29/07/2024 06h33
Foto: Ilustrativa
Governança para Startups
Como a governança pode ajudar a enfrentar os desafios a serem superados pelas startups? Esse é o objetivo do projeto de Governança para Startups, promovido pelo Hub LightHouse, junto com o Sebrae, StartVc e a Ruy Andrade Advocacia Empresarial, em parceria com a Alfa Consultoria e a Faculdade Baiana de Direito. Através de um ciclo mensal de eventos, os encontros irão acontecer todos os meses, até outubro e trarão discussões relevantes sobre o tema de governança para o campo de investimento em startups, tendo como público empreendedores e investidores.
E o primeiro encontro, que acontece na sede do Hub LightHouse (Edifício Civil Towers, no Costa Azul), nesta segunda-feira (29), traz como tema “Introdução à Governança e os desafios especiais das Statups”.
O evento terá início a partir das 17 horas e os convidados que irão palestrar sobre o tema serão: Lucas Legnare, Diretor de Expansão e Parceria do IBGC; Ruy Andrade, Sócio da Ruy Andrade Advocacia Empresarial; Dalle Matos, CFO Petrobahia; e Alexandre Darzé, Sócio da Lighthouse Investimentos.
A dinâmica contará com uma apresentação inicial; mesa redonda para discussão moderada; interação com o público e happy hour. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através deste site.
Profissionais de Psicologia e Pedagogia
Entre esta segunda-feira (29) e 2 de agosto, a Universidade Salvador (UNIFACS) oferece uma série de cursos de férias voltados para estudantes e profissionais das áreas de Psicologia e Pedagogia. Cada participante poderá se cadastrar gratuitamente em até dois cursos. As aulas serão ministradas no Campus Tancredo Neves (CTN), no bairro Caminho das Árvores, na capital baiana. As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://www.even3.com.br/cursos-de-ferias-psicologia-unifacs-2042-474324/
Dentre os cursos ofertados pela instituição, estão: Contribuições da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) Focada no Trauma para a Socialização Emocional e Étnico-racial de Crianças Negras; Técnicas de TCC para crianças; Competência socioemocional na educação infantil; Violência e Trauma: Perspectivas cruzadas entre psiquiatria e psicanálise; Vínculos do indivíduo com o trabalho e a organização; Redes sociais e crianças/adolescentes: Interfaces entre a Psicologia, a Comunicação e o Consumo e Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica.
Seção ou local de votação
O prazo para determinado grupo de eleitores alterar temporariamente a seção ou local de votação dentro do mesmo município termina no dia 22 de agosto. A data está prevista no calendário eleitoral para as eleições municipais de outubro.
O prazo vale para eleitores que são presos provisórios, militares das Forças Armadas, policiais militares, federais e rodoviários e guardas municipais que estarão em serviço no dia do pleito.
Também podem fazer o requerimento pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, indígenas, quilombolas e integrantes de comunidades tradicionais, além de juízes eleitorais e servidores da Justiça Eleitoral.
Os interessados devem preencher um formulário específico com número do título de eleitor, nome e local e os turnos que pretende votar. O documento deve ser encaminhado para a Justiça Eleitoral até o prazo final, devendo ser assinado pelo comando do respectivo órgão.
O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.
Mais detalhes sobre a transferência temporária de local de votação podem ser obtidos no site do TSE.
Reforma tributária
A Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) promoverá, no próximo dia 30 de julho, encontro virtual com jornalistas para esclarecer quais serão os principais impactos que a reforma tributária trará para a população e as empresas brasileiras. Durante a reunião, que ocorrerá a partir das 10h, por meio de encontro online exclusivo para os jornalistas. Outro assunto de destaque será o Simples Nacional nesse novo contexto. À frente da ação estará o presidente Daniel Coêlho e o diretor Diogo Chamun.
Entre os pontos defendidos pela Fenacon está que fomentar o Simples Nacional é incentivar o início da atividade empreendedora no Brasil dentro da formalidade e com condições de desenvolvimento dos negócios, da inovação, da inclusão social, geração de renda e empregos. Por outro lado, de acordo com o texto aprovado da Reforma Tributária (Emenda Constitucional 132), o crédito das empresas adquirentes do Simples Nacional será limitado ao valor cobrado no regime de arrecadação simplificada, muito menor que a alíquota dos futuros tributos, Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), previstos na Reforma Tributária.
Segundo a Fenacon, o Simples Nacional é responsável, atualmente, por 92% dos empreendimentos nacionais, gerando 70% dos empregos do país. Além disso, são 20 milhões de empresas no Brasil que atuam com base nesse regime tributário. Como proposta para que as empresas do Simples Nacional não sejam prejudicadas, a Fenacon alerta sobre o repasse do crédito integral da CBS/IBS na aquisição de bens e de serviços das empresas optantes do Simples Nacional,
Concurso Público Nacional Unificado
As provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) começarão a ser distribuídas a partir de 3 de agosto até a véspera da aplicação do certame, em 18 de agosto. Mais de 2,1 milhões de candidatos prestarão o concurso em 228 municípios das 27 unidades da federação.
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pela aplicação do concurso, as provas estão armazenadas em local não divulgado por questões de segurança, certificado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e já usado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para armazenar as provas de edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os mais de 18,7 mil malotes de provas do concurso estão guardados há cerca de três meses, desde o adiamento do certame, devido à situação de emergência no Rio Grande do Sul provocada pelas fortes chuvas que prejudicaram os candidatos que fariam as provas no estado. A data prevista no edital inicial era 5 maio.
Reocupação dos centros urbanos degradados
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) reúne, na capital baiana, autoridades, empresários e especialistas para discutir estratégias para a reocupação dos centros urbanos degradados no Brasil.
A proposta é mapear iniciativas bem-sucedidas, gargalos e oportunidades para engajar as diversas instâncias do poder público e a iniciativa privada em um movimento ordenado para melhorar a qualidade de vida nas cidades.
O Encontro com o Poder Público –Reocupação de Centros Urbanos Degradados acontece na próxima quinta-feira (01), dentro da programação do 2º ConstruNordeste, no Centro de Convenções Salvador.
O evento de lançamento do projeto é promovido pela CBIC com o Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia – Sinduscon-BA, e conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA) e do Serviço Social da Indústria (Sesi).
Transformação digital
A Bahia acaba de garantir lugar de destaque em duas premiações nacionais da área de transformação digital. O Estado está entre os finalistas das edições 2024 do “Prêmio de Excelência em Governo Digital” e do “Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital”, ambos promovidos pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação. Os vencedores de cada premiação serão conhecidos durante o Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública, que acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, no Rio de Janeiro.
Entregue anualmente, o Prêmio ABEP-TIC de Excelência em Governo Digital visa reconhecer e incentivar projetos e soluções de governo digital nas administrações públicas federais, estaduais e municipais, além de divulgar iniciativas que, com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação, modernizem a gestão pública em benefício do cidadão. Este ano, o projeto baiano reconhecido pela premiação é o da plataforma de serviços públicos digitais ba.gov.br (http://www.ba.gov.br).
Desenvolvida pela Companhia de Processamento de Dados do Estado para a Secretaria da Administração do Estado, a plataforma é finalista na categoria “Melhor solução de Governo Digital orientada ao cidadão”, concorrendo com o Programa de Unificação da Consulta de Viabilidade Urbano-Ambiental, da Prefeitura Municipal de Minas Gerais, e com o projeto “Meu PEP”, da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás.
Já o Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Digitais é um ranking de competitividade dos estados, definido com base em pesquisas e indicadores. Este ano, a Bahia já está confirmada entre os cinco estados com melhor classificação no ranking. A pontuação final, no entanto, só será conhecida durante a premiação.
Seguros
Os seguros residenciais, que protegem os clientes em casos do imóvel ser atingido por raios, fortes chuvas ou outros danos causados por terceiros, foi o mais contratado pelos baianos em 2024.
Segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), houve um aumento de 18,9% nas buscas só no primeiro quadrimestre deste ano – isto comparado ao resultado do mesmo período no ano passado.
O seguro de vida e empresarial também apresentaram uma elevação nas contratações. O índice chegou a crescer 10,8% e 9,5% para cada categoria, respectivamente.
Entenda como cada um funciona
Seguro Residencial: Este tipo de seguro oferece proteção para sua casa contra uma variedade de riscos, como incêndios, roubos, danos causados por fenômenos naturais (como tempestades ou inundações) e responsabilidade civil.
Seguro de Vida: O seguro de vida proporciona segurança financeira para seus beneficiários no caso de seu falecimento. Ao pagar uma taxa regularmente, você garante que seus entes queridos recebam um benefício monetário, conhecido como indenização, que pode ajudar a cobrir despesas como hipoteca, educação dos filhos, contas e outras necessidades diárias.
Seguro Empresarial: Esse tipo de seguro protege empresas contra perdas financeiras relacionadas a danos materiais, responsabilidade civil, interrupção de negócios devido a eventos inesperados, como incêndios, vandalismo, roubo ou litígios. Ele é essencial para ajudar as empresas a se recuperarem rapidamente e minimizarem impactos financeiros significativos em caso de imprevistos.