04/01/2025 06h34
Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil
Campanha Janeiro Branco
O começo do ano é época da Campanha Janeiro Branco, movimento brasileiro sobre Saúde Mental que há mais de uma década convida a sociedade a refletir, dialogar e agir em prol do bem-estar emocional.
A iniciativa foi criada em 2014 pelo psicólogo, palestrante e escritor mineiro Leonardo Abrahão. Hoje, a campanha é um marco no calendário brasileiro e, desde 2023, é reconhecida oficialmente como lei federal.
Todo ano há um tema. O de 2025 é “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”. A ideia é fazer com que pessoas, famílias, empresas e instituições públicas e privadas apoiem ações concretas que estimulem a valorização da saúde mental como prioridade coletiva.
Palestras, rodas de conversa, oficinas, caminhadas, corridas e eventos culturais estão previstos em diversas cidades do país, reunindo psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros, educadores, gestores, líderes comunitários, mídias e a população em geral.
Quem quiser apoiar a campanha pode fazer o download gratuito de folders, cartazes, banners, faixas, bottons, cartilhas e panfletos no site oficial do Movimento Janeiro Branco. Os materiais vêm com orientações didáticas e acessíveis sobre saúde mental.
Samba de São Lázaro
A primeira edição do ano do tradicional Samba de São Lázaro acontece neste sábado (4), a partir das 19h, na Rua das Laranjeiras. A roda especial será comandada pelo samba do grupo Oz Favoritos. Os ingressos estão à venda no Sympla.
A festa ocorria no Largo da Igreja de São Lázaro, mas foi suspensa após queixas de moradores por conta do barulho, horário de realização após as 22h – em uma região que é residencial -, e do engarrafamento que se formava na Rua Aristides Novis todas as sextas-feiras.
Comissários de voo
A companhia aérea Gol abriu cadastro para o banco de talentos que visa à contratação futura de comissários de voo com base no Rio de Janeiro. Os interessados podem se inscrever até o dia 6 de janeiro de 2025 através da plataforma Gupy.
Dentre as atribuições, os comissários que se juntarem à equipe terão responsabilidades como a identificação e relatório de perigos nas operações, garantia da compreensão e manutenção das políticas de Segurança Operacional, atendimento às coordenações do Comandante do voo e do Chefe de Cabine em diferentes situações, incluindo emergências, execução dos procedimentos de segurança estabelecidos pelo Programa de Segurança do Operador Aéreo, entre outros.
46 técnicos de nível superior
Com o objetivo de fortalecer a gestão ambiental na Bahia, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) lançou o edital para a contratação de 46 técnicos de nível superior por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site, entre as 9h do dia 13 de janeiro e as 23h59 do dia 20 de janeiro (horário de Brasília). O processo seletivo será composto por uma única etapa: avaliação curricular, de caráter eliminatório e classificatório. O edital detalha os requisitos e condições para participação no certame, que visa atender demandas técnicas e operacionais da Sema de forma temporária.
Os contratos terão duração de até 36 meses, com possibilidade de renovação por mais 36 meses, uma única vez. Durante a avaliação curricular, serão analisados os documentos apresentados para validar as informações fornecidas no momento da inscrição.
Os aprovados receberão vencimentos de R$ 3.373,21, com uma carga horária de 40 horas semanais. Mais detalhes podem ser encontrados no Edital do Processo Seletivo Simplificado – PSS nº 001/2024.
Salvador tem 17 praias impróprias
O primeiro final de semana do ano vai dar praia, porém depende. O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) divulgou o Boletim de Balneabilidade que indica 17 praias de Salvador como impróprias para banho. Outras 21 praias seguem recomendadas pelo órgão como próprias para receber banhistas.
As praias são classificadas como “imprópria” para o mergulho de banhistas quando a água apresenta contaminação por bactérias fecais, presença de óleo, lançamento de esgoto, proliferação de algas tóxicas ou surtos de doenças transmitidas pelo meio.
“Para o monitoramento da balneabilidade utiliza-se como microrganismo indicador de contaminação a Escherichia coli que embora não seja, de modo geral, patogênica, sua presença na água evidencia poluição recente de origem exclusivamente fecal humana e/ou de animal”, justifica o órgão, responsável por avaliar 134 pontos em toda a costa baiana.
Produtos apreendidos
s produtos apreendidos pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) durante os cinco dias do Festival Virada Salvador 2025 devem ser retirados pelos proprietários em até 60 dias corridos. O procedimento deve ser realizado entre segunda e sexta-feira, das 8h às 16h, no Setor de Guarda de Bens (Segub), na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na Avenida San Martin. Para fazer a retirada é necessário levar o contra-lacre do registro da apreensão, documento com foto para fazer o DAM (Documento de Arrecadação Municipal), pagar e retirar, no prazo de 60 dias corridos, conforme lei municipal. O contra-lacre é um documento com a numeração localizada no objeto apreendido, contendo a mesma numeração, para que o proprietário possa resgatar seus itens.
Durante as cinco noites do Festival Virada Salvador 2025, a Semop apreendeu 4.132 itens irregulares no perímetro da festa. Dentre o material recolhido pelos agentes na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio, destacam-se cervejas em lata de marca diferente do patrocinador do evento (3.261); 242 unidades de água; 235 garrafas de vidro; 188 isopores de pequeno, médio e grande porte; e 126 unidades de refrigerantes e energéticos. A antevéspera do Réveillon, no último dia 30, registrou o pico de apreensões, com 2.749 itens retirados de circulação.
Atendimento da CIN
O SAC promove um atendimento especial para a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em todos os 21 postos no interior da Bahia neste sábado (4), de 8h às 12h. O atendimento da CIN é realizado por agendamento prévio, que deve ser feito através do aplicativo ou portal ba.gov.br, ou pelo call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).
A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso a certidão original esteja plastificada é preciso levar também uma cópia.
Vale destacar que a CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.
Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão.