11/06/2024 06h28
Foto: Divulgação
Campanha Mochila Cheia para Rio Grande do Sul
O governo do Rio Grande do Sul iniciou a campanha Mochila Cheia, para pedir a doação de livros e material escolar a crianças e jovens da rede estadual de ensino que foram afetados pelas enchentes do fim de abril e parte do mês de maio.
A meta da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) é arrecadar o suficiente para montar cerca de 100 mil kits escolares completos que possibilitem que os estudantes voltem às aulas em boas condições.
Entre os itens sugeridos para doação estão mochilas, cadernos, conjuntos de lápis de cor e canetas hidrocor, apontadores, giz de cera, caneta (azul, preta ou vermelha), estojos, lápis preto e lapiseiras, caixas de grafite, borrachas, calculadoras, réguas e squeezes (garrafas para transportar líquidos).
A direção-geral da Seduc fará a seleção e a organização dos donativos para compor cada kit, de acordo com idade e série escolar do beneficiário.
A secretaria estima que será necessário recompor o acervo mínimo em 138 bibliotecas escolares destruídas pelas enchentes nos municípios gaúchos. Para isso, são necessários 48.662 títulos de literatura brasileira e universal em bom estado. A intenção é arrecadar, aproximadamente, cinco exemplares por aluno e atingir a meta de 245.090 livros doados.
Por isso, a campanha estadual Mochila Cheia também aceitará livros de literatura infantojuvenil. A lista completa dos livros está disponível no site da Seduc.
Operação do Dia dos Namorados em Salvador
A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), segue com a Operação do Dia dos Namorados em Salvador até quarta-feira (12). Até o momento, já foram vistoriados mais de 60 estabelecimentos, sendo quatro deles notificados por irregularidades como ausências de informação de validade, ausência de informação de preço, falta de higiene e inadequação da lixeira.
O objetivo da ação é fiscalizar as condições de ofertas e identificar práticas abusivas de hotéis, lojas, floriculturas, sex shops, dentre outros estabelecimentos de diversos bairros de Salvador nos segmentos mais procurados neste período.
Os agentes realizam um trabalho preventivo, verificando a presença do Código de Defesa do Consumidor (CDC), dos avisos sobre álcool para crianças, tabela de preços, informações sobre formas de pagamento aceitas, presença de gerador e extintor, alvarás, validade dos produtos, cumprimento de ofertas, condições higiênicas do local e dos alimentos armazenados, além de outros aspectos conforme as normas do CDC.
Agricultura Irrigada
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada (Inovagri), Embrapa e Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem promovem, na quarta (12) e na quinta (13), o 3º Encontro de Agricultura Irrigada do Brasil Central na Universidade de Brasília (UnB).
A edição deste ano vai debater o tema "Agropecuária irrigada e a sustentabilidade do agronegócio" com produtores irrigantes e instituições dos setores público e privado.
O evento é gratuito e terá palestras, minicursos e uma feira de negócios com empresas, agências de fomento e associações. No estande da CNA, o público encontrará ações voltadas ao produtor rural com foco na irrigação.
O encontro vai receber também caravanas de estudantes de várias universidades do País, principalmente da região Centro-Oeste. Para participar, é necessário fazer inscrição.
Clique aqui e saiba mais.
Cursos gratuitos
Prefeitura de Salvador oferece, nesses meses de junho e julho, cursos gratuitos de capacitação profissional na área de empreendedorismo, dentro dos programas desenvolvidos pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). Neste mês de junho, por exemplo, o Protagoniza Jovem, da SPMJ, oferece quatro modalidades: Oficina de Fabricação de Sobremesas, Oficina de Fabricação de Cupcake, Oficina de Produção de Pães Especiais e Oficina de Minipizza.
As aulas são realizadas em parceria com o Senai e acontecerão no Subúrbio 360, em Coutos. Podem participar das atividades jovens de 15 a 29 anos com Ensino Fundamental incompleto. Os interessados devem fazer a inscrição até quarta-feira (12), através do site e enviar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e atestado de escolaridade – os menores de 18 anos também devem informar os dados do responsável pela inscrição. Os selecionados receberão auxílio transporte.
Nos dias 18 e 19, acontecem as oficinas de Fabricação de Sobremesas, das 8h às 12h; e de Minipizza, das 13h às 17h. Nos dias 20 e 21, será a vez das oficinas de Produção de Pães Especiais, das 8h às 12h, e de Produção de Cupcake, das 13h às 17h.
iOS 18
A Apple anunciou, durante o Worldwide Developers Conference 2024 (WWDC) o iOS 18, novo sistema operacionaldos iPhones.
O novo iOS trará melhorias como o aumento da privacidade para aplicativos, já que agora será possível trancar qualquer app, e a esperada personalização da tela inicial do smartphone — incluindo a mudança de cor até dos ícones.
O iOS 18 também ganhou recursos focados em segurança e privacidade, permitindo aos usuários bloquear e ocultar aplicativos — o que é útil para proteger apps de banco, por exemplo.
A maior novidade, entretanto, diz respeito à nova Siri, que está mais esperta graças à chegada da Apple Intelligence, Inteligência Artificial (IA) da marca. A atualização ainda trouxe melhorias nos aplicativos Fotos e Mensagens.
O iOS 18 deve ser liberado em setembro, quando a Apple tradicionalmente realiza o lançamento dos novos iPhones.
Golden Cross
Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aguarda esclarecimentos da Golden Cross sobre a suspensão da venda dos planos de saúde. A ANS disse que não recebeu pedido para essa suspensão e, por isso, a operadora não está autorizada a adotar a medida.
A ANS informou ainda que com relação à parceria para utilização da rede da Amil pelos beneficiários da Golden Cross, não há necessidade de autorização, já que isso é permitido por lei e normativos da saúde suplementar.
A Agência ressaltou que por não se tratar de transferência de carteira, nada muda no atendimento aos clientes e a Golden Cross continua responsável pela prestação de assistência. “As operadoras são obrigadas a oferecer aos beneficiários todos os serviços previstos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, de acordo com o contrato e dentro dos prazos definidos pela agência”.