Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

21/01/2025 06h32

Foto: Divulgação

735 mil novas parabólicas digitais instaladas na Bahia

Mais de 735 mil famílias da Bahia já assistem à TV com maior qualidade de imagem de som, sem chiados ou intermitências de sinal. A substituição gratuita da parabólica tradicional pela nova parabólica digital está sendo realizada desde o último trimestre de 2024 em mais 190 municípios, garantindo assim que todo o estado baiano esteja inserido no programa Siga Antenado  garante a instalação gratuita da nova parabólica digital a famílias inscritas em algum programa social do Governo Federal (CadÚnico) e que tenham uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento em casa.

Para saber se tem direito ao serviço, a população deve entrar em contato através destes três canais de comunicação, lembrando sempre de estar com o número do NIS ou CPF em mãos.

Para mais informações, estão disponíveis: Telefone (ligação gratuita): 0800 729 2404; WhatsApp (apenas texto, e não mensagens de voz): 0800 729 2404.

Ouro Negro 2025

O Governo da Bahia, por meio das Secretarias de Cultura (Secult) e de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), lançou o programa Ouro Negro 2025, voltado à valorização e preservação dos blocos afros, de samba, afoxés e blocos indígenas no Carnaval de Salvador.

A política estadual destinará este ano R$ 15 milhões para apoiar 112 projetos culturais que tenham como foco a preservação da cultura negra na diáspora.

Os projetos têm como protagonistas 98 entidades contempladas — 38 blocos de samba, 35 afros, 18 afoxés e dois blocos indígenas. Estão na relação o Afoxé Filhos de Gandhy, o Bloco Olodum, o Bloco Ilê Aiyê, o Bloco Afro Malê Debalê e o Bloco Afro Didá.

As inscrições dos projetos ou atividades culturais poderão ser realizadas através de apresentação de propostas enviadas ao sistema de informações e indicadores em cultura, disponível no site: siic.cultura.ba.gov.br.

Lighthouse Hub promove evento gratuito sobre ESG

Na quinta-feira, dia 23, às 17h, o LightHouse Hub vai realizar um evento gratuito com tema ESG (Environmental, Social and Governance), que falará sobre transformação energética e sustentabilidade. O encontro, que será na sede do LightHouse Hub, no Ed. Civil Towers, no Costa Azul, promete trazer insights valiosos, com a presença de especialistas que estão revolucionando essas áreas no cenário local e nacional. Brisa Torres Bejamim (Comunicadora, consultora e liderança em eventos de sustentabilidade, como o Sustenta Bahia), Manuel Jesus (Analista de processos organizacionais na Bahiagás, com ampla experiência em governança corporativa) e André de Góis Paternostro (Mestre em inovação, CEO da REA L Innovation e referência em sustentabilidade) são os painelistas confirmados.

Práticas inovadoras e estratégias que têm moldado o futuro da sustentabilidade e da governança corporativa estão entre as temáticas que serão abordadas nesta, que é a primeira edição do Abará About de 2025. O painel será um espaço para debate, troca de ideias e reflexões sobre como alinhar negócios às demandas ambientais e sociais do mundo contemporâneo. Tudo isso, regado a cerveja e abará.

Cursos gratuitos de iniciação à música sinfônica

O Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, está com inscrições abertas para dois cursos gratuitos de iniciação à música sinfônica. Realizados no formato remoto, os cursos permitem a participação de interessados de todo o Brasil e serão oferecidos de 17 de fevereiro a 5 de junho, em parceria com o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

Os cursos disponíveis são “A Linguagem Musical da Orquestra Sinfônica”, ministrado por Alexandre Loureiro, e “História da Música: Compositoras e Compositores”, conduzido por Karina Seixas. Ambos são voltados para pessoas acima de 15 anos e não exigem conhecimento prévio. As aulas serão realizadas ao vivo, via Zoom, em encontros semanais de duas horas.

Cada curso conta com duas turmas de 80 vagas, totalizando 320 participantes. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de fevereiro, por meio de um formulário disponível no site do TCA. A confirmação da vaga será enviada por e-mail até o dia 14 de fevereiro.

Open Air Brasil

A capital baiana recebe, no mês de outubro, o Open Air Brasil, evento cultural que exibe na maior tela de cinema a céu aberto do mundo (cerca de 325m², equivalente a uma quadra de tênis), diversos filmes ao longo de 12 dias por edição.

Neste ano, 5 cidades brasileiras serão contempladas, incluindo Salvador, e haverá uma grande novidade: a realização de mais 50 edições do Cinema Inflável, também ao ar livre e com uma tela inflável de 10m x 6m, com exibições em localidades onde não há salas de cinema. Essa ação passará por 10 cidades do entorno da capital baiana entre novembro e dezembro. Os ingressos do cinema inflável são gratuitos.

Ainda não foi divulgado em qual espaço da capital baiana será realizado o projeto, que também passará por Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Hub da Construção

Empreendedores interessados têm até o dia 4 de fevereiro para inscrever seus projetos no edital 2025 do Hub da Construção. As startups selecionadas terão acesso a um espaço físico equipado com estações de trabalho, salas de reunião e um rooftop para eventos, oferecendo um ambiente ideal para desenvolver soluções, estreitar parcerias e moldar o futuro da construção. 

A iniciativa do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), visa impulsionar a inovação e a tecnologia no setor da construção civil, proporcionando um ambiente colaborativo para o desenvolvimento de soluções inovadoras e promoção do empreendedorismo.

O presidente do Crea-BA, Joseval Carqueija, destaca a importância da continuidade do projeto: "Nosso Estado tem um enorme potencial e profissionais comprometidos, desenvolvendo soluções que agregam eficiência e podem impulsionar o setor. O Crea-BA acredita na importância de parcerias estratégicas com o Sinduscon e vamos continuar apostando nisso." 

No primeiro edital, dez construtechs foram apoiadas, e a nova rodada busca ampliar ainda mais esse impacto no ecossistema de construção. Para mais detalhes sobre o Hub da Construção e o edital 2025, confira o edital no site www.sinduscon-ba.com.br.

CESE Música e Direitos Humanos

Salvador será palco da 5ª Edição do show “CESE Música e Direitos Humanos”, que terá show inédito de Marisa Monte com a Orquestra Afrosinfônica, dia 4 de abril, às 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. A venda de ingressos começa no dia 27 de janeiro, a partir das 12h, pelo Sympla e na bilheteria do próprio TCA.

O show é beneficente e toda a renda do espetáculo será revertida para projetos sociais apoiados pela Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE). Um deles é o Programa de Pequenos Projetos.

Parque Nacional de Jericoacoara

A Justiça Federal determinou, em caráter liminar, a suspensão da cobrança de ingressos no Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará, por tempo indeterminado. A decisão atende a uma ação civil pública movida pelo município de Jijoca de Jericoacoara contra a União, o ICMBio e a concessionária Urbia + Cataratas Jericoacoara.

A ação aponta falhas no cadastramento de moradores e trabalhadores locais e falta de clareza nas regras de isenção, que deveriam beneficiar habitantes de Jijoca, Camocim e Cruz. A Justiça deu ao ICMBio o prazo de 60 dias para apresentar um plano detalhado com informações sobre tarifas, cadastramento e comunicação com a comunidade.

A cobrança, prevista para começar no final de 2024, já havia sido adiada anteriormente por dificuldades operacionais. O impasse gerou manifestações locais e um abaixo-assinado com mais de 3 mil assinaturas, defendendo o acesso livre à área urbana da Vila de Jericoacoara, que não pertence ao parque.

Segundo Lucimar Vasconcelos, presidente do Conselho Comunitário de Jericoacoara, a suspensão é uma vitória temporária, mas importante para garantir os direitos dos moradores. “Vamos continuar acompanhando o processo e cobrando mais clareza na execução do contrato de concessão”, afirmou.

O acesso ao parque segue gratuito até que o novo plano seja apresentado e debatido.