Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

08/06/2024 06h26

Foto: Divulgação

Circuito de Feiras Agroecológicas

O Parque da Cidade recebe neste sábado (8), a partir das 9h, a 5ª edição do Circuito de Feiras Agroecológicas de Salvador. Reunindo fornecedores de itens de produção primária, produtos beneficiados, além de lojas de brechó, o evento também contará com uma programação educativa cultural e de saúde coletiva envolvendo atividades como jogos, doação de mudas de plantas, oficina de transformação dos resíduos de azeite de dendê em sabão. 

O público também poderá participar de rodas de conversa com temas como a educação social em saúde e as mudanças climáticas e sua influência na saúde, e ter acesso à serviços de aferição de pressão arterial e glicemia. Há ainda a possibilidade de adotar um animal de estimação. A entrada é gratuita.

Remada Mar Limpo 

A Praia da Preguiça vai receber um mutirão de limpeza em celebração ao Dia Mundial dos Oceanos. Promovida pelo clube de canoagem Kaiaulu Va’a, a Remada Mar Limpo ocorre no domingo (9), das 8h às 11h, em três praias da Baía de Todos os Santos, e tem como objetivo alertar para os desafios que os oceanos enfrentam, como a poluição, a sobrepesca, e as mudanças climáticas.

Na ocasião, a concentração inicial será na Praia da Preguiça, entre os restaurantes Soho e Amado. Após a primeira etapa, será feita a divisão de grupos que farão a limpeza na região da Praia da Preguiça, Gamboa e Solar do Unhão. 

Será realizada uma remada integrada com mergulhadores, pescadores e comunidade, com o objetivo de retirar um volume grande de lixo da areia da praia e do mar. Após a coleta haverá a triagem e o descarte correto dos resíduos.

Cuidados com o banho de mar

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador chama a atenção para os cuidados com o banho de mar neste final de semana na cidade, por conta do aumento no número de caravelas, as conhecidas águas-vivas, na faixa litorânea do município.

Além disso, nesta época, o mar tende a ficar mais agitado, por conta das chuvas e das correntes de ar provenientes do Sul, acarretando no aumento de incidentes nas praias. Neste período, os salva-vidas reforçam a sinalização, com as bandeiras roxas que indicam a presença de área de animais marinhos nas praias, além das bandeiras vermelhas, informando sobre o perigo do banho de mar.

As ocorrências de queimaduras com as caravelas acontecem durante todo o ano, porém, com incidência maior no outono/inverno.

Em Salvador, as praias oceânicas são as que possuem mais ocorrências, visto que são mais expostas à ação das ondas, ventos e correntes. Já as praias da cidade que estão dentro da Baía de Todos os Santos, que são mais protegidas, possuem uma menor probabilidade de aparecimento desses animais, entretanto, os registros existem.  

Dia D da vacinação contra a Poliomielite

A capital baiana promove neste sábado (8), das 8h às 16h, em 90 pontos estratégicos da cidade, o Dia D da vacinação contra a Poliomielite. O público-alvo é formado por crianças de 2 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A meta da Secretaria Municipal da Saúde é proteger contra a pólio 145,5 mil crianças. Durante todo o dia, também serão disponibilizadas as vacinas contra a dengue, Influenza, e Covid XBB. 

A doses contra a dengue são voltadas para crianças e pré-adolescentes de 10 a 14 anos. A vacina contra Influenza/gripe será aplicada nos grupos prioritários e a população geral a partir de 6 meses de idade. Por fim, a vacina Covid XBB estará disponível para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, e os grupos prioritários.

Formam os grupos prioritários para a Vacina Covid XBB as pessoas de 60 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores; pessoas imunocomprometidas; Indígenas, Ribeirinhos e quilombolas; gestantes e puérperas; trabalhadores da Saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; e pessoas em situação de rua.

Seminário Reforma Tributária

Secretário Extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy participa, na segunda-feira (10), em Salvador, do Seminário Reforma Tributária, que será realizado, das 9h às 13h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

Além de Bernardo Appy, participam do evento o deputado federal, Cláudio Cajado, membro do GT da regulamentação da reforma tributária na Câmara dos Deputados, o Superintendente de Economia da CNI, Mário Sérgio Telles, e a sócia de Tributos da Grant Thornton Brasil, Wanessa Pinheiro.

O seminário tem como objetivo discutir o novo sistema tributário brasileiro e os desafios de sua regulamentação. Serão abordados aspectos gerais em relação aos novos tributos e possíveis impactos econômicos para o setor industrial.

Entre 2003 e 2009, Appy, mentor da proposta de Reforma Tributária, comandou a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda e a Secretaria Extraordinária de Reformas Econômico-Fiscais do Ministério da Fazenda.

Apresentação de orquestra

Pela primeira vez no ano, a Orquestra Castro Alves e a Orquestra Pedagógica Experimental, formadas por crianças e adolescentes que integram o Neojiba, se apresentarão na mesma ocasião em Salvador. O concerto acontece neste sábado (8), às 15h30, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, na área externa do Colégio Antônio Vieira, no Garcia. A entrada é gratuita.

Os grupos irão apresentar um repertório variado, com obras como a “Marcha Eslava”, de Tchaikovsky, e uma das suítes da ópera “Carmen”, de Bizet. O concerto também terá peças brasileiras, como “Assum Preto”, de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga, e o “Dobrado Dois Corações”, de Pedro Salgado. Na ocasião, os jovens músicos da Orquestra Castro Alves serão regidos pelo maestro venezuelano Eduardo Salazar e as crianças da Orquestra Pedagógica Experimental estarão sob a batuta do baiano Adauri de Oliveira.

Durante o evento, o Neojiba receberá doações em prol do Rio Grande do Sul. O público pode colaborar doando alimentos não perecíveis, água mineral, cobertores, roupas e artigos para bebês.

Clima de São João

O Shopping Barra, em Salvador, está em clima de São João. A Praça Central Euvaldo Luz se transformou na vila junina, que tem sido o ponto de encontro de um público animado, que desfruta de diversas atrações artísticas, barraquinhas repletas de delícias típicas e um ambiente temático para passear e tirar fotos. E não para por aí. A criançada também tem vez com a mini roda gigante e o touro mecânico, trazendo um gostinho das tradicionais festas do interior. Toda semana, a programação musical se renova com atrações que prometem encantar a todos.

Neste sábado (8), às 15h, a Cia de dança Alaíde Novaes faz apresentação mesclando show e aulas de forró para ninguém perder o passo. A partir de 16h30, Aldair Sanfoneiro leva ao palco as influências do forró roots, o mais aceito entre as escolas de dança, sem deixar de lado os grandes clássicos nordestinos em uma roupagem mais dançante.

No domingo (9), é a vez de a criançada ocupar os espaços da Praça Central. A partir das 14h30, a Vovó Nairzinha vai promover um momento de contação de histórias, brincadeiras e cantigas de roda. Logo depois, o grupo Quadrilha do Jardim Pampulha vai colocar o público para dançar. E, fechando a programação do fim de semana, a banda Confraria do Forró apresenta o tradicional forró, com releituras dos grandes clássicos.

Sabores inusitados de licor

Mantendo uma importante tradição, as freiras do Convento de Santa Clara do Desterro, localizado no bairro de Nazaré, em Salvador, prometem deixar a temporada junina ainda mais especial com sabores inusitados de licor. Entre as opções produzidas, estão fruta-pão, guaco, araçá, biribiri e gerânio. O produto é feito de maneira artesanal, passando por um longo processo de infusão e filtração ao longo do ano. 

Sucesso entre o público, entre os meses de maio e junho chegam a ser produzidos cerca de mil litros da bebida, que é comercializada na loja localizada dentro do próprio convento, por valores que variam entre R$ 10 e R$ 50. Também estão disponíveis sabores como como anis, limão, maracujá, cacau, pitanga, hortelã, erva-doce, canela, goiaba, carambola, caju e jabuticaba.

Língua Brasileira de Sinais

O Ministério do Turismo divulgou as inscrições para o curso “Turismo Acessível na Língua Brasileira de Sinais”. As vagas são ilimitadas e destinadas a empresários do ramo, funcionários de bares, restaurantes, hotéis, pousadas, resorts, parques aquáticos, parques temáticos, guias, motoristas, gestores e demais interessados. As inscrições estão abertas e vão até o dia 1º de julho através da plataforma https://qualifica.turismo.gov.br/. A oferta educacional é online, gratuita, certificada e com início imediato.

Oferecido em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o curso conta com vídeos, recursos multimídia, cartilhas e folders, infográficos interativos e e-books como material didático. “Ao final da capacitação, os alunos estarão aptos a colocar em prática o aprendizado, promovendo, assim, a acessibilidade, a inclusão e a melhoria no atendimento oferecido ao turista com deficiência auditiva”, afirma nota publicada pela MTur.

A capacitação em Libras é composta pelas seguintes disciplinas: Surdez e Sociedade; Língua Brasileira de Sinais; Comunicação com surdos; Alfabeto Manual; Saudações/Sinal de nome; Tempo; Valores monetários; Localizações; Meios de transporte; Informações Turísticas; Equipamentos, serviços e atrativos turísticos para o cliente/turista surdo; Tecnologia Assistiva Auditiva para a pessoa surda; Boas práticas para atender o cliente/turista com surdez: visão de mercado; e Barreiras Comunicacionais.