana, marcado pela rítmica do samba duro, disseminada há pelo menos 40 anos em diversos bairros de Salvador. Os bairros tradicionais que realizam os festejos são Engenho Velho de Brotas, Engenho Velho da Federação, Federação, Fazenda Garcia, Tororó, Nordeste de Amaralina, dentre outros.

Turistas internacionais

O Brasil registrou o melhor mês de março em relação à entrada de turistas internacionais da série histórica, iniciada em 1989. Ao todo, foram 740.483 visitantes de outros países, número 1,6% maior que o recorde anterior, de 2018, antes da pandemia de covid-19, quando o país contabilizou 728.742 turistas estrangeiros. Na comparação com março de 2023, quando o Brasil recebeu 577.215 visitantes de outros países, o crescimento foi de 28,8%. Em comparação com março de 2019, pouco antes do início da pandemia, o crescimento foi de 21,1%.

O registro de entradas de turistas é feito pela Embratur em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e a Polícia Federal (PF).

O balanço de entradas também mostra que países vizinhos da América do Sul também têm desembarcado mais por aqui. O Uruguai, por exemplo, quase dobrou a emissão de turistas para o Brasil em relação a março de 2023. Com 70.866 ingressos, o país apresentou um crescimento percentual de 94,9%.