Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

30/04/2024 06h29

Foto: Ilustrativa

Dia do Trabalhador

O feriado do Dia do Trabalhador acontece nesta quarta-feira (1º), e a partir das 7h da manhã, no Farol da Barra, em Salvador, acontecerá o evento que reúne as centrais sindicais para comemorar a festa também será realizada nas cidades de Ilhéus, Camaçari, Feira de Santana e Alagoinhas - algumas em datas mais à frente. A partir das 14h haverá um ato sindical com intervenção cultural, manifestações e shows com as bandas Adão Negro e Psirico.

A programação na capital baiana inclui o treinão dos trabalhadores no circuito Barra-Ondina-Barra, além de atendimentos ao público com intermediação de mão-de-obra, oferta de serviços de saúde e documentação, atividades educativas, esportivas, culturais e de lazer.

Diversas entidades vão dedicar a quarta-feira também para ações de conscientização da classe para os movimentos de luta e defesa de direitos. Fazem parte das principais bandeiras de lutas que unificam as categorias do campo e da cidade: emprego decente, menos juros, aposentadoria digna, correção da tabela do Imposto de Renda, valorização dos serviços públicos, isonomia salarial e regulamentação dos trabalhadores de plataformas digitais.

Adoções por casais homoafetivos alcançam recorde no Brasil

Nos últimos anos, o Brasil tem testemunhado um aumento notável no número de adoções realizadas por casais homoafetivos, refletindo uma mudança significativa nas percepções sociais e legais em relação à diversidade familiar. Após o STF ter autorizado, em 2015, casais homoafetivos a se habilitarem para a adoção, o número geral de adoções aumentou 113% nos últimos quatro anos.

Esse crescimento é atribuído a uma série de fatores, incluindo uma maior aceitação da diversidade e o reconhecimento legal dos direitos desses casais. Com decisões judiciais e legislações mais inclusivas, os casais homoafetivos encontram menos barreiras para iniciar o processo de adoção, o que tem contribuído para o aumento dessas adoções em todo o país. Isso reflete no atual cenário brasileiro. Segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-BR), 50.838 crianças foram registradas por casais homoafetivos no Brasil entre os anos de 2021 e 2023.

o aumento das adoções por casais homoafetivos representa não apenas uma conquista para a comunidade LGBTQIA+, mas também um avanço significativo em direção a uma sociedade mais inclusiva e justa. À medida que mais casais do mesmo sexo encontram apoio e oportunidades para formar famílias, o Brasil testemunha uma transformação profunda em suas estruturas familiares e sociais, destaca Fernanda Barretto, presidente do IBDFAM/BA.

Operador(a) de pedágio

A Concessionária Litoral Norte (CLN), uma empresa do grupo Invepar, está com vaga aberta de operador(a) de pedágio, exclusiva para pessoas com deficiência (PCD). As inscrições devem ser feitas até esta terça-feira (30) através do site da CLN na página “Trabalhe Conosco”.

A prioridade é para moradores da região da Estrada do Coco (BA 099), em Camaçari-BA, que residam em localidades próximas à praça de pedágio — Catu de Abrantes, Vila de Abrantes, Jauá, Areias e Arembepe.

Não há necessidade de experiência comprovada, os únicos requisitos necessários são: idade mínima de 18 anos completos, ter concluído o ensino médio completo e possuir o Laudo Caracterizador da Deficiência atualizado.

Encceja 2024

Interessados em participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 já podem fazer a inscrição. O prazo segue aberto até 10 de maio. Solicitações de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social também devem ser feitas durante o mesmo período. O exame será no dia 25 de agosto em todos os estados e no Distrito Federal.

O atendimento especializado será oferecido a participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista e discalculia. Também podem ser contemplados gestantes, lactantes, idosos e pessoas com outras condições específicas.

O pagamento deve ser feito por meio de boleto, que será gerado no sistema de inscrição e poderá ser pago em qualquer banco ou casa lotérica.

Contratação temporária

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou o edital para a contratação temporária de 200 profissionais de tecnologia da informação, além de cadastro reserva para atender futuras necessidades.

Os selecionados atuarão no Programa Startup Gov.br, que tem o objetivo de apoiar e acelerar projetos de transformação digital do governo federal.

Os interessados poderão se inscrever de 2 a 20 de maio no site do Instituto AOCP, organizador do concurso. A taxa de inscrição custará R$ 60. Os candidatos economicamente hipossuficientes e doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição.

De acordo com o edital, a prova objetiva será aplicada em todas as capitais. Caso o número de inscritos exceda a capacidade de distribuição de candidatos, a prova poderá ser aplicada também em cidades vizinhas.

Caixa e Globo Leilões

Na terceira fase do leilão, que teve início em março, a Caixa Econômica Federal, em parceria com a Globo Leilões - referência no país -, está leiloando 226 imóveis com descontos de até 50% em todo o país. Deste total, 52 oportunidades, entre apartamentos, casas e terrenos, estão localizadas na região Nordeste. As ofertas estarão liberadas a partir das 10h do dia 2 de maio, por meio do site https://globoleiloes.com.br/.

Neste leilão, o pagamento deve ser feito exclusivamente à vista, embora em alguns casos seja possível utilizar o FGTS como parte do valor. No entanto, é essencial verificar as condições específicas para cada lote.

Todos os imóveis estarão livres de dívidas, garantindo uma aquisição segura e transparente para os interessados. Nesta terceira fase, os lances são ainda mais reduzidos e as condições se tornam mais flexíveis, ampliando as oportunidades para os participantes.

Feira dedicada a mamães e bebês

A cidade de Salvador receberá pela 7ª vez a maior feira dedicada a mamães e bebês de toda a América Latina, com a participação de mais de 40 expositores de todo Brasil. O evento acontecerá de forma gratuita no Shopping Bela Vista, de 1º a 5 de maio.

Conhecida pelos baianos pelos preços baixos e diversidade de produtos, a Feira da Gestante oferecer a oportunidade de casais montarem o enxoval do bebê um único local. Entre os itens estão desde chupetas até quartos completos. Os visitantes encontram uma seleção abrangente de itens, todos disponíveis a preços acessíveis, a partir de apenas R$ 2.

A diversidade de produtos vai do universo das crianças de até 2 anos, com alguns expositores também oferecendo produtos voltados para crianças de até 6 anos. Os horários de funcionamento da feira são os seguintes: de quarta a sexta-feira (1º a 3 de maio), das 14h às 21h; sábado (4 de maio), das 10h às 21h; e domingo (5 de maio), das 13h às 20h.

Papilomatose respiratória

Pacientes com papilomatose respiratória recorrente passaram a integrar os grupos prioritários para a vacinação contra o HPV. A inclusão, de acordo com o Ministério da Saúde, foi motivada por publicações que demonstram os benefícios da vacina como tratamento auxiliar para a doença, indicando redução no número e no espaçamento de recidivas em pacientes imunizados.

A vacina contra o HPV, no caso de pacientes com papilomatose respiratória recorrente, será ofertada mediante apresentação de prescrição médica. Para pacientes menores de 18 anos de idade, é necessário apresentar também um documento com o consentimento dos pais ou de responsáveis.

O HPV é considerado atualmente a infecção sexualmente transmissível mais comum em todo o mundo e o principal causador do câncer de colo de útero. A estimativa do ministério é que cerca de 17 mil mulheres sejam diagnosticadas com a doença no Brasil todos os anos.

Apesar de se tratar de uma enfermidade que pode ser prevenida, o câncer de colo de útero segue como o quarto tipo de câncer mais comum e a quarta causa de morte por câncer em mulheres – sobretudo negras, pobres e com baixos níveis de educação formal.