10/06/2024 06h33
Foto: Divulgação
Começa Bahia Farm Show
A abertura da 18ª Bahia Farm Show, no município de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, é nesta segunda-feira (10), com a presença de autoridades e representantes do agronegócio do País. Entre terça (11) e sábado (15), a expectativa é que o evento atraia um público recorde, superior ao registrado em 2023, que foi de 100,2 mil visitantes.
Com o tema 'Agro: a herança do Brasil', a programação desta que é uma das maiores feiras do agro no Brasil e a maior do Norte-Nordeste conta com grande variedade de eventos para divulgar novas tecnologias utilizadas no campo. Também há ampla programação de debates sobre questões ligadas ao desenvolvimento regional agropecuário na Bahia Farm Show.
Na terça-feira (11), a programação é aberta ao público com uma missa solene, às 7h30, que marcará a inauguração da capela na área central do complexo. Cerca de três mil empregos diretos e outros cinco mil indiretos são gerados pela Bahia Farm Show.
Foram montados 420 estandes de produtos do agro e mil marcas nacionais e internacionais têm espaços garantidos na feira. Além disso, máquinas, implementos, produtos do agronegócio e as últimas inovações do mercado já estão no local.
Afrocolab
A Rede de Lojas Colaborativas do Empreendedorismo Negro (Afrocolab), uma iniciativa da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), vai abrir mais uma unidade em Salvador. A nova loja é inaugurada nesta segunda-feira (10), no 3º piso do Shopping da Bahia. A primeira unidade foi aberta no Shopping Barra.
O espaço reúne 50 marcas lideradas por pessoas negras, nas áreas de moda, acessórios, cosméticos e decoração. Segundo a Sepromi, os empreendimentos participantes foram criteriosamente selecionados por meio de chamada pública, garantindo excelência e autenticidade em cada item comercializado.
Além dos shoppings, a rede também deve abrir novas unidades em estações rodoviárias, de metrô e aeroportos, tanto em Salvador quanto no interior.
Programa de Estágio Afirmativo 2024
A Ford prorrogou as inscrições do seu Programa de Estágio Afirmativo 2024 até está segunda-feira (10) por meio da página da Ford no LinkedIn. O foco desta vez é na aceleração do desenvolvimento de mulheres, para isso o programa oferece mais de 45 vagas para universitárias das regiões de São Paulo e Tatuí (SP), e Salvador e Camaçari (BA). As estudantes selecionadas poderão atuar em diferentes áreas da companhia, incluindo Marketing, Desenvolvimento do Produto, Tecnologia, Finanças e demais setores administrativos.
Um requisito é ter conhecimento de inglês de nível intermediário. O estágio será feito em formato híbrido, com comparecimento de duas a três vezes por semana no escritório de cada localidade. O pacote de benefícios inclui bolsa estágio competitiva, seguro de vida, vale-refeição, auxílio conectividade, totalpass, “short Friday” e folga de aniversário.
Luiz de Mendonça é o mais novo cidadão baiano
A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) homenageou o engenheiro e CEO do Acelen, Luiz de Mendonça, com o Título Cidadão Baiano. Na cerimônia realizada na sexta-feira (7), Mendonça declarou que o título enriquece e honra a sua trajetória profissional e pessoal.
Mendonça atuou em dois principais projetos que apoiaram o desenvolvimento e visibilidade da Bahia, o Polo Industrial de Camaçari e a Refinaria de Mataripe, a segunda maior do país e a terceira da América Latina. Como gestor da Acelen e o mais novo cidadão baiano, ele reforçou o compromisso com o estado e afirmou estar honrado em cumprir o objetivo de evoluir o setor de energia e participar ativamente da transição energética, colocando a Bahia e país como protagonistas dessa história.
Prorrogadas inscrições do Enem
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 foram prorrogadas por uma semana e vão se estender até a próxima sexta-feira, dia 14. A medida foi anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza a prova. O Enem deste ano será aplicado em 3 e 10 de novembro.
Outras datas que integram o cronograma do exame também foram ajustadas. As solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social também vão até 14 de junho. O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito até 19 de junho.
Para fazer a inscrição é preciso acessar a Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/) com o login único do Gov.br. Quem não lembra a senha da conta pode recuperá-la a partir das orientações da própria plataforma. A aprovação da isenção da taxa ou da justificativa de ausência na edição de 2023 não significa que a inscrição para o Enem 2024 foi realizada automaticamente. É necessário se inscrever no exame para participar.
Capital mundial da música
A Escola de Música e Artes e a Sala de Espetáculos Letieres Leite, atualmente em obras e com previsão de serem inauguradas em 2025, no Comércio, abraçam a música e o legado do Maestro Letieres Leite, fortalecendo ainda mais Salvador como Cidade da Música. A criação deste novo equipamento é um marco no Complexo Cidade da Música, que visa solidificar Salvador como a capital mundial da música. A apresentação do projeto é nesta segunda-feira (10), a partir das 9h.
A homenagem ao maestro Letieres Leite, que faleceu em 2021, se dá não só pela sua atuação fundamental na construção da história da música feita em Salvador, a exemplo da criação da Orkestra Rumpillezz, que funde as matrizes percussivas do candomblé com o jazz, e o Rumpilezzinho, laboratório musical e socioeducativo voltado para jovens músicos, mas, sobretudo, pelo seu trabalho na criação do método Universo Percussivo Baiano (UPB).
300 vagas efetivas para Pessoas com Deficiência
A Americanas, uma das principais marcas empregadoras do País, aposta na diversidade como motor para o desenvolvimento do time e do negócio e está com inscrições abertas para mais de 300 vagas efetivas para Pessoas com Deficiência. As oportunidades são para operador de loja em todo o Brasil, assistente administrativo no escritório do Rio de Janeiro e para diversos cargos nos centros de distribuição localizados em Itapevi e Osasco (SP) e Gravataí (RS). Para se candidatar, os interessados precisam ter no mínimo 18 anos e ensino médio completo.
Não há exigência de experiência prévia, o que facilita a integração das pessoas que buscam o primeiro emprego. Além de salário compatível com o mercado, os contratados receberão treinamentos para capacitação profissional, acompanhamento do time de Gente, plano de saúde e odontológico com adesão imediata, vale-refeição ou alimentação nos centros de distribuição, vale-transporte, seguro de vida, Gympass e descontos em compras nos sites e apps das marcas Americanas, Submarino e Shoptime. Após o período de experiência, o benefício também será válido para compras nas lojas físicas.
Saídas temporárias dos presos
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pediu que o Supremo Tribunal Federal (STF) declare inconstitucional a lei que acabou com as saídas temporárias dos presos. Segundo a OAB, o poder público deve ajudar a ressocializar o detento e as chamadas 'saidinhas' são uma política eficiente de reintegração do detendo à sociedade.
Outro argumento usado pela Ordem é que a Constituição proíbe o retrocesso em direitos fundamentais. "No presente caso, o retrocesso em direitos fundamentais é tão acentuado que nem mesmo na época da ditadura militar o benefício era tão restrito", afirma a entidade na ação.
O Conselho Federal da OAB também sugere o uso de tornozeleiras eletrônicas para 'compatibilizar' o direito dos presos sem comprometer a segurança pública.
Antes da reforma na legislação, os presos com bom comportamento tinham direito de sair da prisão para visitar familiares, estudar e participar de atividades de retorno ao convívio social. Com a nova lei, as saídas temporárias foram limitadas a cursos profissionalizantes ou de ensinos médio e superior.
O ministro André Mendonça chegou a se manifestar sobre a reforma, em outro processo. Ele já defendeu que a mudança não vale para detentos que já estão presos, ou seja, não tem efeito retroativo.
8 milhões de CNI
A nova Carteira de Identidade Nacional (CNI) já foi emitida por 8 milhões de brasileiros, de acordo com o Ministério da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos (MGI). O documento segue o disposto da Lei nº 14.534/2023 e deve passar por transição gradual até o ano de 2032.
De acordo com o governo, a nova identidade possibilita "melhorar os cadastros administrativos, fortalecer as verificações das Forças de Segurança Pública e mitigar os problemas de fraudes no Brasil", através da unificação do registro geral (RG) nas unidades do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
Até o momento, 23 estados brasileiros já emitiram o documento, além do Distrito Federal. Por enquanto, Bahia, Roraima e Amapá são os únicos que ainda não apresentaram o modelo da nova identidade. A primeira via da CNI pode ser realizada de maneira gratuita, por meio do aplicativo GOV.BR, em formato digital ou de papel. A versão plastificada conta com cobrança por parte do órgão emissor.