Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

25/06/2020 06h40

Foto: Divulgação

Senai Cimatec

Esta semana, o Senai Cimatec ultrapassa a marca de 200 respiradores mecânicos recuperados tornando-se, além do primeiro polo de manutenção desses equipamentos no país, o que mais respiradores recuperou ao longo do início da ação coordenada pelo Senai Nacional. Ao todo, 1502 respiradores foram recuperados no Brasil. Um impacto significativo no número de vidas salvas.
Os equipamentos consertados pelo Senai Cimatec, no total de 209, já foram entregues às unidades de saúde da capital e do interior da Bahia e, também, do Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. Os respiradores mecânicos são essenciais nos leitos de UTI’s para o tratamento de doentes da Covid-19.

Ao longo de 2 meses de trabalho, os profissionais do Senai Cimatec montaram três laboratórios, aprenderam a realizar a manutenção desse tipo de equipamento e viram a equipe crescer com a chegada de voluntários e de empresas parceiras como a Ford e a GPE - Global Participações em Energia S/A. Hoje, no país, já são 40 pontos de recuperação de respiradores mecânicos que seguem o modelo do Senai Cimatec.

Feira Segura

O Sistema CNA/Senar promove a primeira edição da Feira Segura no modelo drive thru em Brasília, no sábado (27), das 9h às 13h. A ação, em conformidade com o guia desenvolvido pela entidade, é uma das opções que viabiliza a continuidade das feiras livres tradicionais adaptadas a um novo modelo que segue as orientações de segurança dos órgãos de saúde para evitar o contágio por coronavírus.
A iniciativa, que tem o apoio do Sistema Fape/Senar-DF e da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal, vai ajudar os produtores rurais que
enfrentam dificuldades para vender a produção devido ao isolamento social e garantir que os alimentos cheguem mais facilmente aos consumidores mantendo um nível de segurança para todos.
A Feira Segura, totalmente no modelo drive thru, terá um cardápio em que o cliente poderá escolher o produto sem sair do veículo. Na primeira estação de atendimento será possível fazer o pedido, o pagamento na segunda e, na terceira, o cliente receberá os produtos que já estarão higienizados e embalados.
Está prevista a participação de 32 produtores de alimentos in natura, processados como queijo, licores, doces e geleias e de floricultura, do
Distrito Federal.

Circulação de pessoas fica proibida em Juazeiro

A circulação de pessoas fica proibida em Juazeiro, no norte da Bahia, no horário das 18h às 5h, a partir desta quinta-feira (25). O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa durante transmissão ao vivo pelas redes sociais, na noite desta quarta-feira (24).

A medida conjunta do Governo da Bahia e da prefeitura do município é válida até 1º de julho. Não serão permitidas a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas de Juazeiro, com exceção de deslocamento para serviços de saúde ou farmácias.

A decisão tem o intuito de reduzir a taxa de contágio da Covid-19 no município, que registrou 74% de crescimento no número de casos nos últimos cinco dias.

Doações para hospitais públicos de Salvador

A Companhia Energética Candeias (CEC), empresa do Grupo Global, doou mais seis mil máscaras protetoras faciais, do tipo face shield, para cinco hospitais públicos de Salvador, que estão recebendo pacientes com a Covid-19. O equipamento está em falta no mercado e é fundamental para a proteção dos profissionais de saúde que estão na linha de frente na atenção aos doentes. Por isso, o grupo baiano, dedicado à geração de energia elétrica, montou uma linha de produção na sua usina termoelétrica em Candeias para fabricar o protetor facial.

De abril até o momento já foram fabricadas e doadas aos hospitais baianos 40 mil unidades face sheilds e cinco mil enviadas para o governo do Amazonas, um dos estados onde o quadro de contaminação é mais grave. Nessa ação, a CEC doou ainda quatro mil máscaras SMS 60. A doação foi feita às seguintes unidades hospitalares: o Hospital Municipal de Salvador, o Couto Maia, o Ernesto Simões, a Maternidade Tsylla Balbino e o Hospital Naval de Salvador.

Queimaduras por fogos e explosão de bombas

As duas unidades estaduais de referência no tratamento de vítimas de queimaduras por fogos e explosão de bombas contabilizaram 28 atendimentos no período de 20 a 24 de junho, uma queda de 54,09% em relação ao mesmo período do ano passado.
O Hospital Geral do Estado teve o maior número de ocorrências relacionadas aos festejos juninos, com um total de 23 atendimentos, sendo 12 vítimas de queimaduras por fogos e 11 por explosão de bomba. Já o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, também referência no atendimento a queimados, deram entrada cinco pessoas vítimas de queimaduras e fogos de artifício.
A redução expressiva de acidentados deve-se, principalmente, a pandemia de coronavírus que fez com que alguns municípios proibissem a venda de fogos de artifício e fogueiras. 

Cursos de formação de condutores

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) autorizou a realização das aulas teóricas na modalidade remota nos cursos de formação de condutores, enquanto durar a pandemia de Covid-19. A resolução do Ministério da Infraestrutura, referendando a decisão do conselho entra em vigor em 1º de julho.

De acordo com o documento, os Centros de Formação de Condutores (CFCs) ficam autorizados a realizar as aulas a distância, desde que o candidato manifeste interesse. O conteúdo programático, a carga horária e a duração das aulas obedecerão aos mesmos critérios estabelecidos para as aulas presenciais.

Empreendedorismo e mercado consumidor

Com base em dados que mostram o potencial do Nordeste em termos de empreendedorismo e mercado consumidor, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) anunciou que apoiará, com um aporte de até R$ 3 milhões para cada projeto, iniciativas de instituições públicas ou privadas que contribuam para digitalizar o setor produtivo nordestino no período pós-pandemia.

O edital, que será lançado nesta quinta-feira (25), selecionará inicialmente até 20 projetos e ficará aberto até 10 de agosto – prazo que os interessados terão para enviar as propostas. O Nordeste foi escolhido com base em pesquisas que mostram o potencial e o empreendedorismo da região. 

As inscrições para o edital poderão ser feitas no portal da ABDI. O prazo para submissão das propostas será encerrado no dia 10 de agosto. Poderão participar do Digital BR  arranjos compostos por, pelo menos, três instituições diferentes com competência para atuar na implementação do projeto, informa a ABDI.