Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

14/06/2020 07h09

Foto: Corbis Images

Conscientização do albinismo

A ONU estima que uma em até 20 mil pessoas viva com albinismo e esta condição de saúde tem maior prevalência na África Subsaariana. 
No ano passado, a relatora independente da ONU para o tema, Ikponwosa Ero, visitou o Brasil e pediu mais atenção para a população albina no país. Segundo ela, a prevalência do albinismo é maior entre populações indígenas e afrodescendentes, incluindo comunidades quilombolas. Em certos quilombos, a prevalência pode chegar a proporções tão altas quanto seis casos em cada mil.
O albinismo está presente em todos os continentes. A condição é rara e não é contagiosa. Para ser transmitida ao bebê, ambos os pais, em quase todo os tipos de albinismo, precisam ter o gene. Não existe cura para a ausência da melanina, o aspecto central para o albinismo.
Em alguns países, a maioria das pessoas morre entre 30 e 40 anos com câncer de pele causado pela extrema sensibilidade dos albinos ao sol. Mas a doença pode ser evitada quando os albinos têm acesso a serviços de saúde. Com exames rotineiros, utilização de filtro solar, óculos escuros e roupas protetoras do sol, o câncer pode ser prevenido.

"Vem, que tem história"

Diante da suspensão das aulas da rede municipal devido à pandemia da Covid-19, o professor de teatro da Escola Municipal do Beiru, Alexandre Geisler, resolveu criar um canal no YouTube. Intitulada "Vem, que tem história", a iniciativa é uma extensão do projeto de contação de histórias e mediação de leitura, desenvolvido na instituição desde o ano passado.

Para entreter os alunos e continuar estimulando o hábito pela leitura durante o período de isolamento social, o docente resolveu gerar conteúdo virtual sobre as histórias que tinha preparado para esse ano e que seriam contadas no pátio da escola. Com menos de um mês de criado, o canal já tem 130 inscritos e pode ser acessado no endereço www. youtube.com/channel/UCbOII1ZOKZNBC0idyK29tNA.

Para engajar as publicações, foram criados o Instagram (www.instagram.com/vemquetemhistorias) e Facebook (www.facebook.com/vemquetemhistorias), que servem ainda como espaço de interação. A leitura e a contação de histórias são consideradas como ferramentas essenciais na formação educacional de crianças e jovens. 

Poluição sonora na cidade

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Ordem Pública (Semop), realiza fiscalizações frequentes para coibir a prática de poluição sonora na cidade. A prática de atividade sonora está proibida por determinação do executivo enquanto for necessário conter a pandemia do Covid-19. A operação Fique Em Casa, que ocorre de segunda a domingo, é realizada de forma conjunta com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Guarda Civil Municipal (GCM) e com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). 

Desde o dia 1 de março, o maior quantitativo de denúncias recebidas foi referente a prática de poluição sonora em residências, com 6.496 registros. Em seguida, o maior quantitativo de denúncias é inerente a veículos, com 4.712 e em terceiro lugar está nas áreas públicas, com 1.824 denúncias.

A multa para a prática de atividade sonora durante a pandemia pode variar de R$ 1,6 mil a R$ 169 mil, de acordo com os decibéis praticados no local. Quem desejar efetuar denúncias relativas à poluição sonora, podem entrar em contato através dos telefones 156 e 160. 

Operação Silere

Simultaneamente à operação para minimizar os efeitos da poluição sonora em decorrência do Covid-19, a Semop mantém a operação Silere, que ocorre há pouco mais de seis anos e tem como base roteiros estruturados em denúncias recebidas através do 156 e conta com auxílio da Polícia Militar (PM-BA), Defensoria Pública e Ministério Público. 

De segunda a sexta-feira há um plantão para atendimento de denúncias e a operação ocorre sempre às sextas, sábados e domingos, quando o movimento festivo e de lazer se intensifica na cidade.

Cartilha da Propaganda Eleitoral 2020

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lançou a Cartilha da Propaganda Eleitoral 2020. O objetivo do Tribunal é difundir as regras definidas para as eleições municipais deste ano, entre os partidos políticos, candidatos e eleitores, além de juízes, promotores eleitorais e servidores.

Seguindo o calendário eleitoral, a propaganda nas ruas e na internet tem início no próximo dia 16 de agosto. Já o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV está previsto para começar no dia 28 de agosto, primeiro turno, e no dia 9 de outubro, no segundo turno. De forma simplificada, a cartilha sistematiza o tema e apresenta os procedimentos preparatórios, as medidas processuais cabíveis, as vedações legais e as sanções.

Funcionários bancários

O desembargador Gerson Lacerda Pistori, da Seção de Dissídios Coletivos do TRT-15 (Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região), determinou que os bancos façam testes de diagnóstico para o coronavírus em todo os seus funcionários, sejam eles efetivos ou terceirizados.

A decisão liminar vale para os bancos do Brasil, Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal, Itaú, Mercantil do Brasil e também para Poupex e CredMaxion e atende a um pedido do Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá.

A determinação vale para as agências bancárias de todo o país enquanto estiverem vigentes os decretos federal, estaduais e municipais de restrição de atividades e isolamento social.

A liminar também definiu que os funcionários que tiverem testes positivos para Covid-19 deverão passar por novos exames a cada 21 dias.

Álcool em gel dentro do carro

A supervisora comercial Mônica Franco levou um susto após deixar um recipiente com álcool em gel dentro do carro, no Distrito Federal. Ao voltar ao veículo, ela percebeu que parte do painel do automóvel estava totalmente derretida e os objetos no porta luvas também haviam ficado destruídos (veja vídeo acima).

O carro estava fechado enquanto a motorista permaneceu fora, durante a tarde. Além do álcool em gel, um carregador de celular também no veículo, mas a dona acredita que os dois objetos não estavam próximos. Só uma perícia vai poder determinar o que causou o fogo.

O risco de o álcool em gel causar um incêndio por si só é baixo, mesmo em ambientes quentes e fechados. Porém, o contato com equipamentos eletrônicos pode provocar chamas. O álcool em gel, para entrar em autocombustão, para se inflamar sozinho de forma instantânea, precisa atingir uma temperatura acima de 300ºC, o que é algo extremamente difícil.

Um alerta sobre a forma como armazenar o álcool em gel dentro do veículo. Se deixa próximo a partes elétricas, a carregadores celulares conectados, a carregadores portáteis, a dispositivos eletrônicos em funcionamento, pode ser que em contato com o álcool em gel gere o incêndio.