Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

04/10/2024 06h30

Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil

Proibido a venda de bebidas alcoólicas no dia das eleições

Pelo menos nove estados brasileiros proibirão a venda de bebidas alcoólicas no dia das eleições municipais, marcadas para o próximo domingo (6). Em seis deles, a medida valerá em todo o estado: Acre, Amapá, Pará, Piauí, Maranhão e Alagoas.

Em outros três, a medida será restrita a zonas eleitorais específicas. No Tocantins, serão quatro zonas, enquanto em Mato Grosso serão três, segundo informações dos tribunais regionais eleitorais (TREs). Em Goiás, o TRE não informou sobre as zonas que terão a chamada Lei Seca, mas pelo menos uma delas anunciou que adotará a proibição.

A proibição da venda de bebidas alcoólicas durante as eleições é decidida localmente pelas autoridades de segurança pública e eleitorais. A ideia é reduzir os riscos de desordem que prejudiquem o processo eleitoral. Em alguns estados, a decisão coube às secretarias de Segurança, como foi o caso dos estados do Piauí, Maranhão e de Alagoas.

Estrela do jazz

Um tributo a Chet Baker, estrela do jazz, será realizado nesta sexta-feira (4), às 19h, na Associação Jazz Na Avenida. Tocando clássicos do trompetista norte-americano, o músico argentino Fernando Isaia Quarteto homenageará a produção de Chet, incluindo o atemporal “My Funny Valentine”.

Chesney Henry, conhecido como Chet Baker, foi uma das grandes lendas do Jazz, com um estilo marcado por notas longas, profundo senso melódico, sonoridade refinada e uma carga emocional marcante.

Já Fernando Isaia é um trompetista do cenário musical da atualidade, nascido em Los Surgentes, na Argentina. O músico tocou junto a bandas como Sonora Amaralina, Coletivo Samba-Jazz e Geleia Solar, e lançou seu primeiro disco, “Liberte”, em 2017, com o trio Isaia-Seitz-Allegretti.

No tributo, ele tocará ao lado de quatro músicos: Marquinho Carvalho no piano, Giroux Wanziler no contrabaixo acústico, Laurent Rivemales na bateria, e o cantor Fábio Sacramento como participação especial.

Para ir ao evento é só levar 1kg de alimento ou fazer um “Pix solidário” de doação. A entrada será liberada às 18h e o show se iniciará às 19h. Após a apresentação, haverá ainda um Jam-session tradicional, começando às 21h.

A Associação Jazz Na Avenida fica na Boca do Rio, entre o Boi Preto e a Caixa Econômica. Para outras informações, é só acessar o site, ou contatar o WhatsApp (71) 99671-6117.

Venda de tabaco aos jovens

A proibição da venda de tabaco aos jovens nascidos entre 2006 e 2010 poderia evitar cerca de 1,2 milhão de mortes por câncer de pulmão até o final do século, segundo um estudo dirigido pela agência de câncer da OMS, a Circ.

O tabagismo é o principal fator de risco de câncer de pulmão, o mais frequente e mortal do mundo.

Os autores do estudo, publicado no The Lancet Public Health, calculam que até o final do século pode haver mais de 2,95 milhões de mortes por câncer de pulmão entre pessoas nascidas no início de 2006 e final de 2010, uma faixa da população que soma mais de 650 milhões de pessoas.

As mortes por câncer de pulmão não se devem somente ao tabaco, mas também “a outros fatores de risco” como o tabagismo passivo ou a poluição do ar, calculam os autores. No entanto, se a venda do tabaco para esta geração for proibida, cerca de 1,2 milhão das 2,95 milhões de mortes poderiam ser evitadas até 2095, de acordo com a pesquisa, uma das primeiras a avaliar o impacto de uma “geração sem tabaco”.

No geral, poderiam ser evitadas mais mortes por câncer de pulmão em homens (45,8%) do que em mulheres (30,9%), conforme o estudo, que engloba 185 países e se baseia principalmente em dados de mortalidade e incidência do câncer nos cinco continentes.

Concerto da série Manuel Inácio da Costa

A Orquestra Sinfônica da Bahia prepara um novo concerto da série Manuel Inácio da Costa, projeto em que o grupo percorre igrejas de Salvador. Sob a regência do maestro Carlos Prazeres, a apresentação acontece nesta sexta-feira (4), a partir das 19h, na Igreja Conceição da Praia. A entrada é gratuita, sujeito à lotação do espaço. 

Em um novo espetáculo que promete emocionar o público, a OSBA contará com a participação dos solistas Marília Vargas (soprano), Kismara Pezzati (mezzo-soprano), Anníbal Mancini (tenor) e Anderson Barbosa (baixo), além dos músicos Heinz Schwebel (trompete) e Lucas Robatto (flauta). Na ocasião, serão interpretadas obras de Johann Sebastian Bach, incluindo a Cantata BWV 51, a Ária “Erbarme Dich” da Paixão segundo São Mateus, a Ária da Cantata BWV 82, a Cantata Nº 105 e o Coro “Jesus bleibet reine Freude” da Cantata Nº 147.

A Orquestra Sinfônica da Bahia promove uma série de ensaios abertos na capital baiana durante o mês de outubro. As apresentações acontecem nos dias 1, 3, 11, 16, 17 e 18, a partir das 9h30, no Cine Teatro Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas, que será a casa da OSBA durante a reforma do Teatro Castro Alves. A entrada é gratuita.

Importância da votação

O Burger King vai oferecer bata frita ou onion rings médios para quem for votar nas eleições municipais do próximo domingo (6), e levar o comprovante a um dos restaurantes participantes na segunda-feira (7). A promoção será limitada a 150 CPFs por restaurante e o comprovante não ficará retido. O consumidor pode conferir as lojas que não participarão da ação neste link.

Esta é mais uma campanha da rede que aproveita as eleições para conscientizar o público da importância da votação de um jeito bem-humorado e promovendo as promoções da rede. Antes, a marca já havia lançado a série “2 por R$ 25 & Confirma”, onde brinca com o formato tradicional das campanhas eleitorais, empregando candidatos e partidos fictícios para promover a de 2 Whooper por R$ 25. Em 2018, lançou a campanha do “Whopper em Branco”, onde pessoas que declaravam que votariam em branco recebiam um sanduíche apenas com maionese e cebola, afirmando que “quando alguém escolhe por você, não dá pra reclamar do resultado.”

Circo Maximus chega a Salvador

No mês das crianças tem espetáculo sim, senhor! O circo Maximus chega a Salvador e, já a partir de desta sexta-feira (4), o público soteropolitano pode conferir apresentações que estimulam o lúdico e a fantasia de crianças e adultos com palhaços, malabaristas, equilibristas, contorcionistas e o esperado globo da morte, com cinco motoqueiros.

O circo está no estacionamento do Salvador Norte Shopping e funciona de terça a sexta, às 20h; sábados e domingos, com três sessões: às 16h, 18h e 20h. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria ou no App Salvador Norte.

“Campanha do Brinquedo”

Com o objetivo de arrecadar brinquedos novos ou em bom estado para doação para instituições de acolhimento infantil, a Socicam, empresa responsável pela administração das estações do BRT, em parceria com a Prefeitura de Salvador, iniciou mais uma edição da “Campanha do Brinquedo”. As doações podem ser feitas até o dia 9 de outubro, nas estações do BRT do Hiper, Itaigara, Pituba, Cidade Jardim, Pedrinhas e Lapa.

A entrega dos brinquedos será realizada no próximo dia 11 e a expectativa é superar a arrecadação do ano passado, que reuniu quase três mil brinquedos, distribuídos a 12 entidades de apoio a crianças em situação de vulnerabilidade.

Estudantes dos cursos de ensino superior

O número total de estudantes dos cursos de ensino superior no Brasil, contando tanto os presenciais quanto os da modalidade a distância, cresceu 5,6% em 2023 na comparação com 2022. Segundo o Ministério da Educação, com base no Censo de Educação Superior, são 9,9 milhões de alunos matriculados, o maior registrado em nove anos.

O censo traz também que existem hoje 4,9 milhões de matrículas nos cursos a distância, o que representa 49% do total. Para o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), as projeções apontam que neste ano os estudantes nos chamados cursos de educação a distância (EADs) devem superar os matriculados em cursos presenciais.

Hoje a diferença entre as duas modalidades é de apenas 150.220 matrículas.

O número de cursos de educação a distância no país cresceu 232% no período compreendido entre 2018 e 2023. O impulso da modalidade aconteceu com a pandemia de Covid-19, em 2020.

As instituições privadas respondem pela ampla maioria dos inscritos nos cursos EADs: 79,3% no total. O crescimento da modalidade de 2022 a 2023 na rede particular ficou em 7,3%. As instituições públicas, por sua vez, assistiram a uma diminuição de 0,4% das vagas ocupadas na modalidade a distancia, o que representa 20,7%, no mesmo período.