Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

21/05/2024 06h33

Foto: Fernando Vivas - Secom - GOVBA

Pronatec Mulheres Mil

Já estão abertas as inscrições para os cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), voltados para mulheres: Pronatec Mulheres Mil. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado (SEC) para promover o acesso de mulheres em situação de vulnerabilidade ao mundo do trabalho. Ao todo, estão sendo ofertadas 350 vagas distribuídas em seis cursos gratuitos para a matrícula de estudantes e mais de 52 vagas para a contratação de professoras que atuarão no programa. As inscrições devem ser feitas através do Portal da Educação.

O Pronatec Mulheres Mil é mais uma política estruturante da Educação Profissional e Tecnológica da Bahia e representa o compromisso do Governo da Bahia em promover, por meio do processo socioeducativo emancipatório, condições dignas de vida para todas as mulheres, sejam elas cisgênero, transgênero ou travesti. Para esta seleção, estão sendo ofertadas vagas para os cursos de Artesão de Biojoias, Artesão de Bordado à Mão, Manicure e Pedicure, Maquiagem, Microempreendedor Individual (MEI) e Salgadeiro. 

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até 27 de maio, bastando preencher o formulário disponibilizado junto com o edital do Portal da Educação e enviar a documentação para o e-mail

Projeto Registre-se

Em Salvador, a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza Esportes e Lazer (Sempre), a Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e a Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen/BA) decidiram ampliar os atendimentos do projeto Registre-se por mais uma semana. A população poderá acessar o serviço até a próxima sexta-feira (24), das 8h às 16h, na sede do CadÚnico, situado na Rua Miguel Calmon, 28, Comércio.

A medida foi tomada após o sucesso do projeto, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, que emitiu na última semana 9.695 documentos (2ª via) de certidão de nascimento e casamento gratuitamente para a população em situação de vulnerabilidade social em Salvador. A Bahia ficou em segundo lugar no país em emissão de certidões, dentro da campanha.

O Registre-se tem como objetivo combater o subrregistro e ampliar o acesso à documentação básica para pessoas vulneráveis. Os interessados em participar do mutirão devem levar qualquer documento que indique os dados de registro (RG/certidão de nascimento).

CIEE tem mais de 9 mil vagas de estágio

O Centro de Integração Empresa-Escola  (CIEE) tem mais de 9 mil vagas de estágio abertas em 19 estados do Brasil, além do Distrito Federal.

Para ver detalhes sobre as posições abertas e se inscrever nos processos seletivos, os estudantes devem procurar o site da organização (https://portal.ciee.org.br/) ou baixar o aplicativo MEU CIEE.

As vagas são para os estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

A distribuição de posições abertas por região é a seguinte: Interior de São Paulo (1.820 vagas), São Paulo Capital e região metropolitana: (1.614), DF, Centro Oeste e Norte (1.461) e Nordeste (1.013).

Há ainda gestões autônomas do CIEE em Espírito Santos, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com contagens de vagas próprias.

Projeto Terça Musical

A Camerata Ópus Lúmen retorna ao Cinema do Museu para nova edição do Projeto Terça Musical. O evento será realizado nesta segunda-feira (21), às 15h, com entrada gratuita. Formado em 2001, o sexteto Opus Lúmen integra o projeto Cameratas Para Todos da Orquestra Sinfônica da Bahia. O grupo executa peças eruditas contemplando a música clássica, passando, também, pelo gênero popular de forma estilizada. 

A camerata é composta pelos músicos Solamy Oliveira, no clarinete; Gabriel Paes Marcaccini, no oboé; Ilza Cruz, no fagote; Davi Britto, na trompa; Tota Portela, na flauta; e Humberto Monteiro, na percussão. O grupo de câmara promove uma integração informal entre músicos e o público-alvo, tornando estreita e didática a relação entre a música clássica e o funcionamento do repertório apresentado.

Antes ou depois da apresentação da camerata, o público é convidado a conferir as exposições do MGB, que contam com 15 salas temáticas e possui um dos maiores acervos de rochas, minerais, pedras preciosas e fósseis da Bahia, com mais de 20 mil peças, proporcionando aos seus visitantes uma viagem no tempo geológico através das suas exposições temáticas. O espaço conta, ainda, com um cinema, ocupado pelo Circuito Sala de Arte e um café, de onde se pode apreciar o mural Flor de Pedras do artista plástico Juarez Paraíso.

Comedy Pet 2024

Um hamster altamente fotogênico, um cavalo sem cabeça e muitos cães apenas sendo fofos estão entre as 30 imagens cômicas de pets da lista final do The Comedy Pet Photography Awards.

A competição foi criada por Paul Joynson Hicks e Tom Sullam, ambos fotógrafos profissionais, para celebrar o papel positivo e vital que os animais de estimação desempenham nas vidas humanas e para incentivar o envolvimento em torno do bem-estar animal.

Os 30 finalistas serão elegíveis para a Categoria Escolha do Público, onde esse é convidado a votar através do site para seu animal de estimação engraçado favorito. A votação está aberta até 2 de junho. Um eleitor sortudo, escolhido aleatoriamente, ganhará um prêmio de £ 100 (R$ 650). Vote através do site https://www.comedypetphoto.com/

Os vencedores do Comedy Pet 2024 serão anunciados em 6 de junho. O vencedor leva £ 500 (R$ 3,2 mil) em dinheiro e uma bolsa de câmera da ThinkTANK.

Iniciação à Flauta Doce

A segunda edição dos cursos de iniciação ao universo da música sinfônica do Teatro Castro Alves (TCA) abre suas inscrições nesta segunda-feira (20). Serão ofertadas aulas de “Iniciação à Flauta Doce”, com o professor Ubiutu Smetak, com duas turmas de 35 vagas cada. O curso é gratuito e os encontros acontecem na modalidade online, contemplando alunos de várias cidades da Bahia e do Brasil, durante o período de 11 de junho e 30 de agosto. Os interessados devem garantir vaga, por ordem de inscrição, até 02 de junho, através de preenchimento de formulário disponível no site.

Os Cursos de Música do TCA têm como público-alvo pessoas maiores de 15 anos que desejam adentrar neste rico mundo: não é necessário conhecimento prévio, o propósito é justamente de introdução à apreciação musical e à prática de instrumentos. As turmas “Iniciação à flauta doce” acontecem às terças ou às sextas, das 10h às 12h30. O professor Ubiutu Smetak, que ministra o curso, é músico vinculado à Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA).

Reconhecimento Facial

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia ultrapassou a marca de 1.000 foragidos da Justiça alcançados em Salvador. Em 2024, a tecnologia auxiliou na captura de 189 pessoas com mandados de prisão na capital baiana.

A prisão de número 1.000 foi contra um procurado por corrupção de menor. Após alerta, o Centro Integrado de Comunicações (Cicom), acionou equipes da PM. O procurado foi conduzido para a Polinter, onde o mandado foi confirmado.

No total, desde a sua implantação em dezembro de 2018, foram 1.574 foragidos por homicídio, latrocínio, feminicídio, estupro, assalto, tráfico de drogas, entre outros crimes alcançados.

Saúde mental dos brasileiros

O relatório do Global Mind Project, que divulga anualmente dados sobre o bem-estar no planeta, aponta que a saúde mental dos brasileiros está entre as piores do mundo. O estudo, que foi elaborado a partir de enquetes realizadas com 420 mil pessoas de 71 países e em 13 idiomas, avalia capacidades cognitivas e emocionais, como a habilidade de lidar com o estresse e de funcionar de forma produtiva. Nesse levantamento, o Brasil ficou na última posição, ao lado de países como África do Sul e Reino Unido.

A pontuação média no mundo permaneceu em níveis similares aos do período da pandemia: sendo que 38% dos entrevistados se sentem “melhorando” e 27% estão “angustiados” e “se debatendo”. O Brasil ficou uma proporção de “angustiados” maior, em 34%, sendo os jovens com menos de 35 os mais afetados. Já países como República Dominicana, Sri Lanka e Tanzânia tiveram as melhores pontuações.

A piora da saúde mental, segundo a pesquisa, também tem relação com hábitos comuns da vida moderna. Fatores como ganhar o primeiro smartphone muito cedo ou comer alimentos ultraprocessados também afetam a saúde mental. Sobre a alimentação, o estudo apontou que mais da metade das pessoas que se alimentam de ultraprocessados diariamente está na categoria “angustiados” ou “se debatendo”, comparado a apenas 18% dos que raramente comem esse tipo de alimento.