Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

16/12/2024 06h29

Foto: Divulgação

Aumento de doadores voluntários de medula óssea

O Brasil registrou, no primeiro semestre deste ano, um aumento de 16 mil novos doadores voluntários de medula óssea em comparação ao mesmo período do ano anterior. Segundo o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), o banco nacional agora conta com 5.784.307 pessoas cadastradas, demonstrando o crescente engajamento da população com esta causa vital.

A Semana Nacional de Mobilização para Doação de Medula Óssea, que ocorre até o próximo dia 21, visa conscientizar sobre a importância desse gesto e explicar como as pessoas podem se tornar doadoras. 

O aumento no número de doadores voluntários de medula óssea reflete uma consciência crescente sobre o impacto da doação. Além disso, o avanço na infraestrutura hospitalar em regiões como a Bahia fortalece a capacidade do país em atender pacientes que necessitam desse procedimento vital. Se tornar um doador é um ato simples, mas com potencial de mudar vidas para sempre. Doe medula óssea e ajude a espalhar esperança.

Natal do Pelourinho

Nesta segunda-feira (16), crianças e adolescentes atendidos pela Fundação Cidade Mãe (FCM), entidade da Prefeitura de Salvador, subirão ao palco do Natal do Pelourinho para encantar o público com apresentações de dança, teatro e música. O espetáculo, gratuito e aberto ao público, acontece às 18h30 no palco Anunciação, no Centro Histórico de Salvador.

A FCM, vinculada à Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SMPJ), atua desde 1995 promovendo a defesa e proteção de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

O evento é uma oportunidade única para prestigiar o trabalho transformador da Fundação e celebrar o espírito natalino através da arte e da cultura.

Jornalistas assassinados

Nos últimos 20 anos, mais de 1,7 mil jornalistas foram assassinados no planeta trabalhando ou em razão de suas funções. Em 2024, 54 jornalistas foram mortos – 52 homens e duas mulheres. Os dados são da organização não governamental (ONG) Repórteres sem Fronteiras (RSF), fundada em 1985 na França, e foram divulgados nessa sexta-feira (13).

Até 1º de dezembro, 31 jornalistas foram a óbito em zonas de conflito, especialmente na Palestina – onde morreram 16 profissionais que cobriam o conflito entre Israel e o Hamas. As forças armadas israelenses são consideradas pela ONG como a “principal agressora da liberdade de imprensa.”

A RSF anotou que, além dos assassinatos de jornalistas na Palestina, foram mortos profissionais da mídia em diferentes partes do globo: Paquistão (sete), Bangladesh (cinco), México (cinco), Sudão (quatro), Birmânia (três), Colômbia (dois), Líbano (dois), Ucrânia (dois), Chade (um), Indonésia (um), Iraque (um) e Rússia (um).

Centro de Convenções de Feira de Santana

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, fará a entrega do novo Centro de Convenções de Feira de Santana nesta segunda-feira (16), durante uma solenidade marcada para as 17h, com a presença de autoridades estaduais. Antes disso, às 12h, Rodrigues realizará uma visita técnica guiada às instalações e concederá entrevista coletiva à imprensa.

O projeto foi retomado pelo Governo do Estado em 2023 após anos de abandono, recebeu um investimento de R$ 56,3 milhões. Localizado no bairro São João, o complexo cultural promete ser um marco para a cidade e região, unindo cultura, negócios e educação em um só espaço.

O equipamento contará com um centro de eventos de 2.350 m² e capacidade para 1.600 pessoas, um auditório para 224 participantes e um teatro com 639 lugares. O espaço também inclui salas multiuso para música e dança, além de camarins. O espaço chega como o maior equipamento cultural do interior baiano.

Centro de Capacitação Regional do Senar Bahia

O mais novo Centro de Capacitação Regional do Senar Bahia será inaugurado em Miguel Calmon, nesta segunda-feira (16), às 18 horas. A unidade será a grande referência da região para a capacitação no setor agropecuário, o que mais emprega e, por isso, o que mais demanda mão de obra qualificada.

A estrutura que será inaugurada pelo Senar Bahia conta com quase mil metros quadrados de área construída, com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais (PNE), e compreende salas de aula, auditório para aproximadamente 200 pessoas, laboratório de informática, salas de reunião e estudo, entre outras instalações.

Um destaque do novo centro é o laboratório de processamento de laticínios. A sala com mais de 100 m² será utilizada para a oferta de cursos e oficinas voltadas para a produção de queijos, requeijões, manteiga, doces de leite e iogurtes. Além disso, o centro de capacitação também vai sediar uma qualificação especial voltada para Trabalhador em Laticínios, oferecida pelo Senar Bahia.

No Centro de Capacitação Regional de Miguel Calmon serão oferecidos dois cursos técnicos gratuitos nas áreas de agricultura e zootecnia, promovendo a capacitação técnica para moradores da região passarem a atuar profissionalmente nas diferentes cadeias produtivas, gerando renda e desenvolvimento no semiárido.

Cursos técnicos de Nível Médio

A Estácio, instituição de ensino superior com mais de 54 anos de atuação no setor educacional, acaba de ampliar sua atuação na região com a oferta de cursos técnicos de Nível Médio. A Escola Técnica da Estácio está com as inscrições abertas para os cursos técnicos de Nível Médio com início em fevereiro de 2025. A iniciativa tem o potencial de abrir novas oportunidades para os estudantes em busca de uma formação prática e específica, consolidando ainda mais o compromisso da instituição com a educação de qualidade. Jovens e adultos com o Ensino Médio em andamento ou concluído já podem escolher o curso de sua preferência.

Mais informações sobre os cursos disponíveis e inscrições por meio do link: https://estacio.br/cursos-tecnicos-e-profissionalizantes ou diretamente no campus Gilberto Gil.

Presente em 50 unidades de ensino em todas as regiões do Brasil, a Escola Técnica da Estácio complementa a atuação da instituição no segmento de ensino adulto, promovendo a capacitação de jovens que, em muitos casos, ainda não estão habilitados academicamente ao ensino superior e desejam ingressar no mercado de trabalho de forma mais célere. Além de possibilitar um investimento acessível, os cursos em Salvador estão disponíveis nos turnos da manhã, tarde e noite.

Viagens neste fim de ano

De cada dez brasileiros, seis devem gastar mais com viagens neste fim de ano do que em 2023, é o que aponta uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Locomotiva. Segundo o levantamento, 58% dos entrevistados responderam que pretendem gastar mais. As cidades com praias são os destinos mais citados entre quem pretende viajar.

O estudo, que ouviu 1.461 pessoas entre 2 e 4 de dezembro, aponta que metade (52%) dos entrevistados pretende viajar; 29% gastar o mesmo que no último ano e 13% querem gastar menos.

A pretensão de passar o fim do ano em outra cidade também é maior entre as classes A e B (63%). Entre a classe C, 48% apontaram ter intenção de viajar no fim do ano. Já entre as classes D e E, 45% pretendem passar as festas de fim de ano em outra cidade.

Ainda de acordo com a pesquisa, 57% dos entrevistados dizem buscar cidades com praia para o fim de ano, e 18% querem viajar para cidades grandes fora do litoral. Já 16% revelam preferir cidades menores e pouco agitadas para descansar neste período.

Em relação aos locais de hospedagem, 49% disseram que hotéis ou pousadas são a opção; 24% pretendem alugar casa ou apartamento; 16% devem se hospedar em casa/apartamento próprio ou emprestado; 4% querem acampar; e 2% devem ficar em hostel ou albergues.