25/05/2024 06h32
Foto: Divulgação
Dia Nacional da Adoção
Mais de 220 crianças e adolescentes aguardam para serem adotados na Bahia. Cerca de 190 deles têm mais de seis anos de idade e fazem parte do grupo da chamada "adoção tardia". São meninos e meninas que sonham, diariamente, em ter uma família. Este sábado, 25 de maio, é o 'Dia Nacional da Adoção', data que lembra do sonho que, para crianças com mais de seis anos, parece, cada vez, mais distante. Do total de 1.333 pessoas inscritas como pretendentes à adoção no estado, apenas 18,45% indicou que adotaria crianças com mais de seis anos de idade.
Os dados revelam que a maioria dos habilitados à adoção busca crianças na 1ª infância, o que indica que as crianças maiores de seis anos e adolescentes ficam com menos chances de serem vinculadas aos pretensos adotantes e possuem menos tempo para que isso ocorra, dia após dia, antes de alcançar a maioridade. Uma realidade complexa, que desafia o tempo e que o Ministério Público do Estado da Bahia busca alterar por meio da campanha 'O amor não tem tamanho', lançada em 2022.
A campanha, que pode ser acessada na página eletrônica, busca demonstrar que o amor pode ser vivenciado na adoção de crianças e adolescentes de todas as idades, raças/etnias e condições de saúde. De acordo com o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mais de 36 mil pessoas estão inscritas como pretendentes no Brasil, sendo 5.398 do Nordeste.
Presidente do Benin
Em visita oficial ao Brasil, o presidente do Benin, Patrice Talon, desembarca em Salvador neste sábado (25), onde será condecorado com o título de Cidadão Soteropolitano por parte da Câmara Municipal.
Ele será recebido pelo prefeito da capital, Bruno Reis, a partir das 10h na Casa do Benin, no Pelourinho.
Além da condecoração, Bruno Reis assinará um termo de cooperação com o Ministério das Relações Exteriores do Benin, com o objetivo de desenvolver projetos e atividades que destaquem as ligações culturais entre a capital baiana e o país africano.
Baby do Brasil in Concert
O espetáculo inédito de Baby do Brasil em Salvador será dedicado a uma causa nobre. Batizado de “Baby do Brasil in Concert”, o show acontece neste sábado (25), a partir das 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, e terá uma ação solidária em prol do Rio Grande do Sul.
Através da iniciativa “Ingresso Solidário”, o evento arrecadará alimentos não perecíveis que serão entregues às famílias afetadas pelas fortes chuvas e enchentes que atingem o estado gaúcho. A ação permite que os fãs adquiram as entradas pelo valor promocional de R$ 84 e façam a doação no dia do show. Além disso, todo o lucro obtido com a venda dos ingressos será destinado ao RS.
Consagrada como uma das grandes artistas do país, Baby do Brasil promete embalar o público com grandes sucessos que marcaram sua carreira em quase duas horas de apresentação. Também será um show de homenagens. Baby lembrará dos amigos e parceiros dos Novos Baianos Moraes Moreira e Luís Galvão, das eternas divas Gal Costa (“Baby”), Rita Lee e Elza Soares (“Malandro”) e celebrará o centenário de Waldir Azevedo (“Brasileirinho”).
Cores da Cidade: Artistas da Limpeza Urbana
A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) segue com a exposição “Cores da Cidade: Artistas da Limpeza Urbana” até o próximo dia 31, com o intuito de celebrar e homenagear o Dia do Gari (16 de maio). A mostra retrata o cotidiano, a vida e a arte dos garis e margaridas que atuam em na capital baiana e pode ser conferida no Salvador Shopping (Piso L1, em frente à BMart), Shopping da Bahia (2º piso, Alameda Calazans Neto, em frente à loja Papel & Cia) e Shopping Paseo Itaigara (1º piso), no horário de funcionamento dos estabelecimentos.
A mostra artístico-fotográfica foca nas cinco principais frentes de atuação da Limpurb: a lavagem de ruas com carros-pipa, a limpeza das praias, a varrição de ruas, a capinagem e roçagem de encostas e a coleta com caminhões compactadores. Nos painéis, os garis são retratados em pontos turísticos da cidade como o Farol da Barra, a Igreja do Bonfim e o Elevador Lacerda.
Além disso, são exibidos exemplares dos uniformes de edições especiais, como o Natal, Carnaval, Outubro Rosa e Novembro Azul. Os painéis também destacam as atribuições culturais de alguns agentes.
Marcha da Maconha
A manifestação da Marcha da Maconha espera reunir cerca de 5 mil pessoas em Brasília, no domingo (26). A concentração será no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome às 14h e saída 16h20 rumo à Rodoviária. O tema do movimento este ano é a “A Força da Mulher Preta e Maconheira”, com pauta antiproibicionista e luta contra a PEC das Drogas.
O movimento acontece após o Senado ter aprovado a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/23, que criminaliza o porte e a posse de qualquer quantidade de entorpecentes. “Além de ser um retrocesso, essa alteração legislativa não soluciona os principais problemas da atual Lei de Drogas, intensificando o encarceramento em massa, o racismo, a criminalização da pobreza e a violência”, divulgam os organizadores da Marcha, nas redes.
A Marcha da Maconha do DF destaca ainda que não tem fins lucrativos e não promove venda de drogas. O evento foi cadastrado na Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), que vai acompanhar o ato nas duas faixas de pista destinadas para o deslocamento da Marcha, com a inclusão de mais uma faixa de segurança.
Fibras Naturais
Conclusões de estudos e projetos que permitam que as fibras naturais se integrem efetivamente no mercado adaptado à mitigação das mudanças climáticas serão apresentados em Salvador (BA), durante a reunião conjunta dos Grupos Intergovernamentais de Fibras Naturais da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (Fao), da Organização Internacional de Fibras Naturais (International Natural Fibers Organization – INFO) e da Câmara Setorial de Fibras Naturais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (CSFN/Mapa), a ser realizada de 26 a 30 na sede da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb).
O encontro em Salvador está sendo organizado pelo Sindicato das Indústrias de Fibras Vegetais no Estado da Bahia (Sindifibras/Fieb) e pelas demais entidades privadas ligadas ao setor que cuidam da cadeia de fibras naturais do Brasil (sisal, juta, malva, coco, piaçava, bambu, seda e cânhamo). As reuniões são fechadas para os membros de cada grupo, porém os interessados terão a oportunidade de conhecer o resumo das reuniões e os encaminhamentos.
Estão sendo esperados os membros da INFO e os delegados dos países membros dos Grupos Intergovernamentais da FAO. Foram convidados os países produtores e consumidores e que tenham interesse na permanente cooperação em tecnologias, desenvolvimento de novos bioprodutos e projetos específicos de novas utilizações das fibras naturais.