Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

14/08/2024 06h30

Foto: Divulgação

Mulheres são maioria de inscritos no Concurso Nacional Unificado

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da banca organizadora, a Fundação Cesgranrio, aplicará as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) no domingo (18) em todo o Brasil, a 2.114.128 inscritos.

Dos participantes, 1.118.404 declararam ser do sexo feminino e outros 925.741 candidatos declararam ser do sexo masculino. No entanto, o MGI ressalta que a declaração de gênero não era obrigatória no ato de inscrição e, por isso, nem todos os inscritos preencheram esse campo do questionário.

Entre os concorrentes das 6.640 vagas do certame para 21 órgãos da administração pública federal, 415.496 candidatos declararam ser negros (pardos e pretos); 43.926 declararam ser pessoas com deficiência (PCD) e outros 10.394 candidatos declaram ser indígenas.

Alçar novos voos

Uma oportunidade para quem quer investir no futuro, transformar a carreira e alçar novos voos. Assim promete ser o Super Plantão de Matrículas da Universidade Salvador (Unifacs). Com bolsas de até 80%, a ação vai acontecer nesta quarta-feira (14), das 09h às 18h, no Campus Tancredo Neves, em Salvador, e no Campus Santa Mônica, em Feira de Santana. A ação abarca várias graduações oferecidas pela universidade.

Pensado para aqueles que desejam ingressar no ensino superior, seja por meio de uma segunda graduação, transferência ou retorno aos estudos, durante o Super Plantão, os interessados vão poder conversar diretamente com os coordenadores dos cursos, tirar dúvidas sobre as diversas áreas de formação e conhecer mais sobre as oportunidades e vantagens oferecidas pela Unifacs, integrante da Ânima Educação.

Nesse dia, aqueles que possuem débitos com a universidade também vão poder negociá-los com condição diferenciada.

Preço da Hora Bahia

O Preço da Hora Bahia lançou uma nova versão do aplicativo, que já está disponível para os usuários do sistema operacional Android. A grande novidade é que será possível criar contas pessoais, vinculadas a um e-mail. Dessa forma, todas as informações de produtos, estabelecimentos favoritos, listas de compras e filtros podem ser levadas para um novo aparelho celular e não serão perdidas quando uma nova versão do aplicativo for lançada.

A disponibilização da nova versão será realizada de forma gradativa para os usuários. Em uma próxima etapa, as novidades também chegarão para quem usa o IOS (iPhone). De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), que gerencia o Preço da Hora Bahia, a criação de uma conta não é necessária para continuar utilizando o app, mas é altamente recomendada, pois, no futuro, novas funcionalidades para os usuários dependerão dessa conta.

O aplicativo ajuda consumidores a economizar na hora das compras, localizando melhores preços para mais de 500 mil produtos em estabelecimentos comerciais da Bahia. O Preço da Hora Bahia está disponível gratuitamente para Android e IOS ou pelo site precodahora.ba.gov.br.

Carteira de Identidade Nacional

Quem mora no interior da Bahia poderá emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento que vai substituir a emissão de Registro Geral (RG), a partir da próxima quinta-feira, dia 15 de agosto. Inicialmente, serão seis municípios interioranos contemplados: Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Irecê, Itabuna e Barreiras.

Os postos são SAC Feira I e II, Conquista I e II, Ilhéus, Irecê, Itabuna e Barreiras.

A ampliação da Carteira de Identificação Nacional (CIN) começou por cinco postos na capital e dois na Região Metropolitana de Salvador, no dia 1º deste mês: SAC Barra, Bela Vista, Shopping da Bahia, Comércio e Uruguai, na capital; e Camaçari e Lauro de Freitas, na RMS.

A partir da última quinta-feira (8), outros quatro postos da capital e dois da RMS foram adicionados à lista: SAC Cajazeiras, Liberdade, Pau da Lima e Periperi, em Salvador; e também Candeias e Simões Filho (Shopping Multicenter Empresarial), na Região Metropolitana.

Aquecimento

Continente se aquece mais rapidamente do que outras partes do mundo, o que gera novas ameaças à saúde da população. Ao mesmo tempo, medidas de adaptação ao aquecimento global se mostram eficazes em reduzir os riscos. Um estudo realizado por um grupo de cientistas na Espanha concluiu que mais de 47 mil pessoas morreram na Europa em consequência das altas temperaturas em 2023, o ano mais quente em todo o mundo desde o início dos registros globais.

Os dados resultam de um estudo de modelagem liderado pelo Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal) publicado na segunda-feira (12) no jornal científico Nature Medicine. A pesquisa também sugere que a sociedade parece ter conseguido se adaptar ao calor, diminuindo os riscos à população.

A equipe utilizou dados do Escritório Europeu de Estatísticas (Eurostat) sobre 96 milhões de mortes para calcular a mortalidade associada ao calor em 823 regiões de 35 países europeus no ano passado. Segundo a estimativa, foram 47.690 óbitos em decorrência das altas temperaturas em todo o continente, sendo esta a segunda taxa mais alta de mortalidade associada ao calor desde o início das estimativas, em 2015. O maior índice foi registrado em 2022.

Os pesquisadores concluíram que os maiores índices foram registrados nos países do sul da Europa. Grécia (383 mortes por milhão de habitantes), Bulgária (229), Itália (209) e Espanha (175) possuem as quatro maiores taxas de mortalidade relacionada ao calor. A Alemanha, em contraste, teve 76 mortes associadas às altas temperaturas.