Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

20/01/2025 06h31

 Foto: Bruno Concha - Secom PMS

Circulação de veículo para o Carnaval 2025

Nesta segunda-feira (20), a Transalvador disponibiliza mais um posto de atendimento presencial para moradores das regiões de restrição de circulação veicular para o Carnaval 2025. A unidade vai funcionar até o dia 26 de fevereiro no Shopping Barra, no Piso L3, no setor Sul, ao lado da Bacio di Latte, nos horários do centro de compras, inclusive aos sábados e domingos.

Este é o segundo posto físico implantado pela autarquia municipal. Desde o início do mês, outra unidade já funciona na Ferreira Costa, nos Barris. O atendimento na loja, que está localizada no térreo, acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. O posto receberá os cidadãos até o dia 4 de março, inclusive durante o Carnaval.

Em ambos os locais, os moradores das zonas de restrição da festa vão poder retirar suas credenciais que permitem o acesso de veículos e motos às áreas, incluir novos automóveis ou efetuar mudanças nas placas já cadastradas. Neste caso de alterações de placas já registradas, é preciso levar a credencial recebida com a placa do veículo a ser substituído.

Para agilizar o atendimento nos postos físicos, os moradores podem cadastrar previamente de maneira virtual as placas dos veículos e ir aos postos apenas pegar a credencial. Para o morador que já fez o cadastro para o Carnaval 2024, basta entrar no site www.mobilidadenocarnaval.salvador.ba.gov.br, clicar no ícone “Credenciamento moradores” e acessar o sistema com os mesmos login e senha. Em seguida, confirmar o veículo que já foi cadastrado no ano passado, excluí-lo ou incluir os dados de um novo automóvel.

Carteira de Identidade Nacional

A nova Carteira de Identidade Nacional passará a ser emitida em escolas estaduais na capital baiana a partir desta segunda-feira (20). A iniciativa é promovida pelo SAC Itinerante e o Instituto de Identificação Pedro Mello e terá início na escola São Daniel Comboni, no bairro de Sussuarana. O atendimento aos estudantes será das 8h às 17h.

Para ter acesso ao serviço, é preciso fazer um agendamento prévio na própria escola. Ao todo, 10 colaboradores da Rede SAC atuam no projeto, que deve atender a mais de 600 alunos por escola.

A ação, realizada em parceria com a Secretaria da Educação, vai passar também pelas escolas Pedro Paulo Marques e Marques, em São Cristóvão; David Mendes Pereira, em São Marcos; Barros Barreto, em Paripe; e Luiz Viana, em Brotas. A expectativa é que a ação alcance também escolas do interior do Estado, ainda em 2025.

Saúde nos Bairros

No ano de 2024, o programa Saúde nos Bairros realizou mais de 1 milhão de atendimentos gratuitos à população de Salvador. O projeto, que é promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou consultas médicas especializadas; consultas pediátricas; aplicações de vacina; exames laboratoriais e de imagem; ultrassonografias; eletrocardiograma; ecocardiograma; mamografia bilateral; atendimento odontológico; raio-X; exames de preventivo; entre outros serviços.

Além disso, ao longo do ano passado, o Saúde nos Bairros percorreu 90 bairros da capital baiana, como por exemplo Vale dos Lagos, Cabula VI, Vila Laura, Fazenda Grande IV, Pau da Lima, Stella Maris, Plataforma, Ilha dos Frades, Boca da Mata, Comércio e Doron.

Os serviços mais procurados são as ultrassonografias, maior demanda que se apresenta na rede atualmente, seguida das mamografias, que possibilitam o rastreio do câncer de mama, e a captação de pacientes para cirurgias eletivas, que também é uma demanda grande.

Zona turística

Paraíso de belas praias na zona turística Costa do Cacau, no sul da Bahia, Itacaré ganhou destaque na edição de quinta-feira (16) do jornal La Nacion, um dos principais veículos de comunicação da Argentina. A reportagem conta como uma pequena aldeia de pescadores virou um badalado destino de verão, com atrativos naturais emoldurados pela Mata Atlântica. Em dezembro de 2024, o jornal já havia divulgado o potencial turístico de Itacaré, que ganhou mais projeção internacional, quando recebeu a visita do rei Carlos Gustavo e da rainha Sílvia, da Suécia.

Recentemente, o destino Bahia foi destaque, também, no jornal francês Le Monde, em função da conectividade aérea entre Paris e Salvador, com três frequências semanais, operadas pela Air France. A nova rota surgiu de uma parceria entre o governo baiano e a companhia aérea.

Viva o Verão Paralela: 40 anos de Axé”

O Shopping Paralela lança a campanha “Viva o Verão Paralela: 40 anos de Axé”, uma homenagem à história e energia da Axé Music, que completa quatro décadas de existência. Além disso, a campanha celebra 10 anos do reconhecimento de Salvador como a capital mundial da música.

A programação especial vai até a terça-feira de Carnaval (04/03), consolidando o Shopping Paralela como o ponto de encontro e para aproveitar o melhor da estação. A campanha promete experiências inesquecíveis, com destaque para o cenário instagramável com roda gigante, pocket shows, atividades culturais, opções gastronômicas variadas, moda verão e a 15ª edição do Paralela Folia.

Os pocket shows e apresentações musicais, em parceria com a Salvador FM e artistas locais, vão reviver clássicos do axé. Para completar a experiência, o shopping conta com um mix variado de restaurantes com cardápios temáticos composto de pratos e bebidas refrescantes, além de happy hours e ativações exclusivas. A academia Alpha Fitness promoverá aulões de FitDance e o Circuito Alpha abertos ao público.

Os clientes que realizarem compras acima de R$ 300 poderão adquirir, por mais R$ 30, uma bolsa térmica exclusiva nas cores azul e laranja e ilustrações que remetem à cultura e pontos turísticos de Salvador. A promoção é válida até 15 de fevereiro ou enquanto durar o estoque.

Cursos técnicos de nível médio

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) está oferecendo 13.055 vagas para cursos técnicos de nível médio em diversas áreas de grande demanda no mercado de trabalho. Com inscrições abertas até 23 de janeiro de 2025, os interessados têm a oportunidade de garantir uma formação técnica de qualidade e gratuita. As inscrições podem ser feitas exclusivamente pelo Portal da Educação, no endereço http://www.educacao.ba.gov.br.

Os cursos, totalmente gratuitos e direcionados para quem já concluiu o Ensino Médio, estão distribuídos em 39 áreas, incluindo Administração, Enfermagem, Logística, Nutrição, Análises Clínicas e Recursos Humanos, entre outros, com vagas disponíveis em 96 municípios, abrangendo os 27 Territórios de Identidade da Bahia. As aulas terão início em 10 de fevereiro e a seleção será realizada por meio de um sorteio eletrônico, no dia 24 de janeiro.

Tik Tok nos Estados Unidos

A popular rede social de compartilhamento de vídeos TikTok restaurou seu serviço nos Estados Unidos no domingo (19), depois de ficar fora do ar por algumas horas devido a uma lei que a baniu por motivos de segurança nacional.

A plataforma, que tem mais de 170 milhões de usuários nos Estados Unidos, rapidamente foi preenchida com vídeos de pessoas comemorando seu retorno.

A rede social agradeceu ao presidente eleito Donald Trump, que retorna à Casa Branca nesta segunda-feira (20), por tornar possível reverter a regra votada pelo Congresso em 2024.

Mortes violentas de pessoas LGBTQIAPN+ no Brasil

O Brasil registrou um preocupante aumento de 13,2% no número de mortes violentas de pessoas LGBTQIAPN+ em 2024, segundo dados do Observatório do Grupo Gay da Bahia (GGB). Ao todo, foram 291 vítimas em todo o país, 34 casos a mais que no ano anterior, quando 257 mortes haviam sido contabilizadas. O levantamento, que é realizado há 45 anos, é baseado em notícias veiculadas na imprensa e correspondências enviadas à ONG. As informações são do G1 Bahia.

Os crimes incluem homicídios, latrocínios, suicídios e outras causas violentas. A maior parte das ocorrências foi registrada nas regiões Nordeste e Sudeste, com 99 casos em cada.

Entre as vítimas de 2024, os gays foram o grupo mais atingido, com 165 mortes. Em seguida, vieram travestis e mulheres trans (96), lésbicas (11), bissexuais (7) e homens trans (6). Seis pessoas identificadas como heterossexuais também foram incluídas no levantamento, por terem sido confundidas com integrantes da comunidade ou por defenderem vítimas.

A faixa etária mais afetada foi de 26 a 35 anos, com 66 mortes, seguida por pessoas de 36 a 45 anos (52 casos) e de 19 a 25 anos (43 casos). Entre os gays, professores lideram como a profissão mais registrada, enquanto, entre travestis e mulheres trans, a maioria das vítimas eram profissionais do sexo.

São Paulo liderou o ranking de estados com maior número de mortes (53), seguido pela Bahia (31) e Mato Grosso (24). Já Salvador foi apontada como a capital mais perigosa para a comunidade LGBTQIAPN+, com 14 casos. Na sequência, aparecem São Paulo (13) e Belo Horizonte (7). A Bahia, em particular, concentra 10,65% dos casos registrados no país.