10/05/2024 06h30
Foto: Divulgação
Mulheres negras como ministras no TSE
Pela primeira vez na história, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) teve a participação de duas mulheres negras como ministras em uma mesma sessão plenária, com a presença na bancada de Edilene Lôbo e Vera Lúcia Santana Araújo. Ambas substituíram, na quinta-feira (9), os ministros Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares, ausentes justificados.
Além delas, outras duas mulheres compuseram a bancada, as ministras Cármen Lúcia, da cota do Supremo Tribunal Federal, e Isabel Gallotti, da cota do Superior Tribunal de Justiça. Foi a quarta vez na história que a maioria dos julgadores foi composta por mulheres.
‘SOS Rio Grande do Sul’
A arrecadação promovida pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul já recolheu R$ 78,3 milhões na atual campanha iniciada no começo deste mês. O dinheiro ainda não foi utilizado e será doado diretamente para as pessoas atingidas, focando, inicialmente, em municípios mais atingidos e que tiverem condições de retorno às atividades.
A destinação à associação acontece porque, por ser uma entidade privada, consegue distribuir os valores de forma mais ágil. A movimentação é acompanhada pelo Comitê Gestor (em que o governo do Estado gaúcho tem representantes), que define os critérios de distribuição e as entidades responsáveis pelo pagamento ao cidadão.
Banho de mar
O período chuvoso em Salvador tem trazido um alerta aos cidadãos que curtem o banho de mar na cidade. O Salvamar esclarece que as últimas semanas têm sido de muito trabalho para os agentes do órgão, devido às condições perigosas do mar durante o outono/inverno, marcado por frentes frias e fortes chuvas.
Para prevenir ocorrências, a Salvamar realizou, em abril, 3.768 ações preventivas e realizou oito palestras educativas. Durante o mês foram registradas 16 ocorrências de afogamentos e duas de queimaduras por caravelas portuguesas.
A Salvamar opera em regime de plantão, com ativação dos postos principais e realização de patrulhas preventivas em toda a costa da cidade, com equipes de Resposta Rápida (ERR), utilizando quadriciclos e viaturas.
Em situações de emergência, além de buscar ajuda diretamente com os salva-vidas nas praias, a população pode acionar o serviço ligando para o número (71) 3202-4970. Para as praias localizadas fora da cobertura da Salvamar, recomenda-se entrar em contato com o Grupamento Marítimo (Gmar) do Corpo de Bombeiros pelo número 193. Em caso de áreas inundadas é importante contatar a Codesal através do número gratuito 199.
Detergente Ypê
A comercialização e a distribuição de determinados lotes das versões do detergente Ypê, da empresa Química Amparo, foram suspensas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) devido a “potencial risco de contaminação microbiológica”. Nesse sentido, todos os lotes com a terminação entre “1” ou “3” não podem ser comercializados e nem utilizados.
A medida vale para produtos fabricados entre os meses de julho, agosto, setembro, novembro e dezembro de 2022.
Em nota, a Química Amparo explicou que os lotes foram detectados pelo controle de qualidade da empresa, que comunicou à Anvisa a ocorrência e iniciou o processo de recolhimento voluntário dos itens há mais de um mês.
Crimes em meio a calamidade pública
Ao menos 47 pessoas já foram presas no Rio Grande do Sul, suspeitas de cometerem crimes em meio a calamidade pública provocada pelas consequências das fortes chuvas que atingem o estado desde o dia 26. Segundo a secretaria estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, 41 pessoas foram detidas em flagrante pela suposta participação em saques, e seis homens são suspeitos de cometer abusos sexuais.
De acordo com o governador Eduardo Leite, os seis casos de violência sexual ocorreram em abrigos que estão recebendo as pessoas cujas residências foram atingidas por efeitos adversos das chuvas como enxurradas, inundações, alagamentos, deslizamentos e desmoronamentos e que não tinham para onde ir.
Brumado - cidade mais secas do Brasil
A cidade de Brumado, no centro sul da Bahia, foi uma das mais secas do Brasil nas últimas 24h. O município baiano aparece em 5º lugar no ranking de menores umidades do país, com índice de 27%. Os dados são divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Na lista, aparecem: Urussanga (SC), Montes Claros (MG), Valparaiso (SP), Barretos (SP) e Brumado (BA). Na mesma sequência, o registro foi de 22% de umidade, 25%, 26% e 27% para as duas últimas.
Apesar da posição, o Inmet não emitiu alerta para umidade, temperatura ou chuva no estado.
Não é a primeira vez que a cidade figura entre as mais quentes e secas do país. Em novembro,Brumado registrou 14% de umidade relativa do ar, chegando perto do índice que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera desértico.