30/09/2024 06h30
Foto: Secom - GOVBA - Divulgação
30 mil exames de mamografia
O Governo da Bahia ofertará cerca de 30 mil exames de mamografia para mulheres entre 40 e 69 anos, durante a campanha Outubro Rosa. Em Salvador, a ação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) acontece de 1º a 31 de outubro, sendo os exames agendados pelo site.
Para marcar o início da campanha, no dia 1º haverá uma grande ação, na capital baiana, na Arena Fonte Nova, com oito unidades móveis que realizarão 1.085 exames de mamografia.
A partir de 2 de outubro, ainda em Salvador, oito unidades móveis da Sesab farão atendimento de segunda a sábado, das 7h às 18h, exceto no feriado de 12 de outubro. Cada veículo tem a capacidade de realizar até 150 mamografias por dia e estarão em pontos estratégicos, como Uneb do Cabula, Salvador Norte Shopping e Vila Militar dos Dendezeiros.
Para agendar o exame é simples: basta acessar o site e escolher o dia, local e o turno, mas é importante ter atenção para os requisitos exigidos. São eles: não ter feito o exame a menos de um ano, não ter feito cirurgia na mama e ter entre 40 e 69 anos. E, no dia do exame, é preciso levar o RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. Não é necessária a requisição médica.
"Liderança Playfulness"
Nesta segunda-feira (30), às 19h30, o Sebrae Salvador será palco de um evento que ajudará líderes e empreendedores a repensarem a maneira de engajar equipes e inovar nos negócios.
Conduzida pelo psicólogo do trabalho e especialista em desenvolvimento organizacional Lucas Freire, a palestra "Liderança Playfulness" apresenta uma abordagem que une a criatividade ao bem-estar.
A metodologia de Freire se destaca por promover um ambiente de trabalho que favorece a motivação e a resiliência, elementos fundamentais para alcançar resultados sustentáveis e de alto impacto.
Além das atividades interativas e dinâmicas que demonstram na prática a eficácia da Liderança Playfulness, os participantes terão a oportunidade de fazer networking ao compartilhar experiências e formar parcerias estratégicas.
As vagas são limitadas e os interessados podem garantir a inscrição no link https://forms.gle/SLv359h5ZQNoWHCR9 ou a partir dos perfis @sebraebahia e @lucasfrancofreire no Instagram.
Cargo de Copiloto
A Gol Linhas Aéreas está com vagas abertas para o cargo de Copiloto. Conforme anúncio da empresa, as vagas são para a base do Rio de Janeiro e as inscrições vão até 6 de outubro através deste link. A vaga não é elegível para colaboradores da empresa. Todos os requisitos, com exceção do visto, devem estar válidos no momento da inscrição.
Do copiloto, a Gol espera que ele seja capaz de executar os procedimentos de segurança de acordo com o Programa de Segurança do Operador Aéreo e outros manuais relacionados, seguir as orientações do piloto em comando durante situações de emergência, incluindo atos ilícitos (AVSEC), assegurar que todos os tripulantes da cabine estejam em seus lugares, sentados e com cintos afivelados antes das operações de pouso e decolagem e garantir que instruções de segurança específicas sejam transmitidas a passageiros que necessitam de assistência.
Além disso, deve realizar a inspeção pré-voo da aeronave e informar o comandante sobre quaisquer discrepâncias observadas. consultar e analisar as informações meteorológicas relevantes para o voo, executar a operação dos equipamentos de comunicação e realizar a leitura das listas de verificação conforme solicitado pelo comandante. operar a aeronave durante as fases em que estiver atuando como Pilot Flying.
Curso de pós-graduação
O Mestrado Acadêmico em Direito proposto pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) foi aprovado na 232ª reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O curso de pós-graduação será realizado em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
O Mestrado tem como área de concentração “Direito, Cidadania e Territorialidades” e promoverá estudos dos fenômenos jurídicos e a sua relação com problemas territoriais, de caráter socioambiental, interseccional (com destaque para os marcadores étnico-racial e de gênero), político, cultural e econômico e será guiado pelo compromisso ético para o enfrentamento das desigualdades e a promoção da cidadania.
O curso será o primeiro na área no interior da Bahia e ofertará 25 vagas, com reserva para candidatos/as negros, indígenas, quilombolas, ciganos, pessoas trans (transgêneros, transexuais e travestis) e pessoas com deficiência.
Produtos à base de fenol
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no Diário Oficial da União uma resolução que prorroga a proibição da fabricação, manipulação, comercialização, propaganda e do uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estéticos.
Em nota, a Agência informou que a nova resolução foi editada diante do término da vigência da medida cautelar publicada junho e que já proibia os produtos. À época, a decisão foi adotada após a morte de um jovem de 27 anos em São Paulo por complicações provocadas por um peeling de fenol.
“O caso específico do fenol continua sendo avaliado e investigado pela Anvisa, que analisa as evidências científicas disponíveis e as informações encaminhadas por entidades de classe e associações da área de saúde, em resposta às diligências realizadas pela Agência. Contudo, como esse trabalho ainda está em andamento, foi necessária a publicação da medida preventiva.”
Segundo o comunicado, permanecem autorizados produtos devidamente regularizados na agência “para as exatas condições de registro”, além de produtos usados em laboratórios analíticos ou de análises clínicas. A lista de produtos contendo a substância fenol em sua formulação e que estão regularizados pode ser conferida aqui.
Imunização de 28 milhões de cães e gatos
O Ministério da Saúde informou que pretende imunizar 28 milhões de cães e gatos em todas as unidades da Federação. O número engloba vacinação de rotina, bloqueio de foco e imunização por meio de campanha nos 22 estados e no Distrito Federal.
Em nota, a pasta detalhou que a proposta é eliminar a raiva mediada por cães, garantindo a proteção tanto da população, quanto de animais de estimação, estratégia considerada fundamental para a prevenção de surtos da doença. O país não registra casos humanos de raiva mediados por cães desde 2015.
Este ano, o ministério informou ter distribuído aos estados e municípios 1.355.260 doses da vacina contra a raiva humana. Até 12 de setembro, 669.578 delas haviam sido aplicadas.
Já para a campanha de vacinação contra a raiva canina e felina, até o momento, foram distribuídas 23.802.350 doses.
Oportunidades de emprego
Ri Happy, rede varejista de brinquedos do Brasil, está com mais de 400 novas oportunidades de emprego para as áreas administrativa, comercial e vendas, financeira, suprimentos, telemarketing e outras. São Paulo, Distrito Federal, Ceará, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraíba e Pernambuco são alguns dos estados que estão recebendo currículos dos candidatos.
A empresa oferece um ambiente lúdico e descontraído, além de pacotes de benefícios que incluem auxílio-refeição, auxílio-alimentação e vale-transporte, reforçando seu compromisso com o bem-estar e desenvolvimento de seus colaboradores.
Quem deseja fazer parte de uma das empresas mais divertidas do país, que conta com mais de 300 lojas espalhadas pelo território nacional, pode acessar o site da Catho, marketplace que conecta empresas e candidatos que estão em busca de emprego, para conferir mais informações e se candidatar gratuitamente às vagas que combinam com o seu perfil.
A Ri Happy, assim como o marketplace, reforçam a importância da diversidade e inclusão no mercado de trabalho, convidando a todos a participarem do processo seletivo.
Para mais informações, acesse o site.
Produção de castanha de caju
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística indicam que a Bahia manteve a liderança nacional na produção de castanha de caju por extração vegetal em 2023. De acordo com o órgão, o estado passou de 571 toneladas para 608, representando um aumento de aproximadamente 6,5%. O levantamento apontou ainda que a maior parte da produção das sementes ocorre no nordeste do estado.
Apesar da liderança na extração vegetal, quando se trata da produção a partir de plantações de caju, o estado ficou na quarta posição nacional, atrás de Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí. Somando os dois segmentos, a Bahia produziu 3.989 toneladas de castanhas, o que colocou o estado como o quarto maior produtor do país e o terceiro maior do Nordeste. Lideram o ranking Ceará, com 63.258 toneladas; Rio Grande do Norte, com 32.072; e Piauí, com 20.992. No total, a produção de castanha de caju gerou mais de R$ 15,5 milhões para a Bahia.
As cidades mais produtivas no setor de castanha de caju estão todas localizadas no nordeste baiano. Os destaques ficam por conta dos municípios de Tucano, com 68 toneladas; Sítio do Quinto, com 66 toneladas; e Jeremoabo, com 50 toneladas.