Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

30/11/2024 06h34

Foto: Divulgação

Expectativa de vida do brasileiro

A esperança de vida ao nascer no Brasil ficou em 76,4 anos em 2023, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Houve um aumento de 0,9 ano em relação a 2022, quando a expectativa de vida era de 75,5 anos.

Os dados completos da pesquisa Tábuas da Mortalidade serão divulgados pelo IBGE a partir das 10h desta sexta-feira.

De acordo com o IBGE, a pesquisa fornece estimativas da expectativa de vida às idades exatas até os 80 anos, com data de referência em 1º de julho, o que permite o conhecimento sobre os níveis e padrões de mortalidade da população brasileira.

A expectativa de vida é usada para o cálculo do chamado fator previdenciário para o cálculo dos valores relativos às aposentadorias dos trabalhadores que estão sob o Regime Geral de Previdência Social.

“It’s a Long Way – O Exílio em Caetano Veloso”

A escritora Márcia Fráguas tem um encontro especial marcado com o público da capital baiana. No domingo (1º), a partir das 18h, na livraria do Cine Glauber Rocha, ela promove o lançamento do livro “It’s a Long Way – O Exílio em Caetano Veloso”. Na obra, a autora reflete sobre o modo como as perseguições perpetradas pelos militares durante o período da ditadura impactaram o campo das artes e da cultura no Brasil do final da década de 1960 e, em particular, o Tropicalismo, com o exílio de seus dois principais artífices, Caetano Veloso e Gilberto Gil. A entrada é gratuita.

Com prefácio do pesquisador e professor Leonardo Davino de Oliveira e texto da orelha assinado pela doutora em Sociologia Sheyla Diniz, o livro tem como base os álbuns Caetano Veloso (1969), Caetano Veloso (1971) e Transa (1972) e busca evidenciar e interpretar a construção de uma poética do exílio.

No evento de lançamento, Márcia Fráguas participará de um bate-papo sobre o livro com o crítico literário e professor Antonio Marcos Pereira e  com a advogada e fotógrafa Sarah Mirella. Durante sua passagem pela cidade, ela também irá prestigiar o aguardado show da turnê Caetano Bethânia, que acontece neste sábado (30), na Casa de Apostas Arena Fonte Nova.

IEL Bahia está com 595 vagas

O IEL Bahia está com 595 vagas abertas para estágio em todo o estado. Deste total, 277 são para Salvador e Região Metropolitana, 82 para Feira de Santana e Região, 78 para a Região Sudoeste, 36 para a Região Norte, 26 para a Região Oeste e 96 para as Regiões Sul e Extremo-Sul do estado.

Há vagas para estudantes do ensino superior, ensino médio e técnico. As oportunidades são para diversas áreas, incluindo administração, arquitetura e urbanismo, biomedicina, ciências contábeis, comunicação social, direito, educação física, enfermagem, engenharias (ambiental, civil, de minas, de produção e mecânica), jornalismo, letras, logística, marketing, nutrição, pedagogia, psicologia e recursos humanos.

As bolsas variam de R$ 450 e R$ 1,4 mil. Os interessados devem se cadastrar no site do IEL (www.ielbahia.com.br) e acompanhar a oferta de vagas. É importante que os candidatos mantenham o cadastro sempre atualizado.

PagoFrank

Antecipando as celebrações pelo Dia Nacional do Samba, comemorado em 2 de dezembro, o PagoFrank vai desembarcar pela primeira vez em Salvador, após passagens bem-sucedidas por São Paulo e Rio de Janeiro. Sob o comando do agitador cultural Frank Menezes e do produtor DJ Zedoroque, a festa acontece no domingo (1º), a partir das 12h, no Di Janela. A entrada é gratuita.

Entre as atrações responsáveis por agitar o público com grandes sucessos do samba e pagode, estão o Bloco Afro Os Negões, Samba do Meretriz, além dos DJs Zedoroque, Kay Dee, Ubunto e Belle, residente do baile O Pente. A experiência fica ainda mais completa com o menu especial assinado pela chef Nara Amaral.

Política industrial e desenvolvimento

C om o objetivo de mobilizar o empresariado baiano para conhecer os instrumentos de fomento da Nova Indústria Brasil (NIB), lançada em janeiro deste ano, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) realizam, em Salvador, o evento “Política industrial e desenvolvimento:  oportunidades para a Bahia na neoindustrialização”.

O evento será no dia 3 de dezembro, às 9h, no auditório da Fieb, localizada na Rua Edístio Pondé, 342, no bairro do Stiep. Além do presidente da Fieb, Carlos Henrique Passos e do diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Rafael Lucchesi, a abertura do evento também contará com a presença de Bruno Fraga, superintendente de Negócios do Sicoob CrediFIEMG. No painel sobre fomento, BNDES, Finep, CNI, Senai e IEL apresentarão seus instrumentos de apoio a empresas.

Além de compartilhar com os empresários baianos os instrumentos disponíveis, que incluem linhas de crédito e fomento à atividade produtiva industrial, a iniciativa também prevê uma rodada de negócios entre empresas e agências de fomento inscritas no evento.

Projeto ‘OSBA na Estrada’

A Orquestra Sinfônica da Bahia abre sua programação de dezembro com mais uma edição do projeto ‘OSBA na Estrada’, que leva a música sinfônica a diferentes regiões da Bahia.  Neste domingo (1º), às 17h, o grupo de metais e percussão, composto por músicos da OSBA e convidados, se apresenta na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Cachoeira. A entrada é gratuita.

Com regência do maestro Eduardo Salazar, o concerto será comandado pelo grupo de metais e  percussão  da OSBA, formado por Davi Brito e Adelson Lemos (trompas); Heinz Schwebel e Joatan Nascimento (trompetes); Michele Girardi,  Hélio Góes e Mauro Madruga (trombones), Renato Pinto (tuba); Humberto  Monteiro e Oscar Mauchle (percussão). A apresentação contará ainda com a participação dos músicos convidados Celso Benedito (trompa), Alana Rana (trompete), Raphael Elias (trompete) e Gilmar Chaves  (trombone).

No programa da apresentação, o grupo interpretará obras de grandes autores da música de concerto, como Mahler, Bach, Ennio  Morricone, entre outros, que serão adaptadas para o formato de metais e percussão. O repertório inclui ainda composições de autores contemporâneos, como uma obra do chefe dos trombones da OSBA e músico do concerto, o italiano Michele  Girardi, com a “Fantasy from Augusta”.

Mercado imobiliário na capital baiana

Salvador fechou o terceiro trimestre de 2024 com resultados positivos no mercado imobiliário, destacando-se como a capital nordestina com o maior número de lançamentos e vendas. Os dados foram apresentados pela Ademi-BA (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário) aos seus associados, em pesquisa exclusiva realizada pela Brain Inteligência Estratégica.

De acordo com a pesquisa, no terceiro trimestre de 2024, foram lançadas 3.948 unidades em Salvador. Em comparação com o segundo trimestre, que registrou 2.429 unidades lançadas, esse número representa um crescimento de 62%. Quando olhamos para a série histórica, no terceiro trimestre de 2023, quando foram registradas 1.328 unidades lançadas, o desempenho atual foi de 197% de crescimento.

As vendas também mostraram crescimento expressivo: foram comercializadas 3.191 unidades no terceiro trimestre, um aumento de 56% em relação ao trimestre anterior, que registrou 2.041 unidades vendidas. Esses números indicam que o mercado imobiliário baiano está vivendo um dos melhores momentos dos últimos anos de acordo com a série histórica, alcançando patamares semelhantes aos de 2021, durante a pandemia.

Entre janeiro e setembro de 2024, Salvador e Região Metropolitana lançaram um total de 9.049 unidades. O mesmo período de 2023 apresentou 6.313 unidades.