22/10/2024 06h27
Foto: Divulgação
Exames gratuitos de câncer de mama
Como parte do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) lançou a campanha Radiologia Solidária. A proposta é ofertar exames gratuitos para mulheres de baixa renda em todo o país.
De acordo com o CBR, a previsão é que mais de 50 clínicas de imagem e instituições de saúde ofereçam esse tipo de atendimento até dezembro. Cada clínica aderiu a uma das três modalidades disponíveis na campanha: ouro, prata e bronze, conforme o tipo e o volume de exames a serem disponibilizados: 21 na categoria ouro, onde serão disponibilizadas mais de 50 mamografias e/ou tomossínteses (equipamento semelhante ao mamógrafo) e mais de 20 ultrassonografias e/ou biópsias de mama); sete na categoria prata, onde serão disponibilizadas de 20 a 50 mamografias e/ou de 10 a 20 ultrassonografias; 22 na categoria bronze, onde serão disponibilizadas até 20 mamografias e/ou tomossínteses e 10 ultrassonografias.
A maior parte das clínicas fica na Região Sudeste (28 instituições participantes), seguida pelo Sul, com sete clínicas participantes; pelas regiões Centro-Oeste e Nordeste, ambas com seis clínicas participantes; e pelo Norte, com três instituições participantes. Minas Gerais e São Paulo se destacam entre os estados, com 14 e nove clínicas, respectivamente.
CNF e Febraban lançam Selo de Prevenção a Fraudes
A Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), realiza nesta terça-feira (22), na sede da Febraban, às 10h, o lançamento do "Selo de Prevenção a Fraudes", uma importante iniciativa do setor financeiro para fortalecer a integridade das operações financeiras no Brasil.
Com as fraudes e golpes digitais, o selo surge como uma medida proativa para certificar e reconhecer as instituições financeiras que se destacam no cumprimento de rigorosos requisitos de prevenção, repressão e conscientização sobre fraudes.
O evento contará com a presença do presidente da Febraban, Isaac Sidney, e do presidente da CNF, Rodrigo Maia, e será seguido de uma entrevista coletiva aos jornalistas presentes.
Haverá transmissão ao vivo pela internet pelo endereço Febraban Tech, neste link. Não será possível fazer perguntas online.
Locais de prova dos candidatos do Enem 2024
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta terça-feira (22), os locais de provas dos candidatos que vão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.
Conforme a instituição, as informações constam no Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2024. Para ter acesso ao documento, basta acessar a página do participante.
Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levá-lo nos dias de exame, 3 e 10 de novembro deste ano.
No primeiro dia de Enem, além da redação, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias.
Já no segundo dia, os participantes fazem as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. São 45 questões em cada área do conhecimento.
6,3 toneladas de medicamentos doados ao Líbano
Uma carga de medicamentos arrecadada pelo Consulado-Geral do Líbano no Rio de Janeiro, a partir de doações de empresas farmacêuticas, estão a caminho do território libanês, no avião responsável pelos voos de repatriação de brasileiros. .
A carga de 6,3 toneladas foi enviada em duas etapas. A primeira parte foi levada no último dia 15, enquanto a mais recente, seguiu no voo de sábado (19). O Líbano vem sofrendo com invasões militares e bombardeios promovidos por Israel
Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o governo brasileiro já enviou ao país do Oriente Médio cinco cargas de medicamentos, seringas descartáveis e envelopes para reidratação de estoques públicos do Sistema Único de Saúde (SUS) administrados pelo Ministério da Saúde. Também foram enviadas cestas básicas arrecadadas pela Embaixada do Líbano em Brasília, por meio da Associação Unidos pelo Líbano (UpL), e pelo Consulado-Geral do Líbano no Rio de Janeiro.
Até o momento, a Operação Raízes do Cedro repatriou 1.317 passageiros, sendo 242 crianças, 40 bebês, 138 idosos, 12 gestantes, 101 pessoas com alguma complicação de saúde e 12 pessoas com deficiência, além de 15 animais domésticos.
Salvamento marítimo
Salvador registrou uma queda considerável no número de ocorrências de salvamento marítimo em 2024, em comparação com o ano anterior, graças às ações preventivas promovidas pela Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar). De acordo com os dados fornecidos pela instituição, foram registradas 543 ocorrências de janeiro a outubro deste ano, enquanto no mesmo período de 2023 o número foi de 1.049.
A redução das ocorrências é atribuída às medidas de prevenção implementadas pela Salvamar, incluindo campanhas de conscientização e alertas veiculados pela Prefeitura.
Além da diminuição no número total de ocorrências, a Salvamar também registrou dados importantes em relação à prevenção ativa e passiva, com 68.719 intervenções preventivas até outubro de 2024, em comparação a 116.857 no ano anterior.
A distribuição de 4.831 pulseiras de identificação para crianças nas praias também contribuiu para aumentar a segurança dos banhistas, auxiliando no retorno de 53 crianças perdidas aos seus responsáveis.
Artesanato em capim dourado
Foi sancionada a Lei 15.005/2024, que reconhece oficialmente o artesanato em capim dourado como uma manifestação da cultura nacional. A nova legislação já está em vigor, reforçando a importância dessa tradição para a identidade cultural do Brasil.
O capim dourado é uma planta nativa do Cerrado brasileiro, encontrada principalmente em áreas úmidas. Sua utilização no artesanato remonta às técnicas ancestrais do povo Xerente, adotadas e aprimoradas pelas comunidades do Jalapão, no Tocantins.
A partir dos anos 1920, os quilombolas da comunidade de Mumbuca, localizada no município de Mateiros (TO), começaram a popularizar o artesanato em capim dourado, que se espalhou por outros municípios da região.
O artesanato em capim dourado tem conquistado reconhecimento não apenas no Brasil, mas também internacionalmente. Peças delicadas e exclusivas, feitas com a planta que brilha como ouro, são exportadas e apreciadas por colecionadores e amantes da arte.
A regulamentação do setor fortalece o papel dessas comunidades na preservação cultural e na sustentabilidade econômica, assegurando que tradições centenárias continuem vivas e gerem impacto positivo para o Jalapão
Mostra Colaborativa de Artesanato
O Museu Carlos e Margarida Costa Pinto, localizado no Corredor da Vitória, em Salvador, se prepara para receber a Mostra Colaborativa de Artesanato, que reunirá quadros, objetos de decoração e para mesa posta, barcos de madeira e outros itens decorativos. A exposição é gratuita e fica em cartaz nesta terça e quarta-feira (22 e 23), com visitação das 9h às 19h. Na ocasião, serão expostas diversas peças artesanais que refletem a riqueza dos materiais utilizados pelas artesãs Iza Martins, Tereza Queiroz, Eliana Lorens e Dani e Cássia Landim.
Cocaína apreendida
Mais de uma tonelada de cocaína foi apreendida nesta segunda-feira (21) no Porto de Santos, no litoral paulista. A apreensão foi a maior de 2024, informaram conjuntamente a Receita Federal e a Polícia Federal, órgãos responsáveis pela operação.
A operação apreendeu 1.201kg de cocaína, encontrada durante inspeção da Receita Federal em carga de sucata que teria como destino a Espanha.
A droga, informou a Receita, foi encontrada em caixas metálicas em meio a um carregamento de 24 toneladas de sucata, de forma a dificultar a inspeção.
Durante a fiscalização, a Receita contou com o apoio de dois cães farejadores. Também foram analisadas imagens de escâneres dos cinco contêineres, que tinham como destino o Porto de Málaga, na Europa.
A Delegacia da Polícia Federal em Santos instaurou inquérito policial para investigar a materialidade e a autoria do crime de tráfico internacional de drogas.
Programa de Residência Médica 2025
O Grupo Amil, uma das maiores empresas de saúde do país, acaba de abrir processo seletivo para o Programa de Residência Médica 2025 nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Estão disponíveis 57 vagas para médicos formados, em diversas áreas de especialização, distribuídas em 11 hospitais de referência em tratamentos de alta complexidade da rede própria da Amil – Rede Total Care. As inscrições estarão abertas até as 16h do dia 26 de novembro, no site www.edudata.com.br.
A seleção reserva 20% do total de vagas para pessoas que se autodeclararem negras (pretos ou pardos), conforme os critérios estabelecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As vagas afirmativas reforçam o comprometimento do Grupo Amil com a diversidade, equidade e inclusão na área médica.
As especialidades disponíveis são Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Medicina Intensiva, Ortopedia e Traumatologia, Medicina Nuclear, Radioterapia, Cancerologia Clínica, Urologia, Cardiologia, Cirurgia de Mão, Ecocardiografia, Hematologia e Transplante Renal Pediátrico.
Inscrições e mais informações no site: www.edudata.com.br