Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

20/05/2024 06h30

Foto: Divulgação

APS promoverá "Porto Diverso"

Fomentar a cultura da diversidade e inclusão no Porto de Santos é uma das metas da Autoridade Portuária de Santos (APS) que, em parceria com o Grupo RH Porto Baixada e apoio do Terminal de Passageiros Concais, realiza na terça-feira, dia 21, das 8h30 às 13h, o evento "Porto Diverso – Transformando Ambiente e Pessoas". O evento está incluído na 2ª Semana de Diversidade da APS, que ocorre entre esta segunda-feira (20) e 24 de maio.

Com o Porto Diverso, a APS visa promover a tolerância e o respeito mútuo no ambiente portuário em Santos por ocasião das comemorações do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, data comemorativa criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

As inscrições para o evento estão abertas e devem ser feitas pelo site: https://www.even3.com.br/porto-diverso-454117/

O evento também será transmitido pelo canal do Youtube do Porto de Santos. 

Operação Bombeiro Total 

Nesta segunda-feira (20), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) realiza a operação Bombeiro Total, em todo o  estado. Na capital, o ponto de encontro é na Secretaria da Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo (CAB). Ao meio-dia, os bombeiros fazem inspeção no Shopping Bela Vista, em ação aberta aos veículos de comunicação. 

Promovida pelo Comando de Segurança Contra Incêndio (CSCI), a operação vai contar com 300 bombeiros na capital e 700 no interior, e terá como objetivo promover a segurança contra incêndio e pânico nos estabelecimentos comerciais.

A ação ocorrerá concomitantemente em toda a Bahia, com fiscalizações de caráter educativo e preventivo, explicando aos comerciantes e funcionários a importância da regularização das edificações.  

Porte de armas de fogo para defesa pessoal caiu 57%

Um levantamento aponta que o número de novos registros de porte de armas de fogo para defesa pessoal caiu 57% em 2023.

As informações são do Anuário da Justiça Brasil 2024, editado pela Conjur, com dados atualizados do sistema da Polícia Federal (PF) e lançamento previsto para a próxima quarta-feira (22), no Supremo Tribunal Federal (STF).

Como mostra o levantamento, a quantidade de registros passou de 5.676, em 2022, último ano da gestão Bolsonaro, para 2.439, em 2023, primeiro ano do governo Lula.

Ainda de acordo com o anuário a PF apreendeu 121,1% mais armas de fogo em 2023 que no ano anterior, saltando de 2.033 para 4.495.

Além disso, houve um aumento de 257% em bens e valores apreendidos ou sequestrados judicialmente, com indiciamento de 5,4 mil pessoas, 14,4% a mais que em 2022.

Com relação às drogas no atual governo, a PF apreendeu 72,4 toneladas de cocaína, 414,6 toneladas de maconha, 419 toneladas de pés de maconha e 501 mil unidades de ecstasy.

Diálogos Amazônicos

A Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP) promove mais um webinar,  nesta segunda-feira (20), às 19h, da série "Diálogos Amazônicos", dessa vez, com um balanço da reforma tributária no país com Bernard Appy, secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, e a moderação de Márcio Holland, professor da FGV EESP, coordenador de programas de pós-graduação lato sensu da FGV EESP e colunista Broadcast/Agência Estado; e Daniel Vargas, professor da FGV EESP, coordenador do Observatório de Bioeconomia da FGV. Os interessados em participar devem se inscrever neste link: Link.

O objetivo é fazer um balanço de todo o processo da Reforma Tributária, desde a apresentação da proposta até a sua regulamentação, agora em discussão no Congresso Nacional. O evento abordará os principais pontos desta que é considerada uma das mais importantes reformas desde a Constituição Federal de 1988.

Braskem lança o tour virtual

A semana que antecede o Dia da Indústria, celebrado em 25 de maio, a Braskem lança o tour virtual por suas plantas industriais localizadas no Polo de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. A ferramenta permite que o público conheça remotamente as oito unidades da empresa no maior complexo integrado do Hemisfério Sul e seus processos de produção, obtendo uma noção de como a tecnologia é aplicada para tornar as operações cada vez mais inovadoras e sustentáveis.

A iniciativa oferece uma experiência imersiva e educativa, proporcionando uma visão detalhada das operações da Braskem em Camaçari, que abrange a produção de matérias-primas e insumos para outras empresas do Polo até o desenvolvimento de resinas termoplásticas. Os visitantes virtuais poderão conhecer algumas tecnologias utilizadas, os padrões de segurança adotados e as iniciativas da empresa para tornar suas operações mais ecoeficientes.

Para realizar o Tour Virtual, basta acessar www.braskem.com.br/tourvirtual/BA.

“Onde estás, felicidade?”

No próximo dia 22 de maio, quarta-feira, o Núcleo de Decoração da Bahia promoverá um evento exclusivo na Casa do Comércio, que promete ser um verdadeiro encontro de mentes criativas e empreendedoras. Destinado a convidados, empresários associados, arquitetos e designers, o café da manhã será marcado por uma palestra especial ministrada por ninguém menos que Miguel Falabella, renomado ator, diretor, produtor, dramaturgo e autor.

Sob o tema “Onde estás, felicidade?”, Miguel Falabella guiará os presentes por uma jornada reflexiva sobre a essência da humanidade e as nuances da vida contemporânea. Reconhecido não apenas por sua brilhante carreira artística, mas também por sua profundidade como escritor, Falabella é autor de diversos poemas, crônicas e seis livros, incluindo o aclamado “Vivendo em Voz Alta”.

Campanha Imposto Zero

Em busca de gerar conscientização sobre a alta carga tributária das mercadorias no Brasil, principalmente nos vinhos, a Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, irá celebrar com uma campanha especial o Dia Livre de Impostos e o Dia Nacional do Contribuinte, ambos comemorados anualmente em 25 de maio. A Campanha Imposto Zero, que começa nesta segunda-feira (20), terá o mote “Sem imposto, é muito mais vinho”, e vai englobar os mais de 460 rótulos do catálogo da marca a preços promocionais, totalmente livres de impostos, em todos os canais de venda da empresa: app Wine Vinhos, e-commerce, lojas físicas e B2B. Entre os destaques da iniciativa, está a oferta de uma quantidade limitada de garrafas de vinhos por apenas R$ 1, cupons de desconto e brindes - enquanto durarem os estoques.

A oferta de vinhos sem imposto – e sem limite de compras por cliente –, bem como as chamadas para vendas de garrafas a R$ 1, começam a partir do dia 22 para não sócios, mas quem é assinante do Clube Wine terá a oportunidade de garantir rótulos a preços acessíveis até dia 26. 

No e-commerce e nas lojas físicas, todos os produtos estarão com a oferta de zero imposto, podendo os descontos chegarem até 76% e todo consumidor, independente do valor da sua compra, ainda poderá participar da roleta premiada digital. Os brindes podem ser cupons, cashback, taça, saca rolhas ou até uma garrafa de vinho. Os novos sócios que assinarem o Clube Wine durante a ação de Imposto Zero ganham presentes especiais também. Além disso, a Wine vai oferecer cashback e frete grátis para todas as compras.

II Fórum Bahia-China

Para marcar as celebrações dos 50 anos da relação Brasil-China na Bahia, o Governo do Estado, por meio da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), realiza o II Fórum Bahia-China. O evento vai acontecer na terça-feira, dia 21, das 8h30 às 16h30, no Hotel Deville, em Salvador e dará início às discussões sobre os temas inseridos no intercâmbio técnico-científico entre a SEI e a Academia de Pesquisas Macroeconômicas de Shandong, na China, sobre os temas Logística de Transportes, Economia de Baixo Carbono, Transição Energética e Cidades Inteligentes.

O objetivo do fórum é fomentar as relações científicas, culturais, institucionais e comerciais entre a China e a Bahia, tal como aconteceu na primeira edição, realizada em maio de 2023. Na oportunidade, haverá o lançamento do livro “China Brasil, 50 Anos de Diplomacia – Novas rotas para um novo tempo”, com a presença do diretor da Agência Brasileira de Imprensa, Comunicação e Eventos – AbraPress, Eduardo Teixeira.

Interessados devem realizar a inscrição no site.

Aumento da taxa de alfabetização

No Brasil, das 163 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 15 anos, 151,5 milhões sabem ler e escrever ao menos um bilhete simples e 11,4 milhões não têm essa habilidade mínima. Em números proporcionais, o resultado indica taxa de alfabetização em 93%, em 2022 e, consequentemente, a taxa de analfabetismo foi 7% do contingente populacional.

Os dados são do Censo Demográfico 2022 – Alfabetização: Resultados do universo, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o IBGE, observa-se uma tendência de aumento da taxa de alfabetização das pessoas de 15 anos ou mais ao longo dos censos. Em 1940, menos da metade da população era alfabetizada, 44,%. Após quatro décadas, em 1980, houve aumento de 30,5 pontos percentuais na taxa de alfabetização, passando para 74,5% e, finalmente, depois de mais quatro décadas, o país atingiu um percentual 93% em 2022, representando um aumento de 18,5 pontos percentuais em relação a 1980.

De acordo com o IBGE, em 2022, o grupo de 15 a 19 anos atingiu a menor taxa de analfabetismo (1,5%) e o grupo de 65 anos ou mais permaneceu com a maior taxa de analfabetismo (20,3%).