25/11/2024 06h34
Foto: Ipac - Divulgação
Dia das Baianas de Acarajé
Nesta segunda-feira, dia 25 de novembro, será comemorado o Dia Nacional das Baianas de Acarajé, que visa celebrar a importância histórica e cultural dessas mulheres que se dedicam à produção e venda de um dos pratos mais tradicionais da Bahia e do Brasil. Com o intuito de valorizar essa importante tradição, o projeto “Axé com Dendê” completa sua sétima edição e, neste ano, terá uma programação diversificada, organizada pela Superintendência de Fomento ao Turismo. A ação terá início às 7h, reunindo as baianas, caracterizadas, em pontos turísticos das cidades de Salvador, Linha Verde e Aracaju.
Em Salvador, as celebrações acontecerão em pontos turísticos como o Mercado Modelo, o Elevador Lacerda e o Farol da Barra, seguindo depois para a Linha Verde. Já em Aracaju, a programação será realizada na Praia de Atalaia, no Oceanário de Aracaju, na Orla do Bairro Industrial e na Passarela do Caranguejo. Durante todo o dia, os visitantes desses pontos turísticos serão recebidos pelas Baianas de Acarajé, que distribuirão fitinhas do Senhor do Bonfim, a tradicional cocadinha da Bahia e material informativo que celebra e valoriza a importância da data.
“Cada doação, uma nova história”
Com o tema “Cada doação, uma nova história”, a Semana do Doador, que acontece de 25 a 30 de novembro, vai celebrar o aniversário de 35 anos da Fundação Hemoba. Neste ano, o cantor Tatau será o embaixador da campanha, que terá em sua programação apresentações musicais, distribuição de brindes, estandes de maquiagem e artesanato. A ação tem como objetivo homenagear os doadores voluntários, além de conscientizar a população sobre a importância do ato de doar sangue.
Durante a Semana do Doador, se apresentam na sede da Hemoba, em Salvador, o Coral Lacen, o cantor Lú Santana, o músico Tatau, o Coral Pentágono, o cantor Júnior, a dupla Percy e Bruno, a cantora Rama Montana, o músico Pio Fernandes e o Coral do Neojiba. Neste período, as unidades móveis de coleta estarão no estacionamento da sede da Hemoba (25), no Salvador Shopping (25 a 30), na Estação da Nova Lapa (26 a 27), na Secretaria Estadual de Educação (28 a 29) e no Supermercado Assaí (30), em Lauro de Freitas. O atendimento será realizado das 8h às 17h.
Programação front-end
Termina na próxima quinta-feira (28), o prazo de inscrição para o curso em Programação front-end oferecido gratuitamente pelo Senai Bahia e pela Ford. A formação faz parte do Ford na Bahia, programa que capacita pessoas de baixa renda para o mercado de tecnologia, com foco na empregabilidade dos participantes.
Com duração de 5 meses, a capacitação é totalmente gratuita e não exige conhecimento prévio em programação. Os alunos vão receber ajuda de custo para alimentação e transporte, suporte pedagógico e assistência social, além de apoio na preparação para entrevistas de emprego e um diploma emitido pelo Senai Bahia.
Para participar é preciso ter 16 anos ou mais, ensino médio em curso (a partir do 2º ano) ou completo e renda familiar de até quatro salários mínimos. Os interessados devem se inscrever no site do programa Ford , onde encontram todas as informações sobre o processo de seleção, que terá cinco etapas: inscrições, desafio (remoto), prova de conhecimento prévio (presencial), entrevista (presencial) e matrícula.
O resultado de cada etapa será divulgado no site www.cursosgratuitos.senaibahia.com.br. O início das aulas está previsto para o dia 6 de janeiro de 2025.
Cadastro de veículos
A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) estendeu o prazo para que moradores das áreas próximas ao circuito do Carnaval 2025 realizem o cadastro de veículos e solicitem as credenciais de acesso. Agora, os moradores têm até o dia 8 de dezembro para garantir o adesivo por meio do site da Transalvador e recebê-lo em casa.
Até o momento, apenas 6,2 mil veículos foram cadastrados, o que representa cerca de 20% dos imóveis aptos a receber as credenciais.
Os moradores devem acessar o site da Transalvador e clicar na opção “Carnaval 2025”. No portal, é possível verificar se o imóvel está em uma das zonas de restrição. Quem já realizou o cadastro em 2024 pode acessar o sistema com login e senha para confirmar, excluir ou incluir novos veículos.
Para novos cadastros, é necessário informar o número do IPTU, CPF ou CNPJ, além de um endereço de e-mail. Após o registro, o sistema enviará um código de acesso para concluir o processo e permitir o cadastro do Renavam e placa do veículo.
Os moradores que não fizerem o cadastro até o prazo final deverão buscar os adesivos em postos físicos de atendimento, ainda a serem divulgados. Mesmo após o dia 8 de dezembro, será possível realizar o registro online das placas, mas a retirada das credenciais terá que ser feita presencialmente.
Luzes de Natal
Com o tema “O afeto transforma vidas”, a Uneb (Universidade do Estado da Bahia) lança uma ampla mobilização em seus 27 campi espalhados pelo estado. A iniciativa integra o projeto Luzes de Natal, que amplia a tradicional Campanha Natal sem Fome, unindo esforços para combater a fome e promover a solidariedade por meio de doações e ações comunitárias.
A campanha deste ano também terá foco em instituições que trabalham com crianças, como lares de acolhimento, creches e associações comunitárias. Cada departamento da Uneb, tanto na capital quanto no interior, funcionará como ponto de arrecadação de alimentos não perecíveis entre os dias 22 de novembro e 20 de dezembro.
As doações serão entregues às instituições locais, promovendo um Natal mais digno para milhares de pessoas.
Leilão da Receita Federal
A Receita Federal vai promover o leilão do ano na Alfândega do Aeroporto Internacional de Viracopos, onde diversos produtos variados, como aparelhos eletrônicos, roupas e peças automotivas estarão disponíveis para o arremate do interessado.
A participação no leilão ocorre de forma online. Será necessário acessar o Portal e-CAC e em seguida escolher o Edital de Leilão nº 0800100/000006/2024 e ir à opção “incluir proposta”.
As propostas devem ser apresentadas das 8h do dia 28 de novembro às 21h do dia 2 de dezembro. No dia seguinte, 3 de dezembro, as propostas serão classificadas em ordem e, às 10h, será aberta a sessão para apresentação de lances.
Os 168 lotes a serem leiloados terão valores iniciais entre R$ 200 e R$ 276 mil. Informações e imagens dos produtos podem ser acessadas aqui. Só é possível arrematar lotes fechados, sem a possibilidade de lances individuais para cada produto.
O leilão vai ocorrer devido a apreensão de mercadorias feitas pela Receita Federal em ações de controle do comércio exterior ou são produtos que foram importados e abandonados posteriormente.
Curso Gestão de compras e estoques
A Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) realiza, no dia 28 de novembro (quinta-feira), o curso Gestão de compras e estoques.
Ministrado de forma online, via plataforma zoom, a aula, voltada a profissionais da área administrativa que ocupam cargos médios e de liderança nas áreas de logística, PCP, compras, almoxarifado e expedição, mostrará os métodos e aplicações para tornar a gestão de compras e estoques um instrumento efetivo na maximização dos recursos da empresa.
Lecionado por Henrique Mäder, profissional com mais de 40 anos de experiência atuando como profissional em Indústrias, Comércios e Serviços, para pequenas, médias e grandes empresas, com foco de atuação nos setores de produção, qualidade, compras, estoques, logística, supply chain, PPCP, operações, comercial, atendimento ao cliente e tecnologia, o curso abordará em sua grade programática.
Mais informações: (11) 5582-6321/6326 ou https://abimaq.org.br/cursos/112/gestao-de-compras-estoques
Pardos e negros
Uma pesquisa do Datafolha revelou que 60% das pessoas que se autodeclaram pardas no Brasil não se consideram negras, enquanto 40% afirmam o contrário. Entre os que se declaram pretos, 96% se identificam como negros, e 4% dizem não se ver dessa forma.
O levantamento, realizado entre os dias 5 e 7 de novembro com 2.004 pessoas em 113 municípios, apontou também que 65% dos brasileiros enxergam a categoria negra como a soma de pretos e pardos. Entre os pardos, esse índice é de 67%, e, entre os pretos, sobe para 77%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais no total da amostra.
A pesquisa destacou ainda a percepção de discriminação racial: 17% dos pardos relatam já ter sofrido preconceito pela cor da pele, enquanto o índice é de 56% entre os pretos e 7% entre os brancos.
No último Censo do IBGE, divulgado no ano passado, os dados revelaram que a população parda superou a branca pela primeira vez na história, tornando-se o maior grupo racial do Brasil, com 45,3% dos habitantes. Na Bahia, estado com 79,7% de sua população composta por pretos e pardos, o impacto dessa composição é notório. Salvador, reconhecida como a cidade com maior população negra fora da África, tem pelo menos dez bairros onde mais de 90% dos moradores se identificam como pretos ou pardos.