18/11/2024 06h34
Foto: Neojibá - Divulgação
306 vagas abertas para o programa Neojiba
O programa Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) está com 306 vagas abertas para formações de referência no Núcleo Central, localizado no Parque do Queimado, na Liberdade, em Salvador. Os aprovados poderão receber bolsas de até R$ 1.100 para cursos nas áreas de iniciação musical, canto coral e instrumentos musicais.
As vagas exigem conhecimento musical prévio nos níveis intermediário ou avançado, além de atender a faixa etária específica para cada grupo. Também é necessário estar engajado em ações de educação e cidadania.
O processo seletivo inclui audições, que ocorrerão presencialmente entre os dias 25 e 29 de novembro para os candidatos de Salvador e Região Metropolitana. Aqueles que residem em outras cidades deverão enviar um vídeo sem edição até o dia 20 de novembro, com as peças exigidas no regulamento disponível no site.
As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 20 de novembro, por meio de um formulário online. Para os grupos avançados, a idade mínima é de 26 anos (nascidos a partir de 1º de janeiro de 1998). Para os intermediários, a exigência é que os candidatos sejam nascidos a partir de 1º de janeiro de 2002.
O resultado será divulgado no dia 6 de dezembro.
“Racismo: vamos falar abertamente”
Em celebração ao Dia da Consciência Negra, a Autoridade Portuária de Santos (APS), empresa responsável pela infraestrutura pública do Porto de Santos, promove na terça-feira (18), às 15h, em seu canal do Youtube, uma palestra ao vivo sobre antirracismo: “Racismo: vamos falar abertamente”.
A convidada para falar do assunto é a professora Lavini Castro, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Relações Étnico Raciais. Criou a Rede de Professores Antirracistas e promotora de sensibilização de profissionais da educação para a Educação para as Relações Étnico Raciais.
Para assistir, o link é https://www.youtube.com/watch?v=hm27lT5rCJc
Palestra de Clarindo Silva no TCE/BA
Como parte das celebrações pelo Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, o jornalista, escritor, poeta, compositor e agitador cultural, Clarindo Silva, fará uma palestra, no Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), intitulada "Longa Caminhada: Pelourinho Ontem, Hoje e Amanhã". O evento, às 14h30 desta segunda-feira (18), acontece no Plenário Conselheiro Lafayette Pondé, e é aberto aos servidores dos tribunais de contas do Estado e dos Municípios, à administração pública e à sociedade em geral.
Na palestra, Clarindo compartilhará suas reflexões e experiências na luta contra o racismo e na promoção da inclusão, do empoderamento da comunidade negra e na defesa da preservação do Centro Histórico de Salvador. Ele conduzirá o público por uma jornada de reflexão sobre o histórico e o futuro do Pelourinho, e como ele simboliza a luta, as conquistas e os desafios da população negra ao longo dos séculos. O evento é promovido pelo TCE/BA e Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), com apoio institucional do Instituto Rui Barbosa.
A trajetória de vida de Clarindo é marcada pela dedicação à cultura e à transformação social, o que faz dele um dos grandes defensores da valorização da memória e da resistência negra. Entre outras coisas, ele discutirá como a cultura pode ser um potente instrumento de educação, conscientização e transformação social, abordando também o papel fundamental da história e da memória na construção de um futuro mais justo e igualitário.
Cursos de especialização em Saúde Coletiva
O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Informação e Saúde Digital, em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), anuncia a publicação de editais para dois cursos de especialização em Saúde Coletiva, com inscrições abertas desta segunda-feira (18) a 2 de dezembro. Promover a educação permanente em saúde digital e um pilar importante do Programa SUS Digital.
O primeiro curso terá concentração em Saúde Digital, enquanto o segundo se dedicará ao Monitoramento e Avaliação em Saúde. Ambos serão oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EAD), com duração de 12 meses (375 horas) e início das aulas previsto para janeiro de 2025.
Os dois cursos de pós-graduação lato sensu ofertarão 300 vagas cada, destinadas a profissionais de nível superior que residem no Brasil e atuam nos serviços públicos de saúde nos âmbitos municipal, estadual e federal.
Os editais para os dois cursos de especialização em Saúde Coletiva podem ser acessados em:
Área de concentração em Monitoramento e Avaliação em Saúde
Área de concentração em Saúde Digital
Centauro e Nike abrem mais de 1.500 vagas
A Centauro, maior varejista de artigos esportivos da América Latina, e a Fisia (distribuidora oficial da Nike no Brasil), ambas pertencentes ao Grupo SBF, estão com mais de 1.500 vagas temporárias abertas para reforçar suas vendas de fim de ano. As oportunidades são para os cargos de assistente de loja e vendedor de calçados nas mais de 272 lojas da rede. As contratações estão previstas para começar entre o início de novembro e dezembro.
Os pré-requisitos para a vaga de vendedor incluem ensino médio completo e experiência anterior com vendas. O trabalho será realizado em uma das lojas da Centauro ou da Nike, e o conhecimento sobre calçados é considerado um diferencial importante no processo de seleção. Já para a função de assistente de loja, além do ensino médio completo, é desejável que o candidato tenha boas habilidades de comunicação para proporcionar um atendimento de qualidade aos clientes.
Os interessados em integrar o time da Centauro podem se inscrever por meio da plataforma Gupy link, apenas inserindo a palavra “EXTRA” na busca. Os selecionados terão direito a vale-transporte (VT) e vale-refeição (VR).
Já os interessados em trabalhar na loja da Nike podem se inscrever no site Link.
Brisanet inaugura novas lojas no Nordeste
A Brisanet, com mais de 1,4 milhão de clientes em banda larga e 4G/5G, intensifica sua estratégia de expansão com a inauguração de duas lojas físicas. As novas unidades foram abertas nas cidades de Maracanaú (CE) e Campo Maior (PI), fortalecendo a presença comercial nos dois estados. Além disso, a empresa reinaugurou a loja de Natal (RN), com um espaço mais amplo e moderno.
Com essas adições, a rede Brisanet totaliza mais de 130 lojas em todo o Nordeste. Somente em 2024, a empresa inaugurou 10 novas lojas, em localidades como Arapiraca (AL), Picos (PI), Paulista (PE), entre outras. Até o final do ano, a expectativa é inaugurar mais 03 lojas na região, visando atender à crescente demanda dos clientes por conectividade de alta qualidade.
República do Reggae
Com mais de quatro décadas de carreira, Steel Pulse traz ao público baiano sucessos como Your House, Steppin’ Out e Roller Skates.
A República do Reggae, é o maior festival de reggae da América Latina, e além de Steel Pulse, o evento contará com artistas como Edson Gomes, Alpha Blondy, Etana, Clinton Fearon, Tribo de Jah, Mato Seco, Eek-A-Mouse e Leões de Israel, promovendo uma noite de pura vibração no reggae.
Os ingressos estão disponíveis em lote promocional até o dia 19 de novembro, e podem ser adquiridos com condições especiais: parcelamento em até 10x sem juros no cartão. As vendas acontecem nos balcões do Pida (Salvador Shopping, Shopping Paralela, Salvador Norte Shopping e Shopping Piedade), na loja Bora Tickets (Shopping da Bahia, 2º piso) e online.
“Encontro de Circenses da Bahia”
O Circo Picolino, em Salvador, será palco do “Encontro de Circenses da Bahia”, evento gratuito que acontecerá nos dias 19 e 20 de novembro e vai reunindo profissionais, artistas e entusiastas da arte. A iniciativa visa fortalecer o setor na Bahia e no Brasil, com atividades voltadas para a troca de experiências, debates sobre sustentabilidade e a elaboração de uma Carta Pública com estratégias para consolidar a economia solidária no segmento.
A programação inclui palestras, mesas de diálogo e grupos de trabalho, reunindo artistas, gestores culturais, representantes de associações e sindicatos, além de coletivos circenses. Segundo o coordenador do encontro, Robson Mol, o objetivo principal é “consolidar o circo como uma arte relevante e sustentável, ampliando as redes de contato e criando parcerias estratégicas”.
No primeiro dia, próxima terça-feira (19), as atividades começam às 10h com uma mesa de abertura que contará com Laisa Ferreira, da Funceb/Secult-Ba. Às 14h, a doutora em cultura e sociedade, Luana Vilutis, apresentará a palestra “Economia solidária e organização em rede para a sustentabilidade do setor”. À noite, uma mesa interdisciplinar discutirá os desafios e oportunidades na organização de setores culturais.
Já no dia 20, quarta-feira, os participantes trabalharão na construção da Carta Pública, com mediação da doutora em artes cênicas Alda Souza. À tarde, uma mesa redonda com representantes de conselhos culturais e do Ministério da Cultura abordará a importância de debates e parcerias no setor. O encerramento será marcado por performances de artistas do Circo Picolino e a assinatura do documento final.
O evento faz parte do projeto “Celebrar os 40 buscando outros 40”, em comemoração às quatro décadas do Circo Picolino, com apoio financeiro da Funarte.