Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

16/10/2024 06h31

Turma da Mônica reforça campanha Outubro Rosa

No mês em que é celebrado o Dia das Crianças, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) firmou uma parceria com a Turma da Mônica, que veste a camisa do movimento de combate e prevenção ao câncer de mama, outra importante campanha do mês. A ideia é mostrar que o assunto não pode ser tabu e precisa ser abraçado por toda a sociedade, alertando inclusive o público mais jovem, desde cedo.

Entre as ações promovidas pela campanha está a veiculação de uma animação na qual a própria Mônica lembra à mãe sobre a necessidade dos exames de rastreamento da doença. A dona de Sansão troca o seu fiel vestidinho vermelho pelo rosa, aparecendo ao lado da mãe.

De todos os tipos de câncer, o de mama é o mais incidente entre as mulheres brasileiras. Nos avanços para controle e tratamento da doença, prevenção, detecção precoce, acesso a tratamentos e qualidade de vida constituem temas de alta relevância. 

De acordo com o Panorama do Câncer de Mama, painel interativo aberto a médicos, gestores e sociedade civil que reúne informações sobre o SUS, entre 2015 e 2022 mulheres de 40 a 49 anos tiveram diagnóstico tardio em 39,6% dos casos. A faixa etária considerada de risco (entre 50 e 69 anos) responde por 35,3%.

Boas práticas sobre o transporte aéreo

Com o objetivo de melhorar as práticas relacionadas à segurança operacional, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), por meio do Grupo Brasileiro de Segurança Operacional de Helicópteros (BHEST), realizará no dia 24 de outubro, às 16h, o webinário “BHEST: A Segurança Operacional e a Tecnologia Embarcada em Helicópteros.”

O evento faz parte da iniciativa da Anac de disseminar informações e boas práticas sobre o transporte aéreo, aproximando públicos como pilotos, operadores, estudantes e pesquisadores ligados à aviação civil, entre outros, da Agência.

A transmissão do evento será realizada online, pelo canal da ANAC no YouTube. A mediação dos debates ficará a cargo do Comte. Gilvan Barros, piloto e ex-presidente do Grupo BHEST. Os participantes da palestra poderão enviar perguntas por meio da ferramenta Sli.do.

Confira a programação completa no site.

Médicos e odontólogos

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicou um novo edital para o credenciamento de empresas formadas por médicos e odontólogos.

O objetivo é atender às necessidades das unidades de saúde sob gestão direta da Sesab, tanto na capital quanto no interior, abrangendo cerca de 252 mil plantões anuais, com um investimento total de mais de R$ 655 milhões por ano.

O edital traz inovações importantes, aumentando o número de especialidades para mais de 120 e incluindo a odontologia hospitalar. Também foram criados incentivos para áreas de alta complexidade, e a remuneração dos profissionais será baseada na produtividade, especialmente em áreas cirúrgicas e de terapia intensiva.

Além disso, os profissionais que atuarem em turnos com menor demanda, como finais de semana e feriados, receberão adicionais por hora trabalhada. O edital incentiva, ainda, a interiorização da alta complexidade e promove a formação de novos especialistas, com bonificações para preceptores.

Animaí!

A capital baiana recebe, a partir desta quarta-feira (16), a sexta edição do Animaí!, Festival Baiano de Animação e Games, que reunirá fãs de cinema de animação e entusiastas do crescente mercado de jogos eletrônicos. Com programação gratuita, o evento se estende até o fim de semana, oferecendo diversas atividades, incluindo workshops, oficinas animadas, seminários, exposições de artistas e mostras competitivas de filmes. 

A programação se inicia nesta quarta (16), a partir das 14h, na Sala de Artes do Museu de Arte Moderna da Bahia, com um workshop de produção audiovisual ministrado por Nina Novaes, uma das fundadoras da TV Kirimurê e diretora da mostra “Lugar de Mulher é no Cinema”. Já a cerimônia  de abertura acontece no mesmo dia, a partir das 21h, no Cineteatro 2 de Julho, no Irdeb. Nos dias 17 e 18 de outubro, as atividades se expandem para o Subúrbio 360 e Espaço Boca de Brasa, com oficinas animadas ocorrendo das 9h às 12h e das 13h às 17h, além de uma mostra competitiva de animação das 17h às 18h. No sábado (19), o festival encerra com a conclusão da mesma atividade, das 15h às 18h. 

Curso de educação especial

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que ofertará 1,25 milhão de vagas para curso de educação especial na perspectiva da educação inclusiva para formação de professores.

A partir da próxima segunda-feira (21), os docentes interessados poderão fazer a inscrição para as primeiras 250 mil vagas diretamente nos sites das 50 instituições de ensino superior que já aderiram ao curso. A lista das entidades ainda será divulgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação que faz parte do MEC.

O curso online é voltado a educadores que atuam em sala de aula de educação básica, que engloba a educação infantil, o ensino fundamental de nove anos e o ensino médio para o aprimoramento do trabalho pedagógico nas escolas.

Ao fim do curso, o objetivo é que os educadores desenvolvam trabalhos pedagógicos para a melhoria da educação especial na perspectiva inclusiva para atender às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

O Censo Escolar 2023 aponta que 1,5 milhão de alunos da educação especial estavam matriculados em classes comuns na educação básica da rede pública.

Campanha “Lenços com Afeto”

A Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA), promove a campanha “Lenços com Afeto”, executada pela Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB). A campanha surge como uma ação solidária no contexto do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama. A campanha tem como objetivo arrecadar lenços para pacientes em tratamento no Hospital Obras Sociais Irmã Dulce.

Além de promover a arrecadação entre o público que frequenta as unidades do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Bahia, a FPC/Secult-BA, promove ações de promoção da conscientização sobre a importância da solidariedade e do autocuidado no contexto do Outubro Rosa. 

A entrega dos lenços será um momento de celebração com pacientes e os participantes, e acontece no dia 30 de outubro, às 15h na Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB), com apresentação do Coral das Obras Sociais Irmã Dulce.

Uso de celulares nas escolas

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e pela QuestionPro mostra que oito em cada 10 adultos (80%) acreditam que o uso de celulares nas escolas deve ser proibido. Entre os pais, 82% concordam com essa proibição, também apoiada pela maioria dos entrevistados sem filhos (72%).

A percepção sobre a necessidade da proibição aparece em todas as faixas etárias de adultos, mas no caso de pessoas com 61 anos ou mais o índice é ainda maior: 87% apoiam a restrição.

Recentemente, o Ministério da Educação anunciou que está elaborando um projeto de lei para proibir o uso de celulares nas salas de aula. O tema também é debatido na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

O levantamento identificou que 90% dos entrevistados concordam que as crianças de hoje em dia não querem mais brincar na rua por causa do uso do celular ou para assistir TV. Segundo a pesquisa, 69% acreditam que a idade ideal para ter o primeiro celular é a partir dos 13 anos, mas 86% acreditam que os jovens desejam ter um celular antes dessa idade.