23/08/2024 06h32
Foto: Divulgação
“Proteger os animais é prevenir a violência. Um elo pela vida”
Os conselhos federal (CFMV) e regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) lançaram a campanha “Proteger os animais é prevenir a violência. Um elo pela vida” em comemoração ao mês Agosto Lilás. A iniciativa visa conscientizar as pessoas sobre as relações entre violência contra animais e doméstica.
Pesquisas internacionais apontam que os maus-tratos contra animais pode ser um indicativo de violência doméstica. Segundo o médico-veterinário Felipe Sá, que trabalha para a polícia científica do Pará, o comportamento violento contra animais é monitorado nos EUA como forma de prevenção, o que tem evitado crimes. “O crime contra o animal não é um simples crime ambiental. Existe conexão com outras violências e temos nos deparado com uma série de casos que confirmam esse link”, contou Sá.
Na Bahia, está sendo realizado um trabalho integrado liderado pela Ronda Maria da Penha, da Polícia Militar, que aprofunda e monitora casos de violência contra mulher, principalmente em locais onde já houve denúncias de maus tratos a animais.
Ranking de Competitividade
Maior economia do Nordeste, a Bahia é apenas o 22º estado mais competitivo do país, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados de 2024, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com Seall e Tendências Consultoria. O estado fica à frente apenas do Maranhão, Rio Grande do Norte, Acre, Amapá e Roraima.
O ranking consolida o resultado com base em pilares estratégicos para avaliar o desempenho dos estados. A Bahia se destacou em solidez fiscal (3º lugar no país) e eficiência da máquina pública (10º). Nos demais itens, como segurança pública (19º no país), educação (20º) e potencial de mercado (24º), o desempenho baiano é sofrível.
Pela décima terceira vez consecutiva, São Paulo é o estado mais competitivo do Brasil. Mantendo resultado do ano passado, Santa Catarina está em segundo lugar no ranking e é líder geral nos pilares capital humano, segurança pública e sustentabilidade social. Já na terceira posição está o Paraná, resultado que se repete pelo quarto ano seguido. O estado está em primeiro lugar em segurança ambiental (repetindo 2023), em segundo lugar em eficiência da máquina pública e em quarto em infraestrutura.
Partiu Estágio
O Governo do Estado convoca 822 universitários para o Partiu Estágio. A relação dos selecionados para o programa está disponível no site da Secretaria da Administração (www.ba.gov.br/administracao). Esta é a quarta convocação do Edital 01/2024, que abriu um total de 6.193 vagas, em 2024, para estudantes que desejam atuar no Estado.
A bolsa do Partiu Estágio sofreu este mês um reajuste de 33%, definido pelo Conselho de Políticas de Recursos Humanos (Cope). Os novos convocados já ingressarão no Estado recebendo a bolsa com o novo valor de R$ 607, além de auxílio transporte.
Os 822 estudantes convocados receberão, ainda, mensagem pelo aplicativo WhatsApp, com orientação para acessar a plataforma http://www.ba.gov.br. No website, os universitários selecionados encontrarão as informações necessárias para contratação (apresentação no órgão, prazos, documentação).
Festival do Queijo Artesanal da Bahia
Estão abertas, até a próxima segunda-feira (26), as inscrições para o Festival do Queijo Artesanal da Bahia, que acontecerá no período de 19 a 21 de setembro de 2024, no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador. O evento vai reunir produtores de queijos artesanais de diversas regiões do estado, com o objetivo de promover e valorizar essa produção, em franco crescimento, e reconhecer a sua qualidade.
Podem participar produtores individuais, agricultores e agricultoras familiares que tenham o laticínio ou a queijaria, certificados com o Selo de Inspeção Municipal (SIM). Para se inscrever basta acessar o link https://abrir.link/LkXpw.
O festival é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e de Turismo (Setur).
Melhores hotéis
O ranking dos 50 melhores hotéis do Brasil, divulgado pela revista Exame, destacou oito estabelecimentos na Bahia. O Fera Palace, em Salvador, foi o mais bem posicionado entre os baianos, ocupando o oitavo lugar. Logo em seguida, o Tivoli Ecoresort Praia do Forte garantiu a décima posição.
Além desses, outros seis hotéis baianos foram premiados: Fasano Salvador (15º lugar), Fasano Trancoso (24º lugar), Uxua Casa Hotel & Spa (27º lugar), também em Trancoso, Barracuda Hotel & Villas (29º lugar) em Itacaré, Refúgio na Serra Hotel Boutique (46º lugar) em Mucugê, e Txai Resort Itacaré (49º lugar).
No panorama nacional, os três melhores hotéis foram o Rosewood (São Paulo), o Hotel das Cataratas (Foz do Iguaçu) e o Palácio Tangará (São Paulo).
A seleção foi realizada por um júri composto por 37 jornalistas, críticos e influenciadores especializados em turismo e estilo de vida, que indicaram sete hotéis onde se hospedaram ou com os quais tiveram algum tipo de interação, seja em eventos ou reportagens, nos últimos dois anos.
Curso de Operador de Drone
A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) informa que está promovendo, até esta sexta-feira (23), o Curso de Operador de Drone para Perícia Forense. O objetivo é capacitar os profissionais da perícia forense do Ceará no uso eficaz de técnicas policiais, com ênfase na aplicação de drones para o levantamento de cenas de crime.
Com uma carga horária de 40 horas, o curso contempla disciplinas específicas como Conceitos e Principais Legislações sobre Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARPs), Prática de Utilização de ARPs (Drones) em Cenas de Crime, procedimentos de calibração, princípios básicos de aerofotogrametria, e outros conteúdos relevantes. Esses conhecimentos são essenciais para que os alunos adquiram competências na operação de drones e sua aplicação direta em contextos de perícia forense.
Ao todo, 24 profissionais da Perícia Forense do Ceará que participam do curso serão treinados para operar equipamentos de alta tecnologia. Eles aprenderão a realizar voos seguros e eficientes, em conformidade com a legislação vigente, e a aplicar essa tecnologia em diversas atividades, como a documentação e análise de cenas de crimes.
Internet nas salas de aula
Cerca de 500 mil alunos de educação básica de escolas públicas no Norte e Nordeste, regiões que apresentam os menores índices de conectividade no país, serão beneficiados com a implementação de internet nas salas de aula.
Os resultados do edital do programa BNDES FUST – Escolas Conectadas, uma parceria com os ministérios das Comunicações e Educação, foram divulgados nesta quinta-feira (22) pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. As empresas Rix Internet e Norte Brasil Network foram selecionadas para implementar infraestrutura. O Instituto Tecnológico Inovação fará a implantação da solução de monitoramento remoto.
A iniciativa conta com recursos não reembolsáveis do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e, segundo a instituição, reforça a estratégia do governo federal para universalização do acesso à internet nas escolas e para promoção da inclusão.
Instituído pela Lei nº 9.998/2000, o fundo tem como objetivo estimular a expansão, o uso e a melhoria da qualidade das redes e dos serviços de telecomunicações, reduzir as desigualdades regionais e estimular o uso e o desenvolvimento de novas tecnologias de conectividade para promoção do desenvolvimento econômico e social.