03/07/2020 06h37
Foto: Divulgação
Uma Rede Por Todos
A campanha Uma Rede Por Todos promove, neste sábado, 4, o Drive Thru Solidário Musical, que visa angariar donativos para artistas e profissionais da cadeia produtiva da música que estejam sem renda no momento. Interessados em contribuir com a ação podem doar alimentos, produtos de higiene e limpeza no Centro de Convenções (orla da Boca do Rio), das 9 às 16 horas.
Não será necessário sair do veículo para entregar os donativos. Para evitar aglomerações e contaminações, só será permitido o acesso de pessoas que estiverem de carro, moto ou bicicleta, sendo obrigatório o uso de máscaras. A ação é uma realização da Rede Bahia em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Geral de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro.
Ad doações deverão ser de: alimentos (arroz, feijão, farinha de mandioca, leite em pó, açúcar, óleo, café, biscoito, proteína de soja, sardinha enlatada e flocos de milho), material de limpeza (água sanitária, sabão em pó e detergente) e produtos de higiene pessoal (sabonete, shampoo, creme dental e aparelho de barbear).
Núcleo de Decoração da Bahia
A principal associação de lojistas do segmento de arquitetura do estado, o Núcleo de Decoração da Bahia, também realiza uma campanha para arrecadar donativos que serão destinados a instituições de caridade da Bahia, que passam por um momento ainda mais delicado por conta da pandemia do Coronavírus. A ação hoje, 03 de julho, será das 10h às 16h, em forma de drive thru, que estará instalado na Alameda das Espatódeas, 341, ao lado da loja ProHome Colchões.
A campanha vai receber doações de cestas básicas, alimentos não perecíveis, materiais de limpeza, produtos de higiene pessoal, lençol e toalhas de banho. Todo o material recolhido será doado às instituições: Abrigo São Gabriel, Grupo Mulheres do Brasil, Lar da Criança, Lar Vida e Paróquia São Jorge. O NDB é uma instituição sem fins lucrativos criada com o objetivo de promover ações promocionais e atividades voltadas para os profissionais de decoração, lojistas e seus colaboradores.
"Direitoshumanosbrasilbot"
As denúncias de violações de direitos humanos e de violência contra a mulher já podem ser feitas também por meio do aplicativo de mensagens Telegram, a exemplo do que já vinha sendo feito via canais telefônicos Disque 100 e Ligue 180, e pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil. Um outro canal disponibilizado para esses tipos de denúncias é o site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH).
Em todas as plataformas, o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados, tanto para registro de denúncias como para atendimento a vítimas.
Para utilizar o canal do Telegram, basta digitar "Direitoshumanosbrasilbot" na busca do aplicativo. Após receber uma mensagem automática, o cidadão será atendido por uma pessoa da equipe da central única dos serviços. A denúncia recebida será analisada e encaminhada aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos.
Em todas as plataformas as denúncias podem ser feitas gratuitamente e de forma anônima. A pessoa denunciante receberá um número de protocolo. Por meio dele será possível acompanhar o andamento da denúncia.
Disque 100
Segundo o ministério, entre os grupos atendidos pelo Disque 100 estão “crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, pessoas em restrição de liberdade, população LGBT e população em situação de rua”, bem como para denúncias de discriminação ética ou racial; e violência contra grupos como ciganos, quilombolas, indígenas e outras comunidades tradicionais.
Disque 180
Já as denúncias de violência contra a mulher registradas pelo Ligue 180 cadastra e encaminha os casos aos órgãos competentes. Além disso, a plataforma recebe reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.
Bolsas para pesquisadores científicos
Entre os anos de 2018 e 2019, a Bahia se consagrou como o segundo estado que mais concede bolsas para pesquisadores científicos com recursos próprios. A Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), disputa a primeira posição no ranking nacional. Em 2018, foi a fundação que mais concedeu bolsas de estudo, já em 2019, ocupa o segundo lugar, atrás apenas da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp). Somente no ano passado, 2302 estudantes foram contemplados, segundo dados recentes divulgados pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).
A lista se refere aos benefícios concedidos aos estudantes dos cursos de mestrado e doutorado que atuam no Brasil ou no exterior.
Campeonline Bahia de Ginástica
O Campeonline Bahia de Ginástica vai reunir, entre os dias 2 e 12 de julho, 234 ginastas baianos numa competição online, que terá a participação de atletas amadores e profissionais de ginástica artística, rítmica e aeróbica. A competição será transmitida ao vivo e o campeonato promete um espetáculo singular, transmitido para o mundo por meio do aplicativo Zoom Meeting.
Organizado pela Federação Bahiana de Ginástica (FBG), com o apoio da Superintendência de Desporto do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o torneio teve as inscrições distribuídas da seguinte forma: 188 da ginástica rítmica, 38 inscritos para a ginástica artística e oito para a aeróbica.
Até então inédito no país, o Campeonline Bahia de Ginástica tem, entre os objetivos, “estimular o aperfeiçoamento da técnica, a não desistência dos treinos diários e a superação frente às dificuldades que competidores, treinadores e comissão técnica têm vivido com a paralisação das atividades e torneios esportivos.
Acesso à internet para estudantes
O Ministério da Educação (MEC) anunciou medidas de acesso à internet para que estudantes de universidades e institutos federais possam acompanhar aulas à distância. O ministério firmou uma parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para oferecer internet gratuita para estudantes de famílias com renda per capita de até um e meio salário mínimo. Segundo a pasta, o número de estudantes que podem ser beneficiados está entre 450 mil e 1 milhão.
A expectativa é que a licitação para contratação da empresa de telefonia que fornecerá o acesso aconteça em 15 de julho. Confirmado o prazo, o acesso poderá ficar disponível em agosto.
34ª Bienal de São Paulo
A organização da 34ª Bienal de São Paulo informou a nova data da mostra, alterada em virtude da pandemia de Covid-19. Inicialmente prevista para começar em outubro próximo, a exposição deve ocorrer entre 4 de setembro e 5 de dezembro de 2021, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque Ibirapuera.
O público pôde conferir algumas das atividades planejadas pela 34ª Bienal em fevereiro deste ano. Estavam marcadas a exposição individual da artista peruana Ximena Garrido-Lecca, que reconta a história do Peru e explora o impacto cultural dos padrões neocoloniais, e uma performance do sul-africano Neo Muyanga.
Nesta edição da bienal foi firmada parceria com 25 instituições culturais paulistas para realização de mostras paralelas. Os organizadores também anunciaram que estão preparando uma programação intermediária, que irá compreender ações educativas, digitais e de programação pública