24/01/2020 05h54
Foto: Cenep - Divulgação
Cenep de Santos (SP)
O Centro de Excelência Portuária (Cenep) de Santos, no litoral de São Paulo, disponibilizou o curso gratuito de 'Fundamentos de Logística, Infraestrutura e Ambiente Portuário'. De acordo com o Cenep, há 91 vagas e os interessados devem realizar a inscrição gratuita através do site do Cenep, por meio de um cadastro. O curso é voltado para técnicos, gerentes, gestores, estudantes e segmentos interessados nas atividades e empreendimentos portuários. É preciso ter Ensino Fundamental completo.
O curso está previsto para acontecer de 25 de março ao dia 10 de junho. No total, serão realizadas 12 aulas, sempre às quartas-feiras, das 9h às 12h. Serão 24 horas de aulas teóricas, seis horas em laboratórios, três horas de aulas práticas e outras três horas voltadas a seminários. Ainda de acordo com o Cenep, o curso engloba assuntos como direito e regulação portuárias, gerenciamento de terminais e noções de logística, entre outros.
Reunião de emergência
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, convocou uma reunião, esta semana, da Comissão de Emergência, na sede do órgão, em Genebra, para discutir sobre a nova cepa do coranavírus. Segundo a OMS, até a última terça-feira, 21, já haviam sido confirmados 282 casos do novo tipo do coronavírus, nCoV. Sendo que 278 ocorreram na China, dois na Tailândia, um no Japão e um na Coreia do Sul. Seis pessoas morreram. Uma equipe da OMS está concluindo uma missão com autoridades de saúde em Wuhan, a cidade chinesa que registrou o primeiro caso do coronavírus.
A OMS já publicou orientações para detectar e tratar pessoas com o novo vírus, incluindo a lavagem regular das mãos e cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar. Outras medidas preventivas incluem cozinhar bem alimentos como carne e ovos e evitar o contato próximo com qualquer pessoa que apresente sintomas de doenças respiratórias, como tosse e espirros.
Reflorestamento
Os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (CETEP) da Chapada Diamantina II, localizado no município de Morro do Chapéu, no Centro Norte da Bahia, ampliaram o viveiro de mudas instalado na unidade escolar, para o cultivo e distribuição de espécies de plantas nativas para o reflorestamento da região. O espaço serve como laboratório para os estudantes dos cursos técnicos em Agroecologia, Meio Ambiente e Agropecuária, onde são realizadas aulas práticas e, também, as vivências de estágio.
O viveiro é fruto de um projeto realizado em parceria com a empresa de energia renovável Enel Green Power e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industria (SENAI). As sementes das plantas são disponibilizadas pela própria Enel Green Power que, depois das mudas crescidas, as adquire para viabilizar os plantios em áreas da região, a exemplo do Parque Eólico. Além disso, os estudantes também fazem doação para a população local.
Rainha Elizabeth II
A uma semana da saída do Reino Unido da União Europeia (UE), a rainha Elizabeth II promulgou a legislação que transpõe o acordo de Brexit para a lei britânica. O anúncio de que havia um carimbo real no divórcio entre Londres e Bruxelas, sede da UE, foi feito pelo ministro encarregado das questões do Brexit, Steve Barclay. Ele informou que o Reino Unido poderá deixar o bloco europeu no dia 31 deste mês. O acordo deverá ainda ser ratificado pelo Parlamento Europeu no dia 29. O consentimento da rainha foi dado algumas horas após ser concluída a tramitação do projeto no Parlamento britânico,
CURIOSIDADE
Porto de Salvador
Quando se compara o Porto de Salvador com os portos dos dez principais estados, constata-se a extraordinária vantagem que é traduzida em baixos custos operacionais, sobretudo, por estar situado na Baía de Todos os Santos (BTS). Segundo a Usuport, esta é a “joia da coroa” da logística brasileira, pelas condições naturais que oferece para as atividades navais, náuticas e portuárias. Vale destacar ainda as vantagens de demandar baixos investimentos em comparação com outros sítios portuários, além de possuir a melhor acessibilidade marítima e rodoviária do país.
O Porto de Salvador possui a melhor acessibilidade marítima do Brasil. Devido ao clima, permite operações nos 365 dias do ano e nas 24 horas do dia, destacando-se as principais características físicas da Baía de Todos os Santos que são: Profundidade natural do canal de acesso de 30 a 50 m; amplidão que permite fluxos simultâneos de embarcações, fundeio e manobrabilidade fáceis; visibilidade, que torna a navegação fácil e segura. Como consequência, os principais serviços da navegação, como praticagem e rebocadores, têm uma das utilizações mais baixas do Brasil, ou seja, Salvador tem os menores custos.
Quase todos os portos brasileiros têm difíceis acessos rodoviários. O Porto de Salvador resolveu este problema em 2013, com a inauguração da Via Expressa Baía de Todos os Santos. São 4 km entre o Porto de Salvador e a BR-324, percorridos em menos de 15 minutos, com segurança, em duas faixas de tráfego expresso para cada sentido, dedicados exclusivamente a veículos de cargas