Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

23/05/2024 06h36

Foto: Fieb - Divulgação

Fieb comemora o Dia da Indústria

Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) realiza, nesta quinta-feira (23), às 18h, no Senai Cimatec, evento do Dia da Indústria, cuja data é comemorada em 25 de maio. Na oportunidade, o presidente Carlos Henrique Passos concederá ao presidente da Confederação Nacional da Indústria, Ricardo Alban, a Medalha Luiz Tarquínio, maior honraria da indústria do estado.

A medalha reconhece personalidades brasileiras e estrangeiras que tenham contribuído para o desenvolvimento da industrialização baiana. Fazem parte da lista de homenageados, nomes como os empresários José Corgosinho de Carvalho Filho, Norberto Odebrecht, Orlando Moscozo Barreto de Araújo, Carlos Gilberto Cavalcante Farias, dentre outros.

A comemoração marca ainda o lançamento da Agenda Legislativa da Indústria do Estado da Bahia 2024, publicação elaborada anualmente pela Fieb, contendo os principais projetos que tramitam no Legislativo estadual, com impacto no setor industrial. Nesta edição, foram priorizadas 23 proposições nas áreas de Política Urbana, Infraestrutura e Meio Ambiente, Tributário e Econômico e Interesse Setorial.

V Jantar do Bem 

Nesta quinta-feira (23), a arte de Menelaw Sete vai se unir à música de Thiago Arancam e à gastronomia do Grupo Origem, dos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, para uma noite de gala em prol do Hospital Martagão Gesteira. O V Jantar do Bem será realizado na Chácara Baluarte e arrecadará recursos para a instituição filantrópica que atende crianças e adolescentes de todo o estado. 

Todos os participantes, além de assistirem ao show do tenor e apreciarem um menu especial preparado especificamente para o evento, levarão uma peça de porcelana com arte assinada por Menelaw Sete. Os ingressos podem ser adquiridos através da plataforma Sympla.

Mulheres vítimas de violência doméstica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que impõe sigilo judicial ao nome de mulheres vítimas de violência doméstica. A nova regra muda a Lei Maria da Penha, que, atualmente, garante a proteção depois de avaliações feitas pelos juízes de cada processo.

De autoria do senador Fabiano Contarato, a lei garante automaticamente o sigilo do nome de mulheres que sofreram violência doméstica. Na prática, os nomes estarão em segredo de justiça assim que começarem a tramitar nos tribunais.

O objetivo da lei é garantir que as mulheres saibam que estão protegidas e possuem o direito ao anonimato. Apenas os juízes e o Ministério Público poderão conferir os dados das vítimas. Os nomes dos agressores e outras informações sobre o processo ainda serão públicos.

A nova lei não entra em vigor de forma imediata. A obrigatoriedade do sigilo ao nome das vítimas vai valer quando a sanção presidencial completar 180 dias, em 18 de novembro.

Cidadã baiana

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) vai homenagear a empresária Luiza Helena Trajano, nacionalmente conhecida por ser a proprietária das lojas Magazine Luiza, com o título de cidadã baiana. A iniciativa de conceder a honraria a Trajano partiu da deputada estadual Ludimilla Fiscina, visando celebrar a trajetória empresarial e suas contribuições para a sociedade. A cerimônia será realizada nesta quinta-feira (23), às 10h, no plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, situado no Centro Administrativo da Bahia (CAB). 

Com uma carreira que começou aos 12 anos na empresa de sua família, Trajano ascendeu de funções iniciais em cobrança e vendas até alcançar o cargo de diretora-superintendente, sendo listada pela Revista Time como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo, refletindo seu impacto tanto no cenário empresarial quanto social.

Jantar do Bem

O Coral Vozes da Vida, formado por ex-pacientes do Hospital Martagão Gesteira e regido pelo maestro Luciano Calazans, fará uma participação pra lá de especial no Jantar do Bem, evento de gala beneficente idealizado para arrecadar fundos em prol da instituição filantrópica referência em pediatria no Norte e Nordeste, que atende adolescentes de todo o estado, em 28 especialidades médicas, exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde. O evento acontece nesta quinta-feira (23), a partir das 19h, na Chácara Baluarte, e contará com apresentação do tenor Thiago Arancam e menu assinado pelos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca. Os ingressos podem ser adquiridos através da plataforma Sympla.

Responsável por fazer a abertura do evento, o Coral interpretará músicas brasileiras como “Sol”, “Mais uma vez”, “Andar com fé”, “Rosa”, “Tá escrito” e mais. Segundo o maestro Luciano Calazans, abrir o show de Thiago Arancam, um dos maiores tenores do mundo, é a concretização de mais um sonho coletivo.

Habitação de Interesse Social

Nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24), a capital baiana será palco do Fórum de Debates sobre Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis). O evento, que tem caráter nacional, será realizado no Espaço Cultural da Câmara Municipal de Salvador, e, promovido pelo Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas da Bahia (Sinarq-BA), em parceria com a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA).

Além dos arquitetos, participam do evento profissionais da engenharia, estudantes, professores e representações de entidades sindicais, organizações e autarquias da Engenharia e Arquitetura.

Na ocasião será realizada uma homenagem póstuma ao ex-deputado federal Zezéu Ribeiro, arquiteto e autor da lei 11.888/2008 de assistência técnica, com a entrega da honraria Selo Trabalhadores pela Athis.

O evento tem o apoio institucional da Caixa Econômica, do Governo do Estado da Bahia, através da Bahiagás, e do Conselho dos Arquitetos e Urbanistas da Bahia.

Homenagear as vítimas dos efeitos da pandemia

O Concurso Memorial Covid-19 Fiocruz anunciou o projeto vencedor do espaço que vai homenagear as vítimas dos efeitos da pandemia. Reconhecida em 11 de março de 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia foi oficialmente encerrada em 5 de maio de 2023. Durante esse período, foram registrados mais de 765 milhões de casos e quase 7 milhões de mortes em todo o mundo.

A competição, organizada em conjunto com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), escolheu a proposta de uma equipe paulista, formada por Paulo José Tripoloni, Pablo Mora Peludo, Gabriel Costa Dantas e Fernanda Macedo Haddad. O júri considerou o trabalho apresentado por unir circulação e contemplação, além de demonstrar sensibilidade e entendimento sobre o memorial e o sofrimento a que ele remete. Também foi destacado como o projeto reforça o papel da ciência e como narra de forma poética as fases do evento pandêmico.

Na segunda colocação, ficou a equipe composta por Gabriela Giraldez Barros, Guilherme Albamonte Mejias, Pedro Augusto Galbiati Silva Giachini, Danielle Mascaro Pioli e Norma Mejias Quinteiro. 

O júri concedeu ainda cinco menções honrosas, entregues às equipes lideradas pelos seguintes responsáveis técnicos: Eron Costin (PR), Antonio Roberto Zanolla (SP), Maria Cristina Motta Oliverio (SP), Matheus Augusto de Oliveira e Carvalho (DF) e Duarte Vaz Guedes e Silva (RJ).