Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

12/06/2024 06h31

Foto: Ilustrativa

‘Camisinha tá na Mão’

A ação ‘Camisinha tá na Mão’, promovida pela Secretaria da Saúde (Sesab), com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), visa alertar baianos e turistas sobre a importância da prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis e a prática do sexo seguro durante o período junino na Bahia.

Mais de 500 mil preservativos serão distribuídos em diversos municípios baianos, em locais de grande movimentação de pessoas. Durante as festas, promotores farão a entrega das camisinhas e panfletos com informações sobre prevenção e orientação.

A distribuição dos preservativos, entre esses masculinos e femininos, será realizada nos eventos que acontecerão no período dos festejos juninos, que começa dia 13 de junho e segue até 02 de julho, em Salvador e nos municípios de Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Cachoeira e Ibicuí.

São João da Bahia

Comemorado em praticamente todos os 417 municípios do estado, o São João da Bahia é considerado o maior do Brasil. Para orientar baianos e turistas sobre as características dos destinos que fazem a festa, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) montou um posto avançado de atendimento, no piso L2 do Shopping Paralela, em Salvador, com uma equipe técnica que oferece informações sobre a infraestrutura e atrações, nas 13 zonas turísticas da Bahia. O posto vai funcionar até o próximo dia 30, no espaço colaborativo do centro comercial, onde são vendidos produtos juninos.

Prêmio da Música Brasileira

A 31ª edição do Prêmio da Música Brasileira (PMB 2024) acontece, nesta quarta-feira (12), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A cerimônia, que será transmitida ao vivo pelo Canal Brasil, Globosat + Canais Ao Vivo e pelo canal do Prêmio da Música Brasileira no YouTube, a partir das 20h45, conta com vários baianos entre os indicados.

A edição deste ano terá Tim Maia como homenageado, com 11 apresentações inéditas de seus clássicos, interpretados por mais de 20 grandes nomes da música brasileira, como Marisa Monte, Ney Matogrosso e Seu Jorge. Este último, inclusive, se une a dois novos nomes baianos da música nacional, Rachel Reis e Melly.

O evento, com direção de José Maurício Machline e Giovanna Machline, premiará cantores, compositores, produtores e musicistas que mais se destacaram no decorrer de 2023, em 33 categorias. A apresentação fica por conta de Regina Casé, encarregada de capitanear um formato inspirado em programas de auditório, complementado pela dança e cenografia assinada por Gringo Cardia. A premiação contará ainda com arranjos musicais de Pretinho da Serrinha.

Turnê “Eu ofereço Flores”

Roberto Carlos anunciou agenda de shows para o mês de julho. Na Bahia, o cantor apaixonado se apresenta com a turnê “Eu ofereço Flores”, nas cidades de Feira de Santana e Vitória da Conquista.

O anúncio foi feito através das redes sociais do artista. A primeira apresentação acontecerá no dia 18 de julho, em Vitória, no estádio Municipal Lomato Júnior, já em Feira, será no dia 12 de julho, na Arena Cajueiro.

Os ingressos estarão disponíveis para compra a partir desta quarta-feira (12), Dia dos Namorados, para apresentação de Vitória, e para Feira, a partir da próxima sexta (14), às 12h.

Novo sistema de estacionamento

O Salvador Shopping vai lançar, neste mês, um novo sistema de estacionamento. A tecnologia contempla a leitura de placas e será implantada para otimizar a saída dos veículos e melhorar a fluidez do tráfego. Ao chegarem, os clientes vão retirar um ticket nas entradas e farão o pagamento através da leitura do código de barras, digitando a placa do veículo nos terminais de autoatendimento ou através do aplicativo do Salvador Shopping (disponível em Android e IOS).

Com isso, a saída de veículos será automática, tendo em vista que o novo sistema fará a leitura da placa do veículo assim que ele se aproximar da cancela, liberando a passagem sem a necessidade de inserir ou aproximar o ticket na máquina. Este novo método vai tornar a experiência de estacionamento.

O shopping vai utilizar a tecnologia desenvolvida pela empresa WPS que disponibiliza a LPR (License Plate Recognition) – reconhecimento de placa através de uma câmera especial, permitindo maior controle no acesso, uma vez que todo o processo é feito a partir da captação de imagens, com geração automática dos dados.

Semana Estadual de Conciliação

Conflitos relacionados a temas como pensão alimentícia e renegociação de dívidas poderão ser resolvidos através de audiências de conciliação, a ação faz parte da Semana Estadual de Conciliação, organizada pelo Tribunal de Justiça da Bahia, em Salvador. O evento ocorre até a quinta-feira (14).

Pessoas com questões judicializadas ou que desejam iniciar um processo no órgão, podem solicitar a audiência de conciliação através do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc). As audiências serão realizadas entre 9h e 17h. Para facilitar os atendimentos, durante esta semana o TJBA terá um ônibus itinerante do Cejusc no estacionamento do Dique do Tororó. Além disso, há sedes Cejusc em diversos bairros de Salvador, como Nazaré e Campo da Pólvora.

Podem ser levadas para conciliação conflitos nas áreas de: divórcio, pensão alimentícia, guarda, reconhecimento espontâneo de paternidade, renegociação de dívidas e questões de vizinhança

O famoso “gato”

Apesar de menos populosa, a Bahia superou São Paulo e Minas Gerais e é o 9º estado brasileiro onde se mais furta energia, através do famoso “gato”, com 14,2% do total fornecido. Como se não fosse suficiente, nos quatro primeiros meses de 2024, a Neoenergia Coelba registrou 321 ocorrências de furtos de cabos, impactando diretamente mais de oito mil pessoas.

Nacionalmente, o volume de energia elétrica furtada foi recorde em 2023, ultrapassando a geração da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, a segunda maior do País, segundo dados da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), com base em informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No ano passado, o equivalente a 16,9% da energia efetivamente fornecida e faturada no país foi furtado.

O cenário dos “gatos” impacta diretamente nas contas de luz dos consumidores, já que resulta numa tarifa mais alta, mas, todo ano, a Aneel analisa os processos de revisão tarifária das empresas e, caso a perda real seja superior à meta daquele ano, a distribuidora fica proibida de repassar todos os custos com os “gatos” para os consumidores.