Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

16/08/2024 06h36

Foto: Divulgação

Cacique Juvenal Payayá

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) vai realizar a cerimônia de outorga do título de Doutor Honoris Causa ao líder indígena Juvenal Teodoro da Silva, o Cacique Juvenal Payayá, nesta sexta-feira (16), às 10h, no Território Indígena Payayá, localizado na Estrada Cabeceira do Rio, em Duas Barras, no município de Utinga, região da Chapada Diamantina. É a primeira vez que uma instituição brasileira realiza a cerimônia de concessão do título a uma liderança indígena em seu próprio território.

A solenidade acontecerá em sessão do Conselho Universitário (Consu) e será presidida pela reitora Adriana Marmori, com a participação de todos os membros do conselho. Entre os convidados estão caciques e lideranças indígenas como o ambientalista Ailton Krenak.

“Cara do Futuro’’

Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, está com as inscrições abertas para o seu programa de Trainee, intitulado “Cara do Futuro’’. A companhia centenária está com 33 vagas abertas para atuação nas áreas Florestais, Industriais e Corporativas, disponíveis nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia, Espírito Santo e Maranhão. Para participar do processo de seleção, os(as) candidatos(as) precisam ter concluído o curso superior entre dezembro de 2022 e dezembro de 2024.

O processo de seleção é 100% online e conta com etapas de aderência de fit cultural – avaliação do perfil do(a) candidato(a) com a cultura da empresa –, desafios online, dinâmicas com o time de Gente e Gestão, painéis e entrevistas com a liderança Suzano. O resultado do processo seletivo será divulgado na segunda quinzena de novembro deste ano, com previsão de início das atividades em 20 de janeiro de 2025.

As inscrições para o Programa “Cara do Futuro’’ estão abertas até 13 de setembro e devem ser feitas pelo site: https://www.suzano.com.br/trabalhe-conosco/trainee.

Caravana de Paraquedismo da Skydive

Um dos cenários mais paradisíacos da Bahia, Praia do Forte, em Mata de São João, vai receber duas edições da Caravana de Paraquedismo da Skydive, entre os meses de agosto e setembro.

O evento acontece entre esta sexta-feira (16) e domingo (18) e entre 30 de agosto e 1º de setembro.

Segundo a Skydive, os saltos para iniciantes são duplos (conectados a um instrutor), não é necessário fazer curso antes, apenas havendo algumas instruções no dia do salto.

Após a instrução no solo, um voo decola, com duração de aproximadamente 20 min até o salto. O mergulho em queda livre dura cerca de 50 segundos até o instrutor comandar o paraquedas.

A idade mínima para fazer o salto duplo é de 12 anos, acompanhado pelo responsável legal.

Mais informações podem ser obtidas com a Skydive, no whatsapp:  62 98320-9260

Economia Criativa

Nesta sexta-feira (16) e sábado (17), Salvador receberá os principais especialistas do Brasil em Economia Criativa para discutir a necessidade da aprovação de uma lei para o setor.

O evento acontece no PAF III, da Universidade Federal da Bahia, em Ondina e é organizado pelo Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC), juntamente com o Instituto Pensar e a Frente Parlamentar Mista da Economia Criativa, que é presidida pela deputada federal Lídice da Mata.

Estão confirmadas as participações dos seguintes conferencistas: Cláudia Leitão, professora, pesquisadora e consultora do Ministério da Cultura e Unesco, Jader Rosa, superintendente do Itaú Cultural, Ana Carla Fonseca, diretora da Garimpo Soluções e referência em estudo de Economia Criativa, Alexandre Kielling, coordenador do Mestrado em Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília, Júlia Zardo, responsável pelo mapeamento da Economia Criativa da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan); Leonardo Athias, pesquisador do IBGE; dentre outros.

Com o Seminário Nacional, a ideia é recolher sugestões qualificadas, a partir de grupos de trabalho que vão analisar os diferentes artigos do projeto. O evento tem inscrições gratuitas, válidas tanto para a participação presencial quanto para acompanhamento à distância, através de transmissão ao vivo pelo canal do YouTube.

Propagandas para as eleições

A partir desta sexta-feira (16) estão liberadas as propagandas para as eleições municipais de outubro, no que deve ser o primeiro pleito no Brasil diretamente impactado por novas tecnologias de inteligência artificial (IA), aquelas capazes de produzir imagens e sons sintéticos muito próximos do real. As propagandas vão até o dia 30 de setembro.

Diante da ausência de leis sobre IA no país, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu se adiantar e aprovar regras para regular a utilização desse tipo de tecnologia nas propagandas eleitorais. Pelas regras aprovadas, o uso de “conteúdo sintético multimídia” gerado por IA deve sempre vir acompanhado de um alerta sobre sua utilização, seja em qualquer modalidade de propaganda eleitoral.

Em caso de descumprimento, qualquer propaganda pode ser tirada de circulação, seja por ordem judicial ou mesmo por iniciativa dos próprios provedores de serviços de comunicação, prevê a resolução eleitoral que trata do tema.

‘Governadores dos Índios do Estado do Brasil’

O Arquivo Público do Estado da Bahia, unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult-BA), recebe nesta sexta-feira (16), o lançamento do livro ‘Governadores dos Índios do Estado do Brasil’, do escritor Dr. David Barbuda Ferreira. O evento contará com uma palestra do próprio autor, que abordará o tema central da obra: a atuação dos índios “principais” como governadores dos índios no Brasil colonial.

O lançamento será às 15h, na sede do Apeb e conta com mediação da Dra. Alícia Duhá Lose.

O livro analisa o papel político, administrativo e militar de famílias indígenas, como a família Camarão, Arcoverde, Mataroã, e o “principal” Lázaro Coelho de Eça, oferecendo uma reflexão profunda sobre as lideranças indígenas e sua relação com as autoridades régias.

Feira de São Joaquim

Para qualificar o atendimento e serviços na Feira de São Joaquim, patrimônio cultural, gastronômico e turístico da Cidade Baixa, em Salvador, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) iniciou, nesta semana, cursos de capacitação para os feirantes e funcionários do equipamento. A iniciativa segue até dezembro, com dois cursos por mês.

As capacitações acontecem no Galpão Água de Meninos (GAM), instalado ao lado da feira para abrigar os comerciantes que foram remanejados para o espaço provisório, por conta das obras da segunda etapa de requalificação do equipamento, executadas pelo Governo do Estado. São ministradas aulas sobre boas práticas de higiene na manipulação de alimentos e bebidas, atendimento qualificado e condutas inclusivas no turismo LGBTQIAPN+ e para pessoas com deficiência (PcD).

Os participantes também recebem orientações sobre projeto TurisQualy Bahia, plataforma desenvolvida pela Setur-BA, que oferece cursos on-line gratuitos na área do turismo.

Os cursos são oferecidos em parceria com o Sindicato dos Feirantes e Ambulantes de Salvador, responsável pela administração da Feira de São Joaquim.