Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

19/10/2024 06h37

Foto: Divulgação

Novo RG: atendimento exclusivo para crianças

O SAC promove um atendimento exclusivo para crianças e adolescentes até 17 anos em Salvador. O serviço oferecido será a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional. A ação faz parte do Projeto Pequeno Cidadão, que acontece neste sábado (19), nos 15 postos SAC da capital e Região Metropolitana. O atendimento, em um ambiente lúdico e preparado para o público infantil, será pela manhã, através de agendamento prévio, que deve ser feito pelos números (71) 4020-5353 / 0800 071 5353.

A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física como número único de identificação. Para fazer o documento, é necessário apresentar a certidão de nascimento original. Caso a certidão esteja plastificada, é preciso levar também uma cópia. A CIN permite incluir também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão. O documento também possui uma versão digital que estará disponível no gov.br três dias após a impressão.

Na CIN consta, ainda, um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados. A carteira tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão. De 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.  

Campanha Ligadas por Fios

Para promover a autoestima das pacientes oncológicas atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de um gesto de amor e cuidado, a Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Superintendência de Prevenção à Violência (SPREV), lançou a campanha Ligadas por Fios 2024. Até domingo (20), o Shopping da Bahia recebe uma série de iniciativas voltadas para o autocuidado feminino em alusão ao Outubro Rosa.

Realizada em parceria com o Instituto Amor em Mechas, Hospital da Mulher, Shopping da Bahia e UniFTC, a campanha Ligadas por Fios arrecada mechas de cabelo para confecção de perucas que serão destinadas a pacientes oncológicas atendidas pelo SUS. Turbantes, lenços e bonés novos também são aceitos para ajudar a formatar o ‘kit do amor’, composto por uma peruca e acessórios que serão entregues a mulheres em tratamento. 

Ao longo do mês de outubro, urnas distribuídas na sede da SSP, da Sprev, em todas as unidades do Departamento de Polícia Técnica (DPT), nos campi da Rede UNIFTC/Unex e na Loja Amávia Afro estarão recebendo doações.

Dia Nacional dos Motociclistas

Foi sancionada a lei que cria a Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas e o Dia Nacional dos Motociclistas. As duas novidades passam a integrar o Código de Trânsito Brasileiro e estão na Lei nº 15.006 .

O Dia Nacional do Motociclista será celebrado em 27 de julho e a semana que compreender esta data será marcada pela Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas.

Segundo informações da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), mais da metade dos donos de motocicletas no país não têm habilitação específica para a categoria. De acordo com um estudo divulgado em setembro, dos 32,5 milhões de proprietários de motos, motonetas e ciclomotores registrados no Brasil, 17,5 milhões (53,8%) não têm Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida para esses veículos. Em relação aos acidentes, o estudo indica que as motocicletas respondem por pelo menos 25% dos sinistros e a mais de 30% das fatalidades no trânsito.

Dulce Natura

O Centro de Panificação Santa Dulce, das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), promove o lançamento da nova linha de biscoitos da marca Dulce Natura, neste sábado (19), às 15h, na praça de alimentação do Shopping Bela Vista. Os novos produtos terão 100% da renda obtida destinada à manutenção das atividades do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), núcleo da Osid que acolhe hoje mais de 900 crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.

O lançamento contará com a presença da boneca Dulcinha e com apresentações musicais da cantora Gilmelândia e da Camerata Santa Dulce, do núcleo de Práticas Musicais do Cesa, formado por alunos e ex-alunos da escola – iniciativa realizada em parceria com os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba).

Além da família dos biscoitos, o Centro de Panificação das Obras Sociais Irmã Dulce fabrica também os tradicionais Panetones Santa Dulce, pães variados, brownie, cookie, broa e colomba. Mais informações sobre os produtos podem ser obtidas pelo Instagram @dulcenaturaoficial. O lançamento da nova linha de biscoitos Dulce Natura conta com o apoio da agência Dendê Marcas, Central do Outdoor, Shopping Bela Vista e Uranus2.

Atendimento especial para a nova CIN

O SAC promove um atendimento especial para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional em sete unidades do interior da Bahia. Neste sábado (19), os postos localizados em Barreiras, Eunápolis, Itabuna, Jacobina, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus e Teixeira de Freitas vão funcionar de 8h às 12h, somente para a CIN. O atendimento é realizado por agendamento prévio, que deve ser feito através do aplicativo ou http://portal ba.gov.br, ou pelos números (71) 4020-5353 / 0800 071 5353.

A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física como número único de identificação. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.

Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento, fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no http://gov.br três dias após a impressão. O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados. 

Salvador Boa Praça

Neste sábado e domingo, 19 e 20 de outubro, das 11h às 19h, a Praça Ana Lúcia Magalhães, no bairro da Pituba, receberá mais uma edição do Salvador Boa Praça. Com programação gratuita, a feira de cultura, gastronomia e empreendedorismo promete movimentar a região com diversas apresentações musicais e atividades para o público de todas as idades.

O evento, que vem se consolidando ao longo dos últimos 10 anos como um dos destaques do calendário cultural da capital, vai reunir expositores de diferentes segmentos. No local, o público poderá adquirir desde produtos artesanais até pratos veganos. Assim como nas outras edições, além de entretenimento, o projeto tem o objetivo de valorizar empreendedores locais.

Sexta edição do Pra Sonhar

A Casa Cloc, com a bela vista da Baía de Todos os Santos, recebe, no domingo (20), a sexta edição do Pra Sonhar, evento que reúne fornecedores de festas sociais de Salvador. Conectando noivos, formandos e debutantes aos profissionais de destaque do mercado, a iniciativa busca facilitar a organização do evento dos sonhos. O evento é gratuito, das 14h às 20h, mas é necessário retirar o ingresso no Sympla.

Na programação, estarão mais de 20 expositores, com uma variedade de serviços, de buffet e decoração a música, fotografia e os tradicionais bem-casados. Os visitantes poderão conhecer de perto as últimas tendências do mercado, tirar dúvidas, contratar os serviços e encontrar ideias criativas para deixar seus eventos ainda mais especiais.

Série Manuel Inácio da Costa

Neste domingo (20), a Orquestra Sinfônica da Bahia retorna à Igreja de São Francisco, no Pelourinho, para apresentar uma nova edição da Série Manuel Inácio da Costa, projeto em que a OSBA percorre igrejas de Salvador. O concerto começa às 17h e a entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço. Sob a regência do maestro convidado Guilherme Mannis, diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Sergipe, a apresentação terá o solo de violino de Francisco Roa, spalla da OSBA (violinista líder da Orquestra e referência dos músicos para o maestro).

A igreja de São Francisco de Assis é considerada por especialistas em arte sacra como uma das mais imponentes da América Latina. Com interior revestido em ouro, o templo fundado no início do século 18 foi tombado como patrimônio material do Brasil.

Pedal Outubro Rosa

Unindo esporte e conscientização em relação à prevenção do câncer de mama e o cuidado com a saúde feminina como um todo, o  Movimento Salvador Vai de Bike promove a 5ª edição do Pedal Outubro Rosa. O evento acontece neste domingo (20), a partir das 7h30, com saída do Jardim dos Namorados. 

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o MSVB e a Empresa Salvador Turismo, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude e diversos grupos de pedal da cidade. As inscrições podem ser feitas através deste link. De acordo com a organização, os participantes podem contribuir com a doação de 2kg de alimentos. Haverá ainda sorteio de brindes, animação e segurança durante todo o percurso.

Chips da beleza

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a suspensão da manipulação, comercialização, propaganda e uso dos chamados ‘chips da beleza’, implantes hormonais utilizados para fins estéticos. A medida, de caráter preventivo, foi tomada após diversas entidades médicas alertarem para o aumento do uso inadequado desses dispositivos no Brasil, além dos riscos à saúde que eles representam.

Conhecidos por serem aplicados como terapia hormonal, os ‘chips da beleza’ são, em sua maioria, implantes de gestrinona, um hormônio sintético da progesterona. Eles prometem benefícios estéticos e também são utilizados para tratar sintomas da menstruação e menopausa. No entanto, a Anvisa reforça que não há comprovação de segurança ou eficácia para essas finalidades.

A decisão veio após um pedido formal de sete associações médicas, que, em dezembro de 2023, expressaram preocupação com os efeitos colaterais dos implantes. Segundo essas entidades, houve um aumento significativo no número de pacientes que relataram complicações relacionadas ao uso de implantes hormonais, como elevação de colesterol, hipertensão, arritmia cardíaca, entre outros.