09/07/2024 06h32
Foto: Divulgação
Bahia começa a emitir Carteira de Identidade Nacional (CIN)
A Bahia vai começar a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento para substituir o Registro Geral (RG), a partir desta terça-feira (9). A emissão será realizada nos postos SAC Pituaçu e Salvador Shopping.
A primeira via será gratuita para todos os cidadãos e poderá ser solicitada pelo site ou aplicativo ba.gov.br. O novo documento será emitido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) através do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM). Ele terá um número unificado com o Cadastro de Pessoa Física (CPF).
O lançamento oficial será às 8h30, com presença do governador Jerônimo Rodrigues, no SAC do Terminal Pituaçu.
No começo do projeto, a identificação será realizada em dois postos na capital, com restrição de público. De acordo com o DPT, o objetivo é avaliar o fluxo de atendimento para as Novas Carteiras de Identidade emitidas na Bahia.
Até o início de junho, 23 estados brasileiros, além do Distrito Federal, haviam iniciado a emissão da nova Carteira de Identificação Nacional, que substitui os modelos atuais, com validade até 2032.
Com o novo documento, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) passa a ser o único número válido para identificação do cidadão nos bancos de dados dos serviços públicos em território nacional.
Inova Talentos
O programa Inova Talentos está com 161 vagas abertas em julho, com bolsas de até R$ 8,4 mil para pesquisadores. Criado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o Inova Talentos possibilita que profissionais de diferentes áreas e com diferentes níveis de formação atuem em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) dentro da indústria.
As oportunidades são para técnicos, graduados, mestres e doutores. As vagas estão disponíveis no Acre, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Além de vagas presenciais, há opções híbridas e remotas.
As oportunidades deste mês abrangem áreas como administração, marketing, publicidade, química, engenharias, mecânica, ciência da computação, matemática, contabilidade, economia, gestão empresarial, farmácia, biologia, biomedicina, estatística, física, psicologia, entre outras.
Bora Bahêa Meu Bairro
A Neoenergia e o Esporte Clube Bahia SAF formalizaram o apoio da empresa ao projeto social do clube, o ‘Bora Bahêa Meu Bairro’. A parceria tem como objetivo fomentar ações sociais e educativas nas comunidades voltadas ao uso eficiente da energia elétrica. O convênio também contribuirá com a expansão do projeto a outras oito comunidades de Salvador, totalizando 11 bairros beneficiados.
Cerca de 40 crianças atendidas pelo projeto social visitaram o Museu de Energia durante a cerimônia e acompanharam um show exclusivo dos personagens Paxuá, Paramim e Baraúna.
Na parceria com a Neoenergia, as ações de conscientização sobre o uso consciente da energia elétrica buscam educar as crianças para transformá-las em multiplicadores sobre o assunto. O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da empresa, regulado pela Aneel.
A parceria com a Neoenergia permitirá que o projeto chegue a outras oito comunidades, alcançando 11 campos de futebol em Salvador. O Bora Bahêa Meu Bairro integra o ‘Bahia nas Comunidades’, programa que busca promover vidas mais saudáveis por meio do futebol, aumentando o acesso gratuito e seguro ao esporte para jovens da capital e arredores.
Dia da Revolução Constitucionalista
Nesta terça-feira (9) os paulistas comemoram o Dia da Revolução Constitucionalista. O feriado, válido apenas para o estado de São Paulo, relembra o movimento organizado pelo Partido Republicano Paulista (PRP) contra o presidente Getúlio Vargas.
O motim, de 1932, marca o início dos movimentos armados realizados por São Paulo, Mato Grosso e Rio Grande do Sul para derrubar o governo provisório de Vargas e criar uma Constituição.
O dia virou feriado em 1997, com a aprovação da Lei Estadual 9.497, que instituiu o 9 de julho como Data Magna de São Paulo.
Apesar de não ser um feriado nacional, esta será uma das poucas oportunidades de pausa neste ano para quem vive no estado de São Paulo.
Estágio em manutenção civil
CCR Metrô Bahia está com seleção aberta para estágio em manutenção civil. A vaga é afirmativa, destinada para pessoas com deficiência que estejam cursando Ensino Superior em Engenharia Civil. Para concorrer à vaga, além de estar cursando a formação exigida, os candidatos devem possuir experiência intermediária com o Pacote Office e conhecimentos básicos em Power BI.
No entanto, aqueles que apresentarem um nível avançado no Pacote Office; conhecimentos intermediários a avançados em Power BI, planejamento de manutenção, ferramentas de qualidade (FMEA, 8D, 5porques, Ishikawa), elaboração e análise de dados por meio de gráficos e estatísticas, além de habilidade com Ms Project, terão uma vantagem significativa na disputa pela vaga.
O candidato aprovado no Programa de Estágios do Grupo CCR recebe bolsa- auxílio, assistência médica e odontológica, seguro de vida, vale-refeição e/ou alimentação, folga no dia do aniversário, Gympass e acesso ao programa Viva Bem, visando a saúde e bem-estar do estagiário.
Os interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever, gratuitamente, no site da concessionária (www.ccrmetrobahia.com.br) até o dia 12 de julho.
Acelera Iaô
Com foco em empreendimentos liderados por pessoas negras, o Acelera Iaô oferece serviços gratuitos de fotografia e design gráfico na Fábrica Cultural, no bairro da Ribeira, em Salvador. O agendamento pode ser feito através de formulários disponíveis no site https://fabricacultural.org.br/.
A iniciativa tem como objetivo favorecer o surgimento, o amadurecimento de ideias e negócios em rede, promovendo encontros de empreendedores negros que compartilham de vivências e estéticas semelhantes. Os serviços serão realizados no Iaô Espaço de Criação, que conta com um Coworking, salas multiuso, estúdio, copa colaborativa e showroom para exposição de produtos de marcas aceleradas pelo programa Acelera Iaô.
Atendimento da Defensoria Pública
Mais de 2 mil quilômetros serão percorridos pela Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) em julho, até a Bacia do Rio Grande, no oeste baiano, para levar serviços e orientações jurídicas gratuitas a quem não tem condições de pagar advogados. A Expedição ao Oeste ocorre de 8 a 19 de julho e percorrerá sete cidades: Mansidão, Santa Rita de Cássia, Riachão das Neves, São Desidério, Baianópolis, Cotegipe e Wanderley.
Os atendimentos serão feitos das 8h às 15h em São Desidério e Baianópolis e das 8h às 16h nos demais municípios. A Defensoria atuará nas resoluções extrajudiciais de conflitos – ou seja, nas questões que possam ser solucionadas por meio de acordos dos mais diversos tipos: divórcios, pensão alimentícia, regulamentação de guarda e visita de filhas(os), correção de documentos, demandas de saúde e consumidor, entre outras questões.
As pessoas serão atendidas por ordem de chegada e deverão apresentar documentos básicos, como RG, CPF e comprovante de residência, além de toda documentação necessária para a resolução da demanda. Para pessoas sem o nome do pai no registro de nascimento, a DPE/BA faz exames de DNA gratuitos por meio da Ação Cidadã Sou Pai Responsável e, nestes casos, é preciso apresentar a certidão de nascimento da criança e indicar o suposto genitor.