Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

20/12/2024 06h32

Foto: Divulgação

O Brasil tem 8,5 mil localidades indígenas

O Censo Demográfico 2022 mapeou um total de 8.568 localidades indígenas, distribuídas por todas as unidades federativas do país. Novos dados do levantamento censitário foram pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

São consideradas localidades indígenas todos os lugares com aglomerados permanentes de 15 ou mais moradores indígenas, seja em áreas urbanas ou rurais. Elas incluem aldeias, comunidades, sítios, acampamentos, instituições de acolhimento e outras formas de organização socioespacial dessas populações.

O Amazonas é o estado com o maior número de localidades indígenas. São 2.571, 30% do total. Em seguida vêm Mato Grosso com 924 (10,78%), o Pará com 869 (10,14%) e o Maranhão com 750 (8,75%).

Das 8.568 localidades indígenas mapeadas no Censo 2022, 6.130 (71,55%) estão localizadas em terras indígenas declaradas, homologadas, regularizadas ou encaminhadas como reservas. Outras 2.437 (28,44%) encontram-se fora dessas áreas.

O IBGE também divulgou os quantitativos de localidades indígenas que não integram as terras indígenas. O Amazonas novamente lidera a lista, com 1.077 localidades. Na sequência aparecem Pernambuco (237), Pará, (187), Ceará (159) e Bahia (138).

Concurso do INSS oferece 500 vagas

O edital do concurso público para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi publicado, oferecendo 500 vagas para o cargo de perito médico, com um salário de R$ 14,1 mil.

Das 500 vagas, 250 são para contratação imediata e as outras 250 para cadastro reserva. O concurso é destinado a candidatos com graduação em medicina.

As inscrições estarão abertas de 23 de dezembro a 9 de janeiro, no site do Cebraspe, responsável pela organização do concurso. A taxa de inscrição é de R$ 120,00 e deve ser paga até 10 de janeiro.

A prova está agendada para o dia 16 de janeiro.

Verão no Brasil seja de chuva

A previsão para o verão, que começa no próximo dia 21 de dezembro, é de chuvas abaixo da média em todo o país. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O período, que deveria ser de sol quente, se estende até 20 de março de 2025. Apesar de volumes superiores a 400 mm serem comuns na estação, a expectativa para este ano é de redução na quantidade de precipitações.

Na região Nordeste, a tendência de chuvas abaixo da média também se confirme, especialmente no centro-leste da região. O noroeste, na mesma região, pode registrar volumes acima do esperado, conforme aponta a previsão meteorológica.

“Claro que é Clarindo”

A tradicional Caminhada da Amizade, criada em 1986 como um ato de devoção e fé, acontece nesta sexta-feira (20), a partir das 7h da manhã. Em 2024, o evento, organizado por lideranças do movimento negro baiano, presta uma justa homenagem a seu Clarindo Silva, o fundador da lendária Cantina da Lua, tido como guardião do Pelourinho.

A andança começa, aliás, por lá: no Centro Histórico, com concentração no Negro’s Bar, na Rua Gregório de Matos – esquina com a Deltur, no Largo do Cruzeiro de São Francisco – até a Igreja do Senhor do Bonfim. Um café da manhã será oferecido a quem comparecer.

Sob o tema “Claro que é Clarindo”, a Caminhada da Amizade reconhece a contribuição à cultura e à comunidade feita incansavelmente pelo jornalista, cronista, poeta, compositor e principal ativista em prol do Pelourinho, ativo e lúcido aos 82 anos.

Estima-se que mais de 100 pessoas caminhem do Pelourinho em direção à Colina Sagrada. Todos de branco, como manda o figurino sextas soteropolitanas. O traje reafirma o compromisso com a vida, saúde, paz e prosperidade para o futuro.

Os líderes da Caminhada da Amizade vestirão blazers e camisas brancas, desenhados e confeccionados pelo artista plástico e designer Alberto Pitta.

Balé Teatro Castro Alves

Com o objetivo de oferecer acesso gratuito a apresentações de dança, além de estreitar a relação entre artistas, grupos e instituições do interior do estado, o Balé Teatro Castro Alves vai circular por toda a Bahia durante o ano de 2025. Através de convênio firmado com a Fundação Nacional de Artes, a companhia pública de dança já tem apresentações confirmadas em Santo Amaro, Feira de Santana, Alagoinhas, Itabuna e Porto Seguro. 

Além dos espetáculos, também serão realizadas conversas e trocas com o público e artistas locais para que as atividades de difusão tenham impacto na formação de público local, garantindo a valorização da diversidade cultural da Bahia. 

Celulares furtados ou roubados

Uma campanha de notificação eletrônica motivou mais de 2,6 mil pessoas que estavam em posse de telefones celulares furtados ou roubados a entregarem os aparelhos espontaneamente à Polícia Civil, em 11 das 27 unidades federativas. Os 2.606 aparelhos recuperados entre novembro e a primeira quinzena de dezembro deste ano serão agora devolvidos aos seus donos originais.

As intimações para a devolução voluntária de aparelhos adquiridos irregularmente foram enviadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por WhatsApp, no âmbito da Operação Mobile, coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (Concpc).

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou uma nova versão do aplicativo Celular Seguro. A principal novidade é a opção de envio de alerta apenas para bloqueio da linha telefônica e das contas vinculadas às instituições parceiras, mantendo o IMEI (número de identificação internacional de equipamento móvel) do celular ativo. 

Essa opção permitirá o retorno do aparelho roubado, furtado ou extraviado à rede de telefonia, tão logo seja instalado um novo chip. 

“Neste Natal, o seu presente pode salvar vidas”

Com o tema “Neste Natal, o seu presente pode salvar vidas”, a Hemoba lançou a campanha natalina que incentiva a solidariedade e destaca a doação de sangue como um presente único e valioso que transforma a vida de quem precisa. O objetivo é mobilizar os doadores durante o mês de dezembro e reforçar o estoque de sangue para as celebrações de fim de ano (Natal e Réveillon).

Uma bolsa de sangue pode servir para até quatro pacientes adultos. O sangue doado pode ser usado para diversos tratamentos, como de lesões graves, câncer ou outras doenças e em diferentes tipos de cirurgias. A campanha de Natal, composta por vídeo, spot e peças gráficas, será divulgada nos perfis das redes sociais da Fundação.

No momento, a Hemoba está com estoque crítico para quase todos os tipos sanguíneos. Em dezembro, geralmente, há uma diminuição dos voluntários à doação, influenciada por vários fatores, como as férias escolares, viagens, feriados prolongados e as festas de final de ano. Além disso, o fluxo nas estradas e o risco de acidentes de trânsito crescem, o que aumenta a necessidade de transfusões sanguíneas nas unidades hospitalares.

Para informações sobre os horários habituais de atendimento das unidades de coleta da Hemoba, consultar o site da Fundação: http://hemoba.ba.gov.br/.

Rede SAC altera funcionamento

A Rede SAC alterou o funcionamento dos postos durante o período de fim de ano. Nos dias 23 e 30 de dezembro (segunda-feira), o atendimento na Rede SAC segue normal. Já nos dias 24, 25 e 31 de dezembro; e 1º de janeiro, todos os postos estarão fechados.

Nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, os postos da capital, do interior do estado e da Região Metropolitana de Salvador (RMS), haverá funcionamento normal. O roteiro do SAC Móvel está disponível em www.sac.ba.gov.br

Exposição Carybé e o povo da Bahia

Chega ao Museu de Arte da Bahia (MAB), em Salvador, a exposição Carybé e o Povo da Bahia, que apresenta desenhos, pinturas, gravuras e esculturas que representam a identidade baiana através do olhar do artista argentino radicado em Salvador.

A obra destaca sua visão única sobre os costumes, paisagens e personagens da Bahia. Carybé apresenta, do seu ponto de vista, retratos que promovem a “baianidade” como identidade cultural e turística do Estado, mesmo diante das desigualdades e tensões sociais e raciais existentes.

Mestre em diversas técnicas artísticas e conhecido por seu traço ágil e dinâmico, Carybé integrou a primeira geração moderna da Bahia, produzindo murais e ilustrações marcantes. A exposição destaca 227 desenhos originais em nanquim sobre papel, criados para ilustrar seis dos dez cadernos da Coleção Recôncavo, publicada em 1951.

As obras, encomendadas pelo escritor e educador brasileiro Anísio Teixeira, retratam cenas do cotidiano de Salvador e manifestações culturais e religiosas. Com mais de 300 peças expostas, entre desenhos originais do artista e outras peças do acervo do MAB, a exposição apresenta novas narrativas, ampliando discursos expográficos para incluir contextos históricos, sociais e culturais.