Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

26/11/2024 06h31

Foto: PMS - Divulgação

Gestão e operação dos quiosques

A licitação para concessão dos serviços públicos de gestão e operação dos quiosques na Av. Octávio Mangabeira, região Orla de Salvador, será aberta nesta terça-feira (26). As propostas poderão ser enviadas até o dia 22 de janeiro de 2025.

De acordo com a publicação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), a empresa vencedora ficará responsável pela manutenção, conservação, reforma, expansão, construção e operação de até 34 quiosques e 70 tendas na região, com prazo de 30 anos.

O contrato previsto é de R$ 18,6 milhões e o projeto inclui ainda calçadão com ciclovia, pistas de cooper, quadras de esportes, parques infantis, áreas de encontros e estacionamentos. A localização dos equipamentos ficará no Parque da Orla, entre as praias da Boca do Rio, dos Artistas, Pituaçu e Patamares, em área de aproximadamente 3.500 metros de extensão.

Ato de Celebração do Novembro Negro Bahia

Exaltando a força da identidade cultural negra, Salvador será palco do Ato de Celebração do Novembro Negro Bahia. O evento acontece nesta terça-feira (26), a partir das 18h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, reunindo grandes nomes do teatro e da música. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados através da plataforma Sympla.

Entre as atrações confirmadas, estão a banda Didá, os Filhos de Gandhy, o cantor Dão, o grupo Afrocidade e o bloco afro Olodum. Outro destaque fica por conta do Bando de Teatro Olodum, que trará ao palco uma performance especial com reflexões sobre o povo negro da Bahia. Por fim, o ator Sulivã Bispo chega com sua personagem Koanza, com um misto de irreverência e força.

Promoções da Black Friday

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, preparou um guia com orientações e direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor para orientar os brasileiros a aproveitarem as promoções da Black Friday de forma mais segura e consciente. O evento comercial deste ano ocorre em 29 de novembro.

Acesse aqui o Guia de Defesa do Consumidor para a Black Friday.

“[O guia] surge em um contexto de crescimento das compras online no Brasil e do aumento das reclamações durante grandes eventos de promoção, como ofertas falsas, preços inflacionados antes dos descontos e problemas na entrega de produtos”, explicou a Senacon.

Na edição de 2023, as plataformas de proteção ao consumidor receberam mais de 7 mil queixas de cidadãos frustrados com falsas promessas de descontos e de vantagens. O objetivo agora é oferecer as ferramentas necessárias para identificar promoções reais e evitar práticas abusivas.

A Senacon informou ainda que vai monitorar o mercado e atuar em parceria com órgãos de defesa do consumidor para coibir irregularidades e aplicar sanções a empresas que desrespeitarem os direitos dos consumidores.

A secretaria também incentiva o uso da plataforma Consumidor.gov.br para a resolução direta de conflitos entre consumidores e empresas cadastradas. “Mais de 80% das reclamações registradas no portal têm desfecho positivo”, diz o texto.

“Por que lutamos?”

A Casa do Benin sediará a nova edição do Encontros Negros, evento que acontece nesta terça-feira (26) e quinta-feira (28). Com o tema “Por que lutamos?”, a iniciativa promove reflexões sobre as lutas da população negra em áreas como política, educação, comunicação, ciência e tecnologia.

A programação incluirá mesas redondas com debates conduzidos por especialistas. Nesta terça-feira (26), às 14h30, a mesa “Vozes Negras na Era Digital: a tecnologia como ferramenta de empoderamento e representatividade” terá Tiago Banha e Edilene Alves como palestrantes. Mais tarde, às 16h30, o tema “Composição Negra: Identidade, Resistência e Inovação na Música Brasileira” contará com A Dama e Pierre Onasis.

No dia 28, às 14h30, será abordada a relação entre comunicação e representatividade com a mesa “A Voz da Comunidade Negra na Mídia”, com Nina Santos e Igor DSN. A programação será encerrada às 16h30 com o painel “Literatura Negra: Vozes, Narrativas e Resistência”, apresentado por Elisa Lucinda e Quito Ribeiro. Inscrições gratuitas podem ser realizadas pelo Sympla.

Espetáculo “ERÓ”

Celebrando as culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras, o Balé Teatro Castro Alves traz ao público o seu mais novo espetáculo, “ERÓ”. As apresentações acontecem entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, a partir das 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, e contará com a participação da Reforma Cia de Dança.

Em seu novo trabalho, o BTCA convida o público a uma reflexão sobre suas próprias memórias e identidades, ressaltando a continuidade da experiência humana através das gerações. A montagem tem dramaturgia e direção assinada por Jorge Vermelho, coreografia de Henrique Rodovalho, co-direção artística de Guego Anunciação, coordenação de pesquisa e supervisão dramatúrgica de Onisajé e direção executiva de Guilherme Hunder.

“Mulher + Comércio”

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, o Sistema Comércio BA -Fecomércio, Sesc e Senac- e o Sebrae se unem para realizar o “Mulher + Comércio”. Será um evento gratuito voltado à capacitação em gestão de negócios ligados ao setor terciário, dirigido às mulheres empresárias e empreendedoras do estado da Bahia, como também as que desejam começar a empreender. Em dois dias (27 e 28 de novembro) o público poderá assistir a palestras e painéis com grandes nomes do mercado local e nacional, no Teatro Sesc Casa do Comércio, além de participar de oficinas 100% práticas na unidade Senac, localizada no 7º andar do edifício sede do Sistema Comércio BA. As vagas são limitadas e as inscrições já podem ser realizadas via Sympla.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do site da Sympla

Na abertura do Mulher + Comércio, na manhã de terça-feira (27), ocorrerá o lançamento do livro “Mulheres Empreendedoras da Bahia”, uma realização da Fecomércio BA, por meio da sua Câmara da Mulher Empresária. 

2º destino mais surpreendente do Brasil

Um levantamento feito pela Preply indicou que o estado da Bahia foi eleito o 2º destino mais surpreendente do Brasil em 2024, atrás apenas de São Paulo. Também fazem parte do top 5: Minas Gerais, Alagoas e Ceará, seguindo essa ordem. Foram analisadas praias de interesse nacional, culinárias marcantes e paisagens que atraem visitantes nas mais diversas épocas do ano.

Os dados dos chamados “destinos surpreendentes” foram divulgados nesta segunda-feira (25) pela Preply, plataforma que, para compreender as experiências turísticas da população neste ano, pediu que respondentes de Norte a Sul compartilhassem suas retrospectivas anuais de viagens, bem como as expectativas quando o assunto é fazer as malas em 2025.

Ao longo do levantamento, 6 em cada 10 ouvidos pela especialista em idiomas disseram estar encerrando 2024 menos estressados graças ao hábito de viajar, que também os ajudou a fortalecer suas relações pessoais, ampliar o conhecimento cultural e, ainda, aumentar a autoconfiança. Seus planos para os próximos doze meses, nesse sentido, podem ser resumidos apenas a um único objetivo: relaxar e descansar, dentro ou fora do país.