Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

22/11/2024 06h30

Foto: Divulgação

Bahia conquista selo ouro em transparência pública

A Bahia conquistou o selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública, com um índice de transparência de 87,19%. O indicador avaliou, no caso do governo baiano, o portal Transparência Bahia, que registra uma média de 186 mil acessos mensais e já se consolidou como importante ferramenta para o acompanhamento dos recursos públicos da gestão estadual. Gerenciado pela Auditoria Geral do Estado, órgão vinculado à Secretaria da Fazenda, o portal visa garantir a efetiva participação dos cidadãos na administração pública, tornando transparente a aplicação dos recursos.

A análise do desempenho dos entes federativos no que diz respeito à transparência pública é uma realização da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas e conta com o apoio de todos os Tribunais de Contas do país, do Instituto Rui Barbosa e do Conselho Nacional do Controle Interno. De acordo com o PNTP, são enquadradas, na categoria Ouro, organizações que alcançam 100% dos critérios essenciais, mantendo um nível de transparência entre 85% e 94%.

Lar Franciscano Santa Isabel celebra 176 anos

O Lar Franciscano Santa Isabel completa, em 2024, 176 anos de fundação. Para marcar a ocasião, o professor e historiador Francisco Senna irá ministrar uma palestra sobre a trajetória do local.

O evento acontece nesta sexta-feira (22), às 16h, no Lar Franciscano, que fica na Rua Jogo do Lourenço, número 22, no bairro da Saúde. O acesso é gratuito.

O Lar Franciscano é mantido pela Ordem Terceira Secular de São Francisco da Bahia e foi construído, em 1848, para abrigar idosos da Ordem. Atualmente, conta com cerca de quarenta residentes.

Francisco Senna, irmão da Ordem Terceira, graduou-se pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFBA em 1977. Realizou Cursos de Especialização em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos na UFBA, em 1982 e na Cidade de Florença – Itália, em 1985.

Fora do ar temporariamente

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 ficará com a central telefônica fora do ar temporariamente nesta sexta (22). A suspensão acontecerá entre a meia-noite e 3h, para manutenção na rede de informática. Até a normalização do serviço, quem precisar acionar o Samu deve fazer a ligação para Central Telefônica da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros nos números 190 ou 193. Ou seja, para garantir o funcionamento ininterrupto do serviço à população, o Samu reforçará o quantitativo de médicos reguladores na Central de Operações e Inteligência (COI), onde ficam representantes dos bombeiros e da polícia.

Novembro Salvador Capital Afro

Nesta sexta-feira (22), com concentração às 17h na Rua Maciel de Cima, 19, a Banda Didá fará o Afro Cortejo, no Pelourinho, em Salvador, como parte das celebrações do Novembro Salvador Capital Afro. Ícone da resistência cultural, o grupo destaca o samba-reggae como ferramenta de empoderamento e cidadania.

Promovido pela Prefeitura, sob a coordenação das secretarias municipais da Reparação (Semur) e Cultura e Turismo (Secult), o Novembro Salvador Capital Afro é uma oportunidade de vivenciar e fortalecer a cultura afro-brasileira, com eventos que inspiram a preservação da memória preta e a luta contra o racismo. Além da Didá, a programação reúne outros grandes nomes da música afro-brasileira.

No sábado (23), ocorrem as apresentações do Samba Síbí Dúdú, no Espaço Cultural da Barroquinha, no Centro, às 17h; do Ilê Aiyê, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, às 20h; e do Malê Debalê, em Itapuã. Na segunda-feira (25), o Cortejo Afro encanta o público em Pirajá.

A Escadaria do Passo, no Centro Histórico, também recebe uma série de shows. No sábado (23), quem se apresenta no local é a Banda Muzenza, às 17h; no domingo (24), é a vez do grupo A Mulherada; na segunda-feira (25), a animação fica a cargo das Filhas de Gandhy; e o cantor e compositor Gerônimo Santana e a Banda Mont Serrat é a atração da terça-feira (26), às 19h.

Consultor de vendas

Uma concessionária de carros oferta 90 vagas para consultor de vendas em Salvador. O emprego é de carteira assinada e entre os benefícios estão comissão, plano médico e seguro de vida. Os interessados podem fazer a inscrição no site (clique aqui). 

O salário é 100% comissionado. No entanto, caso o vendedor não atinja a meta, receberá o piso da categoria (R$ 1,4 mil). Os requisitos para a vaga são ensino médio completo, experiência com vendas e habilidade com redes sociais. Um diferencial é ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tipo A/B. 

O funcionário vai trabalhar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com duas horas de intervalo. No sábado, o horário de trabalho é das 8h às 12h.

Index – A Feira da Indústria da Bahia 2025

Sétimo maior PIB do Brasil, com R$307,3 bilhões e principal economia do Nordeste, a Bahia tem a indústria como um dos seus vetores de crescimento e desenvolvimento. Como objetivo destacar o papel vital que a indústria desempenha na economia do nosso estado, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Bahia (Sebrae/BA) lançaram a Index – A Feira da Indústria da Bahia 2025, que acontecerá de 27 a 29 de agosto de 2025, no Centro de Convenções de Salvador.

A feira também busca promover um ambiente propício para o surgimento de novas ideias, a formação de parcerias estratégicas e a geração de negócios. AI Index foi pensada para oferecer uma programação que inclui uma agenda de palestras, workshops e painéis, com a proposta de explorar tendências e tecnologias inovadoras para o setor industrial.

O foco é também debater temas de interesse para o setor da Indústria, como produtividade e inovação, sustentabilidade e alternativas energéticas, dentre outros tópicos relevantes

Operação Força Total Nacional

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) deflagrou a 9ª edição da Operação Força Total Nacional, coordenada entre as polícias militares de todo o Brasil com foco no combate à criminalidade. Este marco nacional coincide com a 36ª edição da ação realizada no Estado.

A operação é parte de um esforço conjunto entre Estados para reforçar o enfrentamento ao crime organizado e consolidar a atuação das forças policiais em áreas de maior vulnerabilidade.

De acordo com a PM-BA, as edições anteriores da operação no Estado apresentaram resultados relevantes, incluindo apreensão de armas e drogas, prisões de suspeitos envolvidos em atividades ilícitas e recuperação de bens roubados ou furtados. Na 35ª edição, realizada na semana passada, foram presos 39 suspeitos em flagrantes e outros 14 foragidos da Justiça em apenas um dia em Salvador. Além disto, 16 armas foram tiradas de circulação.

Ao longo das 35 edições da operação, o saldo também inclui a apreensão de 195 adolescentes em conflito com a lei e a retirada de grandes quantidades de drogas das ruas. Também houve a recuperação de 546 veículos roubados.