Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

16/01/2025 06h31

Foto: Fernando Vivas - GOVBA

Oxe, me respeite!

A campanha Oxe, me respeite!, da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM), será realizada na tradicional Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (16). O objetivo é promover a prevenção e o enfrentamento à violência contra as mulheres. As equipes da secretaria estarão em pontos estratégicos, durante o percurso que liga a Igreja da Conceição da Praia até a Colina Sagrada, como a Praça Marechal Deodoro, também conhecida como Praça do Ouro ou Praça da Mãozinha, o Santuário de Irmã Dulce e a Igreja do Bonfim.

Durante a lavagem, serão distribuídos materiais informativos, como ventarolas, adesivos e tatuagens temporárias com mensagens de conscientização e sensibilização. As abordagens educativas orientam sobre a Lei Maria da Penha e disponibilizam informações sobre canais de denúncia, como o Disque 180.

Além disso, a depender do caso, será feito o atendimento especializado, com escuta qualificada e encaminhamento para organismos da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, como as delegacias mais próximas do circuito e a Casa da Mulher Brasileira, que funciona 24 horas por dia. A Casa da Mulher Brasileira tem a coordenação estadual da SPM e funciona em parceria com o Governo Federal e o município, oferecendo serviços integrados e humanizados, que incluem triagem, apoio psicossocial, brinquedoteca, alojamento de passagem e uma central de transportes.

Mascote da Conferência do Clima

A nova gestão da Secretaria de Comunicação da Presidência da República já escolheu o mascote da Conferência do Clima (COP 30), a ser realizada em Belém (PA) em novembro deste ano.

Será o curupira, um ser mítico do folclore brasileiro que protege as florestas de quem derruba as árvores, fazendo com que a pessoa se perca na floresta.

Segundo a lenda, o curupira consegue enganar quem tenta capturá-lo porque tem os pés virados, com os calcanhares para frente. O mito tem origem nas crenças dos povos indígenas da região Norte.

A ideia é usar o mascote para divulgar o evento internacionalmente e para fazer o material do governo para a própria conferência.

O desenho oficial do mascote ainda deve ser encomendado, e não há uma data prevista para que seja divulgado. 

Cursos gratuitos

Janeiro chegou trazendo novas oportunidades de cursos gratuitos para os jovens da capital baiana. O Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social – IJCPM está com mais de 200 vagas abertas para jovens a partir de 15 anos que devem realizar a inscrição até sexta-feira (17). São Oficinas de Dança Popular Brasileira, de Inteligência Emocional, ‘Destrava’ para entrevista de emprego, de Vivências em inglês, de porta guardanapo e mesa posta, de estamparia simples, de pingentes para bolsa em crochê e o curso de Técnicas de limpeza e conservação de ambientes.

Para participar é preciso ser estudante ou ter concluído Ensino Médio em escola pública e ser morador do entorno do Salvador Shopping (Pernambués, Saramandaia e Boca do Rio) ou do Salvador Norte Shopping (São Cristóvão, Jardim das Margaridas, Cassange, Parque São Cristóvão e Mussurunga).

Mais informações: via telefone ou WhatsApp 71 98171-6202 (IJCPM Salvador Norte) e 71 98263-5530 (IJCPM Salvador Shopping) ou no link disponível no perfil @ijcpm do Instagram.

Novo Fies: Caixa inicia calendário de aditamento

A Caixa Econômica Federal iniciou nesta quarta-feira (15) o calendário de aditamentos [alterações] contratuais do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Novo Fies) referente ao primeiro semestre de 2025. O prazo vai até o dia 31 de maio. Cerca de 133 mil estudantes estão aptos a realizar as manutenções contratuais obrigatórias. As alterações devem ser feitas pelo portal SifesWeb ou por meio do aplicativo FIES CAIXA. A informação é de uma reportagem da Agência Brasil.

Entre as alterações figuram renovação semestral, suspensão temporária, transferência de curso ou de instituição e encerramento antecipado. Para a efetivação, os estudantes devem estar em dia com as obrigações financeiras. Pelas regras do Fies, os contratos entre os alunos e a Caixa Econômica Federal devem ser alterados semestralmente. A renovação é iniciada pela faculdade e deve ser validada, posteriormente, pelo estudante.

Em caso de dúvida, os estudantes devem procurar as instituições de ensino superior. O aplicativo FIES CAIXA pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e iOS. No aplicativo é possível consultar dados do contrato, emitir boletos em aberto, realizar aditamento de renovação, realizar solicitação de suspensão temporária e visualizar parcelas. Os serviços também estão disponíveis no site SifesWeb.

Isenção de IPTU 

13ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) manteve a sentença da 20ª Vara Federal da Seção Judiciária da Bahia (SJBA), que declarou a imunidade da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em relação à cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) sobre a área do Aeroporto Internacional de Salvador por se tratar de uma empresa pública prestadora de serviço público.

Consta nos autos que as entidades destinatárias da imunidade tributária são as autarquias e as fundações públicas instituídas e mantidas pelo Poder Público. Neste caso, o município de Salvador argumentou que as receitas da Infraero não provêm exclusivamente da cobrança de tarifas aeroportuárias, o que tornaria inviável a ausência de cobrança.

Curso de Piloto Privado de Helicóptero

A Omni Escola de Aviação, referência na formação de pilotos de helicóptero no Brasil, está com inscrições abertas para a nova turma do curso de Piloto Privado (PPH), com início marcado para o dia 28 de janeiro.

O curso terá aulas noturnas e duração total de cinco meses, proporcionando flexibilidade para os alunos que desejam iniciar sua formação. Os interessados podem ter mais informações sobre os requisitos para participação e valores entrando em contato diretamente com a Escola pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (21) 99856-9758.

Esta é uma excelente oportunidade para aqueles que desejam ingressar no seleto grupo de pilotos de helicóptero formados em uma instituição que segue os mais rigorosos padrões internacionais de qualidade e segurança.

Festival Os Filmes Que Eu Não Vi

Salvador sedia o Festival Os Filmes Que Eu Não Vi. A primeira edição vai apresentar produções brasileiras independentes em cinco dias de programação. O projeto é financiado pela Lei Paulo Gustavo.

A programação completa você pode conferir aqui. Serão exibidas 17 produções de diversas partes do país que ainda não tinham chegado a uma janela de exibição na TV, no cinema ou em plataformas de vídeo por demanda.

O evento, que é idealizado por Sol Moraes, pretende dar visibilidade a filmes brasileiros que enfrentam desafios na distribuição e que permaneciam desconhecidos do grande público.

O público também poderá participar de mesas de debate que vão abordar temas como produção, distribuição e exibição cinematográfica no Brasil. O festival representa um esforço coletivo para ampliar o acesso ao cinema brasileiro independente.

Cursos de Verão 2025 – Férias

A Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à SecultBA, está com inscrições abertas para o sorteio online de 90 bolsas para 24 modalidades dos Cursos de Verão 2025 – Férias. Até esta quinta-feira (16), pessoas a partir de 15 anos, com ou sem experiência em dança, podem se inscrever para concorrer às bolsas. O resultado será divulgado no site da Funceb na sexta-feira (17) após sorteio eletrônico.

Com 24 modalidades disponíveis, as aulas acontecem de 20 de janeiro a 20 de fevereiro, sempre às segundas e quartas ou terças e quintas, no turno vespertino ou noturno. As atividades são realizadas na Escola de Dança da Funceb, localizada no Pelourinho (Rua da Oração, nº 1).  A inscrição acontece no site da Funceb: ba.gov.br/fundacaocultural

Entre as opções oferecidas estão: Collab Jazz Funk; Danças Marciais e fusões contemporâneas; Dança Afro Contemporânea; Dança Afro Brasileira; Sutaqueando – Dança Popular Regional; Dança Contemporânea; Dança/Teatro: Invencionando o movimento; Dança Charme; Brasil do Norte ao Sul: Intensivão de Dança Popular Brasileira; Dança Afro Raiz; Vida mais Flex; Circo e coletividade com ênfase em tecido acrobático; Teatro: Performance Solo; Swing Afro Baiano; Heels Dance; Mexendo pelve; Corpo e escritura: Notações para o movimento a partir de Laban; Vivência, o samba que se multiplica; Introdução ao roteiro de curta metragem de ficção e sua inserção no audiovisual negro; Balé Clássico Iniciante; Canto e Dança dos Orixás; Dance Hall e Pole Dance Circus.