Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

13/11/2024 06h34

Foto: Tânia Rêgo - Agência Brasil

Carta de 50 mil crianças e adolescentes será entregue no G20

Uma carta escrita por mais de 50 mil crianças e adolescentes de cerca de 60 países será entregue para os líderes do G20, grupo que reúne as 20 principais economias do mundo. O documento traz preocupações e prioridades sobre temas como mudanças climáticas, economia justa, combate à pobreza, reforma da governança global e igualdade de gênero e racial.

A carta foi produzida a partir de uma consulta global conduzida pelas organizações Save the Children e Plan International, em parceria com Joining Forces, MMI-LAC e Crianças no G20. Adolescentes brasileiras foram escolhidas para representar os mais de 50 mil signatários da carta durante a Cúpula Social do G20, entre 14 e 16 de novembro no Rio de Janeiro.

Na Cúpula Social, as adolescentes Ynara, de 17 anos, do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro (Cedeca-RJ), organização parceira da Save the Children, e Maria Eduarda, de 16 anos, participante de projetos da Plan International Brasil, irão moderar o “Evento de Alto Nível: G20 e os Direitos de Crianças e Adolescentes”, no dia 14 de novembro, das 14h às 16h, no Espaço Kobra. O painel terá crianças, ministros, Sherpas do G20 e representantes da sociedade civil.

O movimento defende há décadas a abertura de um espaço formal para as crianças no G20, como um grupo de trabalho no Grupo de Engajamento da Sociedade Civil (C20).

Exposição imersiva ‘Orgulho do Brasil’

Em homenagem a Ayrton Senna, o Shopping Bela Vista, em Salvador, está recebendo a exposição imersiva ‘Orgulho do Brasil’, promovida pelo Guaraná Antarctica. Na ação, que é gratuita, o público adentra em uma cabine e tem acesso a vários conteúdos interativos, entre imagens, áudios e arquivos, que celebram a jornada do herói nacional, tricampeão mundial (1988, 1990 e 1991) pela McLaren.

A exposição está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 13h às 21h, e aos sábados e domingos, das 12h às 20h, no Piso L2, na Praça de Alimentação, até 28 de novembro.

Senna foi um ícone da Fórmula 1, conhecido por seu controle excepcional em pistas molhadas e seu estilo audacioso nas ultrapassagens, que o destacaram entre os maiores pilotos da história. Sua disciplina e a forte conexão com o público brasileiro o tornaram admirado não apenas por suas habilidades nas pistas, mas também pela ética de trabalho exemplar.

Sua morte trágica em 1994, há 30 anos, durante o Grande Prêmio de San Marino, consolidou sua lenda, e seu legado continua a inspirar novas gerações de fãs e pilotos ao redor do mundo.

Para garantir uma experiência mais personalizada, a capacidade do espaço é limitada a 10 pessoas por vez, com permanência de até 5 minutos por visitante. Não será permitida a entrada com alimentos e bebidas.

Programa Formare

A Maersk, em parceria com a Fundação Iochpe, abre inscrições para a turma de 2025 do Programa Formare, para o curso de Assistente Administrativo e Logística, na unidade da empresa em Santos (SP). O objetivo do projeto é fomentar um mundo mais integrado, possibilitando troca de valores, cultura e experiências, garantindo, assim, um futuro mais sustentável para as próximas gerações.

Ao todo, são 12 vagas disponíveis e as inscrições e o processo seletivo vão até o dia 24 de novembro de 2024. Para participar, é necessário que o jovem esteja alinhado com os seguintes requisitos: Ter nascido entre 2006 e 2007, estar cursando ou ter concluído o ensino médio em rede pública de ensino, ter renda familiar per capita (por pessoa) de até um salário-mínimo, não ter parentesco de primeiro grau com colaboradores da empresa, ter interesse pela área do curso (preferencialmente), não ter frequentado cursos profissionalizantes.

Os candidatos aprovados terão como benefícios: bolsa auxílio de estudos, alimentação no local, uniforme, auxílio transporte, material didático para uso durante o curso, seguro de vida em grupo e sala com equipamentos e conexão à Internet para as aulas. 

Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações, deve-se entrar em contato por e-mail: [email protected] ou Whatsapp: (13) 99684-5438.

Melhores instituições de ensino superior

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) está entre as 30 melhores instituições de ensino superior da América Latina. A classificação faz parte de um ranking da consultoria britânica Times Higher Education, uma das mais conceituadas do mundo. A Ufba ocupa a 29° posição.

O lugar representa uma queda de três posições, visto que, em 2023, a baiana conquistou o 26° lugar. Outras universidades do Nordeste estão à frente da Ufba. São elas: Universidade Federal do Ceará (UFC), na 19ª colocação, e Universidade Federal de Pernambuco, em 21°.

Quem lidera o ranking das melhores no continente é a Universidade de São Paulo (USP), que voltou ao topo da lista após cinco anos. A Pontifícia Universidade Católica do Chile perdeu a posição, defendida desde 2019, e agora ocupa o quarto lugar. Ao todo, o Brasil tem sete entre as dez melhores universidades da América Latina este ano.

O ranking da América Latina tem 214 instituições, em 16 países. O Brasil tem o maior número de citações, com 69 universidades classificadas pela consultoria. A Colômbia é o segundo país com mais universidades classificadas, somando 38.

O THE Latin America leva em consideração cinco aspectos: citações em periódicos científicos indexados; retorno à indústria; pesquisa; ensino; e internacionalização.

Professor substituto

Por meio do  edital 325/2024, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) abre seleção de professor substituto para atuação no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (Dell), campus de Vitória da Conquista. A vaga é destinada às disciplinas Fonética e Fonologia e Modelos de Análise Fonológica.

As inscrições acontecem no período de 14 a 21 de novembro. Para concorrer, é necessário ser graduado em Letras ou Linguística e possuir pós-graduação com área de concentração em Fonética e Fonologia. Os documentos necessários devem ser encaminhados para o e-mail [email protected], especificando, na linha de assunto, “Documentos para Inscrição – Edital 325/2024”.

A seleção será realizada em três etapas: prova de títulos, aula pública e entrevista. O cronograma completo e outros detalhes do processo seletivo estão disponíveis no edital.. Em caso de dúvidas, entre em contato com o setor responsável pelo e-mail acima.

Salas de cinema ativas

O Brasil contabiliza o número recorde de 3.481 salas de cinema ativas, de acordo com dados revelados pela Agência Nacional de Cinema. O recorde anterior foi registrado em 2019, quando 3.478 salas de cinema estavam em funcionamento no país. Entre os principais parques exibidores do país, estão os estados de São Paulo, com 1,1 mil salas em funcionamento; seguido pelo Rio de Janeiro, com 378 cinemas; e Minas Gerais, com 272 salas.

A nova marca vem em um contexto no qual o setor audiovisual ainda se recupera dos impactos causados pela pandemia de covid-19. Apenas em 2020, foram 1,6 mil salas fechadas por conta da crise sanitária. Já em 2021, dando início ao seu processo de recuperação, o Brasil contabilizou 3.268 salas de cinema em operação, número que foi ampliado para 3.414, em 2022, e 3.465, em 2023.

Panela de pressão

Usar panela de pressão requer alguns cuidados. O objeto tem risco de explodir e causar graves acidentes, podendo levar à morte a depender do grau da queimadura. Há ainda a possibilidade de haver destruição de móveis e eletrodomésticos, incêndios e ferimentos graves causados por estilhaços liberados pela expansão da panela.

Por ano, cerca de 1.200 panelas de pressão explodem no Brasil. A informação é de uma pesquisa publicada pela Associação Brasileira de Proteção dos Consumidores (Proteste). Só que a maioria dos casos acontece por uso indevido do equipamento.