18/06/2024 06h29
Foto: Divulgação
II Fórum Nacional da Economia do Mar
A capital baiana receberá um importante encontro para debater sobre a economia marítima. No dia 20 de junho, a cidade sediará o II Fórum Nacional da Economia do Mar, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).
Desenvolvido pela Marinha do Brasil, o evento apresentará o Planejamento Espacial Marinho (PEM), contando com o apoio do Ministério Público Federal, Companhia das Docas do Estado da Bahia - Codeba e de empresas do setor. O projeto busca explorar o território brasileiro submerso, principalmente a Zona Econômica Exclusiva (Amazônia Azul), uma área de 5,7 milhões de km². Além disso, durante o fórum serão discutidas as novas tecnologias utilizadas nos setores de portos, logística, indústria naval, óleo e gás, turismo e navegação náutica na região.
Organizada pela Associação Comercial da Bahia (ACB), a ocasião ainda pretende facilitar o acesso de informações sobre instituições que operam na Baía de Todos os Santos. Também será abordada a garantia jurídica para a regulamentação da Economia do Mar, integrando-a às práticas de governança socioambiental e alinhando-se aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.
Terça Musical
A Camerata Quarteto Novo, da Orquestra Sinfônica da Bahia preparou um repertório especial para a edição da Terça Musical do mês de junho, que será realizada nesta terça-feira (18), às 15h, no Cinema do Museu, no Museu Geológico da Bahia, com entrada gratuita.
Campanha Junho Violeta
Para arrecadar fraldas geriátricas, perfumes, sabonetes, creme dental, escova bucal, entre outros itens de higiene e vestimenta, a Superintendência de Prevenção à Violência (Sprev) está com pontos de coleta nos prédios da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
A ação faz parte da programação da Campanha Junho Violeta, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, que foi no último dia 15.
As urnas de coleta estão disponíveis na sede da Sprev, no Centro de Operações e Inteligência (COI) e no prédio administrativo da SSP.
As doações serão encaminhadas ao Abrigo São Gabriel para Idosos de Deus, localizado no bairro de Boa Viagem, em Salvador, e podem ser realizadas até o dia 28 deste mês.
Aprender novos idiomas
Interessados em aprender novos idiomas contam com até 25% de abatimento no valor dos cursos regulares de idiomas. O benefício, fruto da parceria entre Clube de Desconto com a Bluebird Idiomas, é válido para servidores estaduais e dependentes, beneficiários do Planserv, funcionários do Ministério Público (MP), dos tribunais de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM).
O valor ofertado pela empresa é de 20% em todas as parcelas dos cursos de inglês, francês, espanhol e alemão, mas fazendo a inscrição até o dia 26 de junho, não será cobrada taxa de matrícula, e você ainda garante um desconto promocional de 25% nos cursos de inglês e de 10% no material didático.
As aulas podem ser realizadas presencialmente ou a distância, com ensino individual ou em turmas. Para ter acesso ao abatimento, os servidores devem apresentar dados do contracheque, documento de identidade ou crachá funcional no ato da inscrição. Beneficiários do Planserv devem inserir as informações da carteira virtual.
A instituição de ensino está localizada na Av. Dom João VI, 342 – Loja 12, no Brotas Boulevard (ao lado do Colégio Nossa Senhora da Conceição). Mais informações através do site: https://www.bluebirdidiomas.com.br/; dos telefones: (71) 3035-8888 (fixo e WhatsApp) ou celular (71) 99404-1415 / e-mail: [email protected].
Sítios arqueológicos na Bahia
A pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal determinou que a União, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o município de Morro do Chapéu adotem medidas urgentes para preservação dos sítios arqueológicos de Paxola e Pedra do Lorde.
A decisão, assinada em 7 de junho, prevê 30 dias para o cumprimento das medidas, sob pena de definição de multa diária.
Segundo a ação, ajuizada pelo procurador da República Gabriel Dalla Favera de Oliveira, em um relatório técnico de 2012, o Iphan concluiu que havia absoluta desproteção dos dois sítios arqueológicos, que vem sofrendo prejuízos irreversíveis causados por vandalismo, pichações, acúmulo de lixo e crescimento urbanístico na área próxima.
O procurador concluiu que, apesar de informado, o instituto não resolveu as questões de manutenção e preservação dos espaços. “Não obstante tenha constatado a degradação ambiental, não houve a adoção de qualquer outra medida por parte do Iphan no sentido de recuperar e conservar as áreas degradadas”.
ESG Challenge
As inscrições para os competidores do ESG Challenge, primeiro hackathon da Autoridade Portuária de Santos (APS), se estendem até o dia 24 de junho. A APS já colocou no ar o site do seu "ESG Challenge", cuja temática é voltada, exclusivamente, para o tema. O regulamento do evento encontra-se no site. O evento tecnológico será realizado nos dias 29 e 30 de junho, das 09 às 17 horas, no Parque Tecnológico de Santos.
Este é o momento para estudantes, startups, jovens empreendedores e demais interessados em desenvolvimento tecnológico apresentarem soluções inovadoras para desafios reais enfrentados pelo Porto de Santos. O evento abordará temas relacionados ao espectro ESG (ambiental, responsabilidade social e governança corporativa).
Os vencedores terão um período de incubação no Parque Tecnológico de Santos, com forma de incentivar o desenvolvimento da solução conceitual apresentada nos dias do evento.
O evento é uma parceria da APS, Sebrae e Parque Tecnológico de Santos. Acesse o site: https://esgchallenge.portodesantos.com.br/
Arraiá da Sustentabilidade
O Arraiá da Sustentabilidade vai movimentar as escolas da rede estadual da Bahia até o próximo sábado (21). O evento é promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado (Secult-BA), para apoiar as atividades escolares relacionadas à cultura nordestina e estimular o respeito à história e a preservação das memórias e tradições.
A iniciativa de realizar o Arraiá da Sustentabilidade marca o encerramento do primeiro semestre na rede estadual de ensino, alinhada com a temática proposta para o ano letivo de 2024 – ‘Aprendizagem para cidadania, liberdade e democracia’ – , além de promover o diálogo com a Agenda 2030, na valorização dos povos e das comunidades tradicionais, em uma perspectiva sustentável.
Em todas as atividades programadas, incluindo gincanas juninas, e desfiles de carroças, além do incentivo ao protagonismo dos estudantes, se destaca a prática das propostas sugeridas pelo Arraiá da Sustentabilidade. Também serão reutilizados e reciclados os materiais que vão ser inseridos na criação dos alunos para a elaboração dos cenários e elementos que compõem a decoração e as fantasias típicas do São João.
Concurso para a Carreira de Diplomata
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) autorizou a realização de um novo Concurso para a Carreira de Diplomata, na classe de terceiro-secretário, com realização prevista até o final do ano. Serão oferecidas 50 vagas para a carreira, que exige nível superior completo em qualquer área, e proporciona ganhos iniciais de R$ 20.926,98.
A primeira fase do concurso será composta por prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com questões de Língua Portuguesa, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Língua Inglesa, Política Internacional, Economia e Direito.
Passarão para a segunda fase os candidatos mais bem classificados na primeira etapa, em número a ser definido no edital.
A segunda etapa consistirá de provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, composta de questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História do Brasil, Política Internacional, Geografia, Economia, Direito, Língua Espanhola ou Língua Francesa.
Abolição de Armas Nucleares
A Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares (Ican) afirmou que os nove países com armas nucleares (Rússia, Estados Unidos, França, Índia, China, Israel, Reino Unido, Paquistão e Coreia do Norte) gastaram um total combinado de 91,4 bilhões de dólares em seus arsenais em 2023, um aumento de 13% em relação ao ano anterior.
O grupo de ativistas com sede em Genebra, que em 2017 ganhou o Prêmio Nobel da Paz, disse que os números mostram um aumento de 10,7 bilhões de dólares nos gastos globais com armas nucleares entre 2022 e 2023, com os Estados Unidos respondendo por 80% desse aumento. A participação dos EUA nos gastos totais, de 51,5 bilhões de dólares, é maior do que a de todos os outros países com armas nucleares juntos.
O segundo país que mais gastou foi a China, com 11,8 bilhões de dólares, e a Rússia foi o terceiro, com 8,3 bilhões de dólares.
Anúncios com indícios de conteúdo ilícito
A Secretária Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça emitiu uma medida cautelar determinando que o Facebook modere e remova “anúncios com indícios de conteúdo ilícito, com propósito de golpes e fraudes aos consumidores, no contexto da calamidade no território do Estado do Rio Grande do Sul”.
O despacho também determina a preservação de dados, registros e mecanismos de transparência; além da apresentação de relatório de transparência sobre as medidas adotadas, sobre os procedimentos de análise realizados previamente à veiculação dos anúncios e sobre as medidas punitivas aplicadas aos usuários da plataforma digital que desrespeitaram a legislação.
“O descumprimento de quaisquer das medidas elencadas sujeita a representada à imposição de multa diária no montante de R$ 150 mil pelo descumprimento, que incidirá até o cumprimento integral da medida”, completa a decisão.