Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

11/01/2025 06h31

Foto: Ilustrativa

Seguro de vida por mulheres cresce

A contratação de seguro de vida por mulheres cresceu 6 pontos percentuais entre 2018 e 2024, no Brasil, segundo dados publicados pelo InfoMoney da Icatu Seguros. A tendência é fruto da conscientização sobre a relevância de se assegurar uma rede de proteção para a família, principalmente os filhos, em situações de imprevistos.

Segundo dados do censo demográfico de 2022, divulgados pelo IBGE, aproximadamente um terço dos domicílios no Brasil liderados por mulheres são formados por mães solteiras, sem a presença de um cônjuge. O grupo representa cerca de 10,3 milhões de lares, aponta o InfoMoney.

Em 2023, uma pesquisa do Datafolha mostrou que 55% das mães brasileiras são solteiras, viúvas ou divorciadas e vivem sem um parceiro no domicílio. No mesmo ano, 173.590 crianças foram registradas no Brasil sem o nome do pai na certidão de nascimento, de acordo com levantamento da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen).

Esse movimento reflete uma maior conscientização sobre a importância da proteção do futuro financeiro da família e, ao mesmo tempo, o desejo de garantir autonomia e segurança em diversas etapas da vida. As mulheres estão se tornando protagonistas de suas decisões financeiras, e a proteção é uma peça fundamental nessa jornada”, justifica a diretora do Seguro de Vida da Icatu Seguros.

“Primeiro Mutirão de Vagas 2025”

A TEL Centro de Contatos realiza neste sábado (11), a partir das 9h, o “Primeiro Mutirão de Vagas 2025”. A ação acontece em unidade da empresa, na Rua Portugal, número 21, bairro do Comércio, em Salvador, e visa preencher 300 vagas de Operador de Telemarketing perfil ativo e receptivo.

Os candidatos devem ter mais de 18 anos, Ensino Médio completo, conhecimento intermediário de informática, residir em Salvador, Lauro de Freitas ou Simões Filho. No dia, será necessário estar com documento de identidade (RG) e caneta.

O Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo presta serviços técnicos especializados, realiza pesquisas via teleatendimento e intermedia a relação entre empresa e o consumidor, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados previamente.

Carnaval no interior do estado

O Governo do Estado lançou o edital que vai apoiar instituições que promovem o Carnaval no interior do estado. O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues, em uma publicação nas redes sociais. Serão selecionados até 30 projetos para receberem apoio técnico e financeiro para a realização do Carnaval da Bahia 2025.

Essa iniciativa visa não apenas fortalecer a cultura local, mas também impulsionar a economia regional, promovendo o turismo e gerando empregos temporários durante o período festivo. 

Por meio desta iniciativa, executada pela Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), órgão ligado à Secretaria de Turismo (Setur), as prefeituras poderão firmar convênios de apoio técnico e financeiro, visando a realização dos festejos de Momo. A inscrição dos projetos deve ser feita presencialmente até o dia 24 de janeiro, na sede da Sufotur, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Mais informações sobre o edital podem ser consultadas no link https://www.ba.gov.br/sufotur/carnaval-da-bahia-2025.

Torre Eiffel

As visitas ao topo da Torre Eiffel, um dos principais pontos turísticos de Paris, estão suspensas temporariamente até o dia 9 de fevereiro.  O local está passando por obras de requalificação, que acontecem anualmente. Os demais andares seguem liberados, tendo como grandes destaques o lendário restaurante Jules Vernes e o bar de macarons.

Considerada um dos principais cartões-postais da França e um dos monumentos mais visitados do mundo, a Torre Eiffel tem 330 metros de altura, aproximadamente a mesma altura de um edifício de 110 andares, e é a estrutura mais alta de Paris. A imponente obra arquitetônica criada pelo engenheiro Gustave Eiffel foi tombada como Patrimônio Mundial da Unesco desde 1991 e recebe mais de 7,5 milhões de pessoas todos os anos.

Feirão de imóveis

O Banco Santander, em parceria com a Biasi Leilões, está organizando um feirão de imóveis que ocorrerá no dia 14 de janeiro, a partir das 11 horas. Este evento oferecerá aos interessados uma variedade de imóveis incluindo casas, apartamentos, lotes e propriedades comerciais em diversas regiões do Brasil. O leilão será realizado de forma online, no site oficial da Biasi Leilões, e será conduzido por Eduardo Consentino.

São 230 imóveis abertos para lances, que estão localizadas nos estados de Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiânia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e São Paulo.

Os interessados em participar do leilão devem fazer um cadastro prévio no site da Biasi Leilões para dar seus lances. Mais informações sobre o leilão, incluindo a lista completa de imóveis disponíveis e o edital, podem ser encontradas no site oficial da Biasi Leilões: www.biasileiloes.com.br

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Considerado um dos principais equipamentos culturais do país, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand ampliará seu horário de funcionamento. Às sextas-feiras, o espaço estará de portas abertas até às 21h. Além disso, também às sextas, a entrada será gratuita entre 18h e 20h.

Segundo a instituição, a alteração no horário será uma oportunidade para que o público possa aproveitar a programação cultural após o horário de trabalho, reforçando o compromisso do MASP em “ampliar o acesso à cultura”. O acesso contempla as exposições no Edifício Lina Bo Bardi e, a partir de abril, incluirá também o novo prédio, o Edifício Pietro Maria Bardi.

Atualmente, estão em cartaz no MASP as exposições “Histórias LGBTQIA+”l, “Serigrafistas Queer: liberdade para as sensibilidades” e a instalação audiovisual “Sala de Vídeo: Manauara Clandestina”. Os ingressos podem ser adquiridos através do site oficial do Museu.

Exposição de automóveis

O novo Shopping Busca Vida, previsto para ser inaugurado em 2025, antecipou seus trabalhos e antes mesmo de abrir as portas apresenta uma grande oportunidade para quem busca começar o ano de carro novo. Em parceria com a Localiza, uma das principais empresas no segmento de seminovos, o Busca Vida sedia uma exposição de automóveis com mais mil carros, de diferentes modelos e marcas.

O evento conta condições especiais para clientes cadastrados junto à maior locadora de veículos do país, o que tem atraído grande público, logo nos primeiros dias, de diversas regiões de Salvador e Região Metropolitana.

Os veículos estão em exposição nos estacionamentos interno e externo do empreendimento administrado pela AG Malls, que conta com estrutura inovadora, de três pavimentos, com segurança particular, oferecendo comodidade aos clientes, e que tem chamado atenção de quem passa pela BA-099 (Estrada do Coco) após apresentação da identidade visual com a nova marca.

Cidades com inflação acima da média nacional

Das 16 localidades nas quais o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pesquisa preços para apurar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), sete tiveram inflação acima da média nacional. O IPCA – conhecido como inflação oficial – fechou 2024 em 4,83%, superando a meta estipulada pelo governo – de 4,5% – com tolerância de 1,5 ponto percentual (p.p.) para mais ou para menos.

São Luís, no Maranhão, teve o maior índice no ano passado – 6,51% -, 1,68 ponto percentual acima da média nacional. Segundo analistas do IBGE, as maiores pressões nos preços da capital maranhense foram causadas pelo reajuste da gasolina (14,24%) e das carnes (16,01%). Apesar de maior variação, a inflação de São Luís impacta menos na média nacional do que a de regiões como São Paulo (5,01%), Belo Horizonte (5,96%) e Rio de Janeiro (4,69%).

São Paulo responde quase por um terço (32,28%) do peso nacional, seguido por Belo Horizonte (9,69%) e Rio de Janeiro (9,43%).

A região metropolitana de Porto Alegre teve a menor inflação em 2024 (3,57%), sob influência de recuo nos preços da cebola (-42,47%), tomate (-38,58%) e passagens aéreas (-16,94%). O IPCA apura o custo de vida para famílias com rendimentos entre um e 40 salários mínimos. A coleta de preços é feita em Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Distrito Federal, Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju.