13/09/2024 06h32
Foto: SEC - GOVBA
Inscrições para Pronatec Mulheres Mil
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) da Bahia realiza até 18 de setembro, as inscrições para o processo simplificado de seleção e matrícula de estudantes nas turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), nos cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) na quota Qualifica Mais Emprega Mais, nas modalidades de ensino presencial e não presencial (Educação à Distância – EAD), e na quota Novos Caminhos, na modalidade presencial. No total, para o segundo semestre de 2024, serão ofertadas 1.180 novas vagas, distribuídas em 17 cursos. As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico, disponível no endereço https://pronatecfic.educacao.ba.gov.br/login.
Os cursos ofertados terão duração média de dois a quatro meses, com uma carga horária mínima de 160 horas. O processo de seleção dos candidatos inscritos será por sorteio eletrônico, de modo aleatório e de caráter classificatório, que será realizado no dia 19 de setembro. A listagem com o resultado parcial do processo de seleção com a indicação dos nomes dos classificados na ampla concorrência e nas vagas reservadas será divulgada no dia 20 de setembro, no Portal da SEC (www.educacao.ba.gov.br).
Título de doutor honoris causa
O poeta, escritor, jornalista e músico baiano José Carlos Capinan será homenageado com o título de doutor honoris causa da Universidade Federal da Bahia. A solenidade será realizada nesta sexta-feira (13), às 17h, no Salão Nobre da Reitoria, em Salvador.
Considerado um dos principais letristas da Música Popular Brasileira e um dos expoentes da Tropicália, Capinan teve seus versos musicados por parceiros como Edu Lobo, Fagner, Gilberto Gil, Jards Macalé e Paulinho da Viola e cantados por vozes como as de Gal Costa, Caetano Veloso, Elis Regina, João Bosco e Maria Bethânia. São do poeta baiano canções como “Soy loco por ti, América” e “Papel machê”, entre centenas de outros grandes sucessos que marcaram o público das mais diversas gerações. Além disso, também escreveu para teatro a peça Bumba Meu Boi, musicada por Tom Zé.
Ao longo da sua trajetória, Capinam também foi diretor da TV Educativa da Bahia (1985), secretário municipal de cultura de Camaçari (1986) e secretário estadual de cultura da Bahia (1987-1989). Atualmente, preside o Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira.
Ambulantes nas festas populares
Com 8.590 vagas disponíveis para os ambulantes atuarem nas principais festas populares da capital baiana, mais de 11 mil profissionais já se inscreveram no primeiro dia de cadastramento para os eventos de 2024 e 2025.
O credenciamento será válido para o Festival da Virada, Carnaval, Lavagem do Bonfim, Lavagem de Itapuã, Festa de Iemanjá e os circuitos de pré-carnaval (Fuzuê, Furdunço e Pipoco). O prazo segue até o dia 10 de outubro e deve ser realizado pelo site www.sca.salvador.ba.gov.br.
A seleção dos inscritos será feita por um ranking de pontuação, e não pela ordem de chegada, o que segundo a gestão municipal, garante igualdade de condições a todos os participantes. Até o momento, o Carnaval de 2025 é o evento com maior número de inscritos, totalizando 2.893, seguido pelo Festival da Virada 2024, com 2.068 inscrições.
Semana do Pescado
Nesta semana, a Ceasinha do Rio Vermelho, de Salvador, é o principal ponto de encontro da gastronomia marinha com a realização da 21ª edição da Semana do Pescado e o Festival Maré de Sabores. Até o próximo domingo (15), amantes do mar terão a oportunidade de explorar um universo de sabores, aromas e texturas, em uma experiência única que celebra a riqueza da culinária marinha.
Realizada pela Bahia Pesca, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-BA), com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), o evento promete uma experiência gastronômica completa.
Além de pratos deliciosos e criativos, elaborados com os mais frescos ingredientes do mar, o público poderá participar de oficinas culinárias exclusivas, onde aprenderá os segredos de preparos autênticos. As demonstrações de chefs renomados, por sua vez, inspirarão os visitantes com receitas inovadoras e técnicas culinárias avançadas.
A sexta-feira (13) reserva uma celebração à cachaça, a bebida mais brasileira de todas. O público poderá degustar diversas marcas, aprender sobre a história da produção e harmonizar as diferentes variedades com pratos exclusivos criados pelo restaurante Catiguria no Cozinha Show.
Prêmio iFood de Super Restaurantes
O iFood vai lançar o 1º Prêmio iFood de Super Restaurantes, criado para destacar as melhores experiências no delivery. A premiação ocorrerá na primeira edição do iFood Move 2024, o maior evento de restaurantes da América Latina, que será realizado nos dias 25 e 26 de setembro no São Paulo Expo.
O prêmio traz três categorias, divididas pelo tamanho dos estabelecimentos: Estrelas Nacionais, Estrelas Regionais e Estrelas Locais. Ao todo, serão 65 restaurantes premiados, de todas as regiões do país, representantes das cinco culinárias mais pedidas no app (lanches/hamburguer; pizza; japonesa; brasileira; açaí/doces/sobremesas/sorvetes).
Será a primeira premiação com foco na qualidade do serviço de delivery e na opinião do cliente. O critério base de seleção é ter o selo de super no app, considerando as baixas taxas de cancelamento e reclamações e boa avaliação dos consumidores.
Poderá receber o prêmio qualquer restaurante verificado com o selo Super com uma consistência no programa de agosto de 2023 a julho de 2024.
Assédio eleitoral e a violência política
A Polícia Civil e instituições jurídicas assinaram um acordo de cooperação para combater o assédio eleitoral e a violência política de gênero no ambiente de trabalho. O objetivo é promover a troca de informações, realizar estudos e campanhas de conscientização, desenvolver planos de ação, além de capacitar magistrados e servidores.
O termo de compromisso foi assinado também pelos tribunais regionais do Trabalho (TRT) e Eleitoral (TRE), Ministério Público do Trabalho (MPT), Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas (Abat) e Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV) da Polícia Judiciária da Bahia.
Além dos canais de denúncias oferecidos pela Ouvidoria do TRE, a Polícia Civil disponibiliza e-mail para que casos de assédio eleitoral nas relações de trabalho possam ser reportados. O acordo visa fortalecer a proteção dos trabalhadores e assegurar um ambiente eleitoral mais seguro e justo, reforçando o compromisso das instituições envolvidas no combate a práticas abusivas e violências políticas.